Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "ART"
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Item A apropriação como ferramenta para a utilização da obra de arte na sala de aula(2018) Neto, João Bernardo de Oliveira; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Nas aulas de artes visuais, a obra de arte, cujo lugar já não se limita ao museu, pode tornar-se uma ferramenta de ensino altamente eficaz se for utilizada de forma adequada. Não há dúvida que a sua presença na sala de aula, para além de ajudar a desenvolver a cultura visual dos jovens, cria uma familiaridade entre eles e o universo artístico, fomentando também o espírito crítico e interpretativo dos alunos. Mas, de um ponto de vista prático, como é que podemos aproveitar o potencial da obra de arte nas aulas de desenho? A apropriação nas artes, também chamada de Apropriacionismo, aparece-nos como um bom ponto de partida para projetos e trabalhos envolvendo obras de arte em sala de aula, sendo uma corrente artística na qual os artistas se baseiam em obras e objetos do quotidiano, retirando-as do seu contexto original ou incorporando-as numa nova obra. Desta forma, a nova criação parte de algo preexistente, mas repensado e reformulado. Este tipo de exercício exige uma grande capacidade de imaginação e criatividade para conseguir encontrar um novo conceito para uma obra já existente. Este trabalho tem como objetivo principal verificar de que modo pode a obra de arte servir de base de trabalho e ajudar a desenvolver a criatividade dos alunos, e compreende uma reflexão feita com base em conceitos pedagógicos vigentes no ensino de artes visuais, aliados à experiência empírica da ação-investigação. O nosso objetivo é tentar compreender se a presença da obra de arte ajuda os jovens a tornarem-se mais criativos. Exercícios baseados na apropriação artística levantam, por si só, uma discussão acerca da autenticidade, originalidade e criatividade dos trabalhos executados. No entanto, entendemos que o aspeto central a partir do qual se exprime a criatividade é, aqui, a capacidade de descontextualizar uma obra para lhe dar um novo contexto e um novo significado.Item A arte como meio de construção e valorização da identidade : um estudo com adolescentes do 12º ano(2017) Santos, Susana Isabel Silva Franco dos; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Diversas investigações apontam a identidade como uma construção definida por um processo de desenvolvimento, culminando na personalidade e individualidade de cada um. Embora a identidade pessoal se vá alterando e construindo ao longo da vida, é no decorrer da adolescência que os jovens moldam significativamente a sua identidade pessoal partindo da sua imagem interior ou estática. A Adolescência é considerada muitas vezes como uma época da vida em que o comportamento do jovem se destaca como frustrado, conflituoso levando muitas vezes à falta de autoestima e à desvalorização da identidade pessoal. O objetivo deste estudo foi a observação do desenvolvimento da identidade num grupo de adolescentes que frequentavam o 12º ano de um curso de artes. Com o projeto “Ao encontro do EU” tivemos também como objetivo orientar os alunos na procura da sua identidade e autoconhecimento levando-o a desenvolver uma consciência interna e a serem capazes de acionar o seu processo criativo refletindo esses conteúdos nos seus trabalhos artísticos. Usámos como metodologia o processo de investigação-ação, realizado na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho com um grupo de alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, no ano letivo de 2016/2017. O projeto contribuiu de forma positiva para a valorização da identidade e autoestima, afirmando com o estudo realizado a importância das artes na descoberta e afirmação da identidade pessoal. Promover a representação artística fortalece a capacidade criativa e a expressão individual, a nível cognitivo e afetivo.Item O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário(2015) Rato, Maria João Capela Telo; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Neste trabalho, no seguimento do estágio em ensino no ano letivo de 2012/13 procura-se partir do projeto artístico enquanto ferramenta de aprendizagem para alunos da disciplina de Desenho do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário, ressaltando a importância das interrogações iniciais, ou seja, dos pontos de partida de um percurso que se pretende educativo pela pesquisa. Focando o pressuposto pedagógico de que a metodologia de projeto permite estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, o estudo considera criticamente o propósito inicial de um trabalho de projeto artístico. Descrevem-se as atividades levadas a cabo com os alunos, tendo por base, por um lado, estratégias metacognitivas que têm como central a prática do desenho e da fotografia, orientadas por uma vontade de epistemologia visual. E por outro lado, estratégias metodológicas de acordo com as características das linguagens da arte, insistindo-se na concretização prática da significação de conceitos. Os objetivos pretendidos com este trabalho foram alcançados, tendo-se demonstrado com os alunos a conexão a ter em conta entre as características das linguagens visuais e os temas a considerar em projetos ou unidades didáticas de Artes Visuais.