Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
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Item Artes visuais e competências sócio-emocionais: instrumento de ensino para uma maior consciencialização(2013) Piteira, Patrícia Alexandra Sequeira; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Este estudo tem por objetivo geral oferecer uma nova estratégia/ ferramenta de ensino para as disciplinas de Artes Visuais, modelizado através de um Kit Pedagógico. Este Kit procura redimensionar as práticas pedagógicas através do desenvolvimento de uma abordagem didático-pedagógica com base na consciencialização das competências emocionais e sociais. Para a sua aplicação, foram selecionados alunos do ensino secundário do Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais de uma escola da rede pública do concelho de Palmela. No período de outubro a dezembro do ano de 2013 foram desenvolvidas aulas de Desenho A com os alunos de uma turma de 10.º ano e outra de 11.º ano. Estas aulas foram apelidadas pelos próprios alunos como “aula do Kit Pedagógico”. Nelas foram realizados questionários no início e no fim da realização do Kit, por forma a aferir os conhecimentos e validar o trabalho apresentado. Todas as tarefas efetuadas possuíram uma linha condutora entre si, no intuito de despertar através das Artes a consciencialização das competências emocionais e sociais, ao que se procedeu com a elaboração de registos gráficos. Constatou-se, do ponto de vista dos alunos alvo do estudo, uma boa recetividade para a realização do Kit Pedagógico “Um olhar sobre o meu mundo”. Ficou validado que o Kit tem aplicabilidade nas disciplinas de Artes Visuais; contudo, comprovou-se que, na generalidade dos alunos, existe uma grande lacuna de hábitos de desenho e, por sua vez, da consciencialização das suas próprias Competências Sócio-Emocionais. Concluiu-se, assim, que existe uma grande necessidade de ajudar os alunos a desenvolver essas competências e que, por sua vez, os instrumentos de ensino formais nas disciplinas das Artes Visuais podem ser um bom veículo, uma melhor ferramenta para essa aprendizagem.Item O professor de educação visual, os alunos e as artes visuais : terá o professor de educação visual um contributo importante na escolha das artes visuais pelo aluno?(2013) Correia, Gabriel Carreirinha; Bahia, Sara, orient.Esta dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais do ensino do 3º ciclo e Ensino Secundário. É composta por duas partes: enquadramento teórico e estudo de resultados através de aplicação de um questionário. A amostra deste estudo exploratório é constituída por 17 alunos do IPE; 37 alunos do CM; 35 alunos da ESMT e 36 alunos da ESFL. A metodologia utilizada consistiu na construção e aplicação de um questionário que tem como objetivos verificar a opinião dos alunos sobre qual o papel, influência, métodos de ensino, material didático, orientações motivacionais do Professor de Educação visual do 9ºano de escolaridade e compreender até ponto o professor de artes influencia a escolha de um percurso nas artes visuais. Procurou-se conhecer o modo como os alunos valorizam o professor de EV (Educação Visual) para a escolha futura da área de AV (Artes Visuais) pelo aluno. Alguns fatores decisivos para a importância atribuída ao professor são: Papel influente do professor de EV na escolha pelas AV; Acompanhamento na progressão da aprendizagem do aluno; Incentivo no desenvolvimento das atividades propostas; Planeamento das atividades com base nos interesses dos alunos pela disciplina; Fomentação da colaboração para a aprendizagem do aluno; Importância da motivação e preocupações para a não desmotivação na disciplina; Criatividade; Estimulação dos sentidos; Promoção da autonomia no aluno; Prática de um ensino liberal ou conservador; Importância da relação de abertura e proximidade do professor ao aluno; Ensino aprendizagem e a Pertinência das artes na educação. Os resultados mostram que embora a maioria dos alunos não pretenda seguir Artes Visuais. Estes são de opinião que uma prática docente alicerçada numa aproximação professor/aluno é fundamental. Igualmente, a instigação dos sentidos e da criatividade através de atividades diferenciadas/ inovadoras, a atenção e incentivos constantes que o professor dá aos alunos, são preponderantes para o gosto e ligação às Artes. Nas conclusões gerais refletimos sobre a importância das práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor de Educação Visual e o seu contributo para a escolha pelas Artes Visuais pelo aluno. Bem patente está também na opinião dos alunos a importância e influência que o professor de EV tem no gosto do aluno pela disciplina de EV e no contributo que dá para a constante aprendizagem e criatividade dos mesmos.Item Ateliê caderneta de cromos : estudo sobre a relação de uma prática artística visual não formal e inclusão(2013) Ribeiro, João António Gomes; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Esta investigação teve como objeto de estudo o Ateliê Caderneta de Cromos, do projeto Geração Cool, fruto de uma parceria entre várias instituições do concelho de Almada. Trata--se de um projeto de desenvolvimento social comunitário, multicultural, associado a uma escola. Através de um estudo de caso, pretendeu analisar-se, criticamente, um modelo não formal de práticas ligadas às artes visuais, vocacionado para jovens em risco e mostrar como as aprendizagens desenvolvidas num ateliê de artes visuais contribuem para o processo de inclusão desses jovens. Desenvolveu-se um quadro teórico abrangente, no sentido de sustentar as perguntas iniciais, referenciando questões consideradas pertinentes tais como: visões contemporâneas das realidades multiculturais das periferias urbanas; perspetivas pós-modernistas de ensino artístico, defensoras de uma construção cognitiva; ação dos projetos artísticos de desenvolvimento social e ainda, a importância ética e social dos currículos artísticos atuais. Tendo como referência a hipótese de antagonismo e/ou complementaridade entre o ato pedagógico não formal e o institucional, o estudo procurou estabelecer uma relação entre essa prática e a inclusão, ao identificar e desmontar um roteiro estratégico de aprendizagens. O ato pedagógico no Ateliê mostrou potenciar uma aprendizagem construtiva nas respostas produzidas, sendo também significativa pelo caráter experiencial vivido e cognitiva no sentido em que determina a construção de um significado, assumido como a própria assunção identitária.Item O horizonte de aprendizagem significativa em artes visuais : em busca da qualidade da experiência na sala de aula(2013) Vicente, Susana Margarida Ferreira Carvalho; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Item Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar(2013) Vieira, José Ruben Mota da Costa Lobo; Marques, Inês Andrade, orient.O objetivo principal deste estudo é comprovar o impacto que as intervenções artísticas desenvolvidas por alunos no espaço escolar têm nesses mesmos alunos e na comunidade. De acordo com estes pressupostos encetou-se um conjunto de perguntas de partida: O espaço escolar é motivador para o aluno? O espaço escolar é realmente pensado e aproveitado para afirmar as necessidades de expressão, locomoção, motivação e interação dos jovens alunos com os seus pares e comunidade? Em que medida o ensino artístico ou as disciplinas artísticas dentro do espaço escolar podem contribuir nesse sentido, ao atuar sobre esse mesmo espaço? Adoptou-se uma metodologia qualitativa, optando-se por um estudo tipo estudo de caso. Este estudo foi desenvolvido na prática em contexto escolar com uma turma de 11º ano do Curso Geral de Artes Visuais, no ano letivo de 2012/2013, na disciplina de Desenho A na Escola Secundária Leal da Câmara em Rio de Mouro, Sintra. Os alunos trabalharam o corpo, a identidade e o espaço através de três projetos que foram pensados para uma abordagem gradual às questões do corpo e da identidade e para uma relação com o espaço progressivamente mais complexa. Tendo em conta o impacto que foi possível aferir através de entrevistas e questionários junto dos alunos envolvidos e de outros atores-chave neste contexto escolar, este estudo demonstrou a importância e a validade dos projetos acima referidos. Se para os alunos constituiu um processo importante no questionamento e afirmação da sua identidade, promoveu ao mesmo tempo um um sentimento de valorização benéfico no ambiente escolar, com consequências em toda a comunidade.Item Reforço positivo e aprendizagem cooperativa : estratégias facilitadoras do sucesso de alunos desmotivados(2013) Cabeleira, João Pedro Rodrigues; Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.Percebendo o papel unificador da Arte, o presente relatório demonstra que a disciplina de Educação Visual poderá ser palco de grandes transformações transversais no ensino/aprendizagem, quando se persegue o objectivo de leccionar numa escola verdadeiramente inclusiva. A consciência de que se vive uma era em que a componente visual e a imagem pautam a sociedade actual, leva à necessidade de relevar e enaltecer o papel da Educação Visual, não só no domínio das artes plásticas mas também nas formas e manifestações artísticas contemporâneas. Promover e aplaudir o desempenho artístico dos alunos reforça a capacidade criativa e de expressão individual, tão importantes na formação pessoal a nível cognitivo, afectivo e comunicativo. Este relatório demonstra a eficácia do reforço positivo e da aprendizagem cooperativa como estratégias para a inclusão de uma aluna brasileira, que se percebia estar desmotivada e excluída do grupo-turma. A equação proposta e aplicada, no encalço da aceitação da ‘diferença’, pressupõe o entendimento prévio da realidade escolar, permeável à mudança mas ainda assim redutora, quando não são aplicadas estratégias específicas nesse intuito. Para o efeito, a dinâmica do professor enquanto indivíduo que dá o exemplo, aliada à implementação de tarefas específicas a realizar pelos alunos, permite alcançar resultados satisfatórios, quanto à motivação, potenciando desempenho generalizado por parte de todos os alunos, numa escola que inclui a diferença. Como instrumentos, utilizámos a pesquisa documental e a observação naturalista. A intervenção levada a cabo permitiu concluir que as estratégias adoptadas conduziram a bons resultados. A aluna, no final da intervenção, parecia incluída, aceitando bem os seus colegas e sendo bem aceite por eles.Item Praxis em ambientes sociais diversos: desenvolvimento e identidade do aluno(2013) Mouro, Rui Miguel Vintém da Cruz; Duarte, José Bernardino, orient.Foi objetivo deste estudo investigar como os professores nas disciplinas artísticas promovem um ensino segundo as suas próprias concepções artísticas, sem terem em conta as especificidades e experiências de vida de cada educando. A problemática surge pela constatação e observação, que pode levantar algum obstáculo à partilha da experiência da artística e da docência das artes, de que todos os alunos têm uma experiência de vida e concepções visuais diferentes entre si, bem como os docentes. Urge consolidar no ensino uma praxis que promova o desenvolvimento pessoal e social de forma a que o aluno evolua dentro do seu meio segundo uma consciência maior sobre as suas especificidades, vontades e potencialidades. Recorre-se aos teóricos sobre o ensino, como Eisner, Arnheim, Dewey e Read como contribuição científica para o entendimento do aluno e da sua experiência artística e posterior implicações na sua evolução e também do papel do professor nas instituições de ensino em Portugal. Pretende-se ainda alertar para uma consciência sobre os aspetos da praxis que se prendem, não só com a evolução da criança, mas também sobre a prática docente e os seus condicionalismos atuais.Item O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário(2013) Lopes, Carla Sofia dos Santos; Guilherme, Manuela, orient.A temática apresentada é resultante da prática de ensino supervisionada no Ensino Secundário em Artes Visuais e tem como finalidade aprofundar questões que envolvem a autorregulação das aprendizagens para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos. A importância do paradigma reflexivo está cada vez mais presente nas práticas educativas dos nossos tempos, remetendo para um novo conceito de ensino e de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com um ensino cada vez mais centrado no aluno. Seguindo a intemporalidade do pensamento freireano são desenvolvidas práticas de avaliação tendo por base a integração do portefólio como instrumento de aprendizagem progressiva para a prática reflexiva dos alunos na disciplina de Desenho A. Este projeto de investigação participativa pretende analisar informações qualitativas e quantitativas de forma a reconhecer o contributo e o benefício da dimensão reflexiva ao longo do processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento pessoal e cognitivo do aluno.Item A expressão identitária através do processo rizomático nas artes visuais(2013) Carteiro, Lígia Diogo; Guilherme, Manuela, orient.Este trabalho de investigação propõe uma nova abordagem relativa ao processo de ensino das artes visuais de forma a facilitar a expressão essencial individual a partir da inter-relação social. Num período actual de intensivas acções culturais recíprocas e aparentemente sem fronteiras, torna-se necessária a justa legitimidade de nos fazermos existir num discurso próprio que se permita dizer. Esta proposta explora este fenómeno a partir do conceito de rizoma e seus princípios, analisando em tempo real as construções visuais sequenciais de três casos estudo. Na reflexão que se pratica com o outro, a diferença actua como estímulo, permitindo alcançar um novo conhecimento de si auto-reflexivo. Na análise dos dados obtidos, evidenciaram-se discursos artísticos particulares e diferenciadores de cada um, de forma a entender a importância da mediação dialógica que proporcionou o reencontro identitário. Permitiu compreender a constituição do indivíduo em grupo num meio sustentável e a sua libertação de um sistema normativo simbólico aglutinador de saberes. A identidade é a procura que se pretende respeitada e possível de ser revelada na possibilidade estimulada pelo processo. A compreensão da acção permitiu a visualização de toda uma estrutura não hierárquica, gerada em rede e assente na oportunidade que se revelou pela liberdade expressiva.Item Representação, identidade e cultura visual: uma investigação(2013) Conde, Fernando Sérgio da Costa; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Entre o reconhecimento da importância dos estudos de cultura visual, no aumento da motivação dos alunos para as aprendizagens artísticas e na formulação de novas abordagens didácticas, e do valor da arte enquanto referencial insubstituível da experiência humana, a dissertação que agora se apresenta procurou investigar os modos através dos quais os adolescentes expressam visualmente a sua identidade na disciplina de Desenho. O trabalho foi desenvolvido com alunos em idade adolescente no contexto do ensino profissional. Procedeu-se ao estudo do tema mediante uma investigação-acção em torno da unidade didáctica intitulada “Bilhete de Identidade Gráfico”. Entre outros factores procurou-se verificar que tipo de referentes escolhem, que meios de expressão preferem e que categorias expressivas utilizam no desenvolvimento do seu trabalho. Desde a fase inicial de pesquisa de referentes identitários à execução das composições finais, procurou-se estudar os métodos de trabalho seguidos pelos alunos, no quadro conceptual decorrente de uma planificação flexível e aberta, com vista ao desenvolvimento de estratégias de pensamento plástico promotoras da criatividade. Afirmamos com este estudo a importância do Desenho na descoberta da singularidade dos alunos enquanto pessoas e na valorização da sua individualidade através da arte, empreendimento ancorado no reconhecimento dos estudos de cultura visual enquanto paradigma de aprendizagem relevante no currículo pós-moderno. A investigação encetada aponta para uma definição da identidade dos alunos estruturada em torno de representações relacionadas com a sua história pessoal, assentes no registo visual de instantes autobiográficos.Item Pensar o pensamento em geometria descritiva(2013) Rodrigues, Constantino José da Costa; Cunha, João Filipe Ribeiro Borges da, orient.Item O ensino das artes visuais e o empreendedorismo(2013) Afonso, Norberto Miguel Valinho; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O estudo centra-se nas práticas de ensino secundário em Artes Visuais, assim como na análise de práticas pedagógicas e curriculares implementadas pelos professores no âmbito da consciencialização de um ensino para o empreendedorismo. Pretende-se compreender as conceções que os professores têm sobre o ensino das Artes Visuais e o empreendedorismo que tendencialmente surgem, cada vez mais, como incentivo para a formação humana global dentro de um ensino fortemente voltado para as metas de sucesso, competitividade e de flexibilidade curricular. O presente estudo apresenta-se estruturado em duas partes. A primeira parte aborda conceitos teóricos e reflexões sobre génese e conceito de empreendedorismo, e seus paradigmas nas Artes Visuais, identificando teóricos impulsionadores de um ensino empreendedor, objetivando uma argumentação teórica que permitiu a implementação de um encandeamento para a segunda parte do estudo, a parte empírica, descritiva e qualitativa, com recurso à observação e a entrevistas pedagógicas dirigidas aos professores de Artes Visuais.Item A conceção do desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado(2013) Barros, Joana Polónia; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O presente estudo centra-se na importância das experiências, cognitivas, estéticas e artísticas que as artes promovem no seu contributo ao desenvolvimento do ser humano, estreitando-se na conceção transversal do desenho no ensino das artes visuais. Pretende-se compreender a valorização dada ao desenho enquanto promotor de experiencias estéticas, artísticas e cognitivas em todas as disciplinas de artes visuais, por parte dos professores, e analisar qual o contributo dessa conceção e das artes visuais em geral, para um currículo diversificado. Partimos de um quadro teórico que aborda reflexões de forma abrangente sobre os conceitos supracitados, que permitiu desenvolver o estudo empírico de forma quantitativa e qualitativa, com recurso a questionários dirigidos a professores de Artes Visuais. Os resultados indigitam que a transversalidade e implicidade das artes estará para um currículo diversificado, como a transversalidade e implicidade do desenho estará para a todas as disciplinas de artes visuais. Uma vez que as artes visuais impulsionam experiências fortemente enriquecedoras no desenvolvimento cognitivo, social, cultural e cívico do indivíduo, seria pertinente que o ensino secundário tivesse também uma disciplina de cariz estético, não sendo tão sectarista nas áreas de conhecimento como é oferecido pelo Ministério da Educação e Ciência.Item Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formação(2013) Vieira, Sara Filipa Inácio; Nogueira, Sara Bahia dos Santos, orient.O que pode um professor em formação aprender na sua prática de ensino supervisionada? Esta é a pergunta chave no decorrer deste trabalho. É na apresentação dos problemas encontrados, estratégias utilizadas e reações observadas que vão poder encontrar a explicação pormenorizada. Os problemas encontrados não são apenas problemas na lecionação das aulas, mas também na planificação das mesmas. As estratégias utilizadas são as apresentadas na planificação, bem como as que foram utilizadas no decorrer das aulas para colmatar as diferentes situações que se foram apresentando. As reações observadas são referentes a alunos específicos cujos alguns problemas pessoais se tornaram mais evidentes e a maioria foi alvo de resolução. Este trabalho pretende abordar a perspetiva real da prática supervisionada, embora cada uma seja pessoal e necessária para a evolução de quem a pratica. É precisamente pela diferença que um professor deve ler e tirar as suas conclusões sob forma de consciência para possíveis situações e resoluções por as quais poderá vir a passar.Item Educação ambiental: práticas educativas em artes visuais(2013) Gregório, Luciana Mendes; Bahia, Sara, orient.O problema de partida para esta investigação é a constatação fundamentada de que a Educação Ambiental é abordada nas nossas escolas superficialmente em todas as disciplinas. Para colmatar esta lacuna, a prática de ensino supervisionada no Ensino Secundário em Artes Visuais, nomeadamente na disciplina de Desenho A, numa turma de 10º ano, foi a base para o desenvolvimento de experiências educativas de Educação Ambiental. Através da Metodologia de Projeto de Jonh Dewey, os alunos criaram produtos artístico-plásticos bidimensionais com a finalidade de sensibilizar a população escolar, local, distrital e mundial para a preservação e valorização do património natural, em prol da defesa do meio ambiente e do património natural protegido, ao longo da unidade didática “Educação Ambiental: Práticas Educativas em Artes Visuais”. Este projeto de investigação participativa em Artes Visuais tem como objetivo apresentar diferentes atividades e/ou estratégias a aplicar no processo educativo, de forma a desenvolver nos alunos valores, atitudes e práticas em Educação Artístico Ambiental. Os resultados mostram que através destas atividades, os objetivos pretendidos nesta investigação foram alcançados, tendo em conta os instrumentos de recolha de dados, como a grelha de observação e a avaliação dos trabalhos dos alunos. Verificou-se nos alunos alterações ao nível cognitivo, social, moral e motivacional.Item Geometria descritiva : aprendizagem de uma nova linguagem(2013) Bento, Alexandra Sofia Ferreira Brilha Rodrigues; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A presente investigação enquadra-se na área da Geometria Descritiva, incidindo a sua problemática sobre o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina, enquanto nova lin¬guagem no currículo dos alunos. Com este estudo empírico pretende-se compreender com profundidade e abrangência como, através do discurso oral, são transmitidos e compreendidos conceitos específicos da Geometria Descritiva; até que ponto há, ou não, significação dos conceitos, quando alunos, que têm pela primeira vez contato com esta linguagem, os contextualizam oralmente, isto é, os verbalizam oralmente. O estudo segue uma abordagem qualitativa e utiliza como estratégia de investigação a observação direta. O objeto de estudo é uma turma de 10° ano do Curso Científíco- Humanístico de Artes Visuais e o contexto de investigação é a própria escola e a sala de aula. Como fonte de dados procedeu-se a uma recolha de notas de campo (observação e registos) através de uma abordagem reflexiva feita no decurso da investigação. Para a sua análise foram arquitetadas uma série de tabelas, correspondentes a um sistema de categorias estabelecidas contextualmente de acordo com os objetivos traçados. Finalizando esta investi¬gação dão-se resposta às questões de investigação que nortearam todo este processo. Em traços gerais conclui-se que existe da parte dos alunos um esforço de situarem o seu discurso de sala de aula com o contexto da Geometria Descritiva, contudo, diversos fato¬res levam a uma adulteração, baralhação e confusão na linguagem. As falhas que muitos dos alunos demonstram na interpretação, compreensão e elocução da língua Portuguesa dificulta na mediação para a compreensão dos conceitos específicos, próprios, lógicos e racionais da Geometria Descritiva. Percebe-se assim neste estudo que a aquisição destes conceitos especí¬ficos é muitas das vezes defraudada pela incapacidade dos alunos em associar quer os concei¬tos espaciais ao discurso, quer a linguagem própria à sua significação espacial e tridimensio¬nal.Item Motivação na sala de aula de adolescentes com dificuldades de adaptação(2013) Fernandes, José Manuel Inácio; Bahia, Sara, orient.A presente investigação, desenvolvida com três estudos de caso, tem como objectivo reflectir sobre a motivação, na sala de aula, de adolescentes com dificuldades de adaptação, assim como, a influência que as Artes Visuais podem ter no processo ensino-aprendizagem possibilitando aos alunos superar dificuldades, agindo e transformando o mundo que os rodeia. É durante a adolescência que os jovens formam a sua personalidade e individualidade e é, também, o período em que as drogas, a sexualidade e a violência física se fazem mais presentes. Tais perturbações têm um impacto muito grande na saúde física e mental do adolescente, deixando marcas no seu desenvolvimento e danos que podem persistir por toda vida. Neste sentido, as práticas de ensino dos professores e as relações interpessoais com os alunos são apontados como factores potencialmente poderosos, que influenciam o adolescente na motivação e no desempenho (Arends, 1995). São propostas um conjunto de estratégias integradas no processo de ensino/aprendizagem, que fomentem o desenvolvimento da própria motivação dos alunos, ajudando-os a construir objectivos ou a adoptar os objectivos propostos, ajustando as actividades de sala de aula em estruturas estratégicas, de meios para atingir os fins, sustentando não só a motivação para as tarefas escolares, como também promovendo nos alunos o desenvolvimento da própria motivação e a consequente capacidade de orientação para a vida em sociedade (Lemos, 2005). As estratégias têm como base a educação artística, em particular a experimentação, através da absorção do sentir, pensar e agir, construindo um conjunto de saberes e cultivando talentos. Desta forma, os alunos descobrem como maximizar as suas capacidades, desenvolvendo a autoconfiança, o espírito crítico e a livre iniciativa, construindo de forma segura a sua personalidade (Fowler, 1996).Item Auto-retrato : um caminho didáctico para a identidade Pessoal e artística no ensino das artes visuais?(2014) Azinheiro, Mário Rui da Silva Santos; Silveira, Maria João Castelbranco, orient.Este relatório gira em torno de uma actividade didáctica demoninada "Projecto do Auto-Retrato", posta em prática com a turma do 12º AV1, no âmbito das disciplinas de Oficinas de Arte e Desenho A. É uma actividade que ocorre durante o período como Professor estagiário na Escola Secundária de Mem Martins, no ano lectivo de 2012\2013. As problemáticas do Auto-Retrato então levantadas abordam o conceito de forma mais abrangente, para que não se limite à ideia comum de um mero retrato feito por um indivíduo de si mesmo diante de um espelho, com preocupação de se assemelhar o mais possível com a sua própria imagem exterior. Pretendemos, como tal, levar a noção de Auto-Retrato mais além, para aquilo que de mais interior e não-observável existe no sujeito e que o estrutura, completa e individualiza na sua existência singular, ímpar e diferente de todos os outros. O projecto do Auto-Retrato é, então, laboriosamente pensado, estruturado e proposto em sala de aula com o intuito de encaminhar o aluno na busca da sua identidade, autoconhecimento e construção pessoal, partindo da sua imagem, Memórias, Sonhos, Sentimentos e Sensações, com o objectivo final que tais conteúdos se reflictam nos seus trabalhos artísticos. É preciso salientar que, em termos intencionais e metodológicos, este relatório está focado no papel do Professor avaliador, no que respeita à sua capacidade analítica e reflexiva dos resultados plásticos dos alunos. Como tal, na última parte do relatório procedemos à análise detalhada e minuciosa dos trabalhos dos alunos e concluímos que muitos conseguem reflectir aquilo que de mais intimista e profundo habita nos seus universos pessoais: as suas motivações, os seus gostos, alegrias, tristezas, receios, crenças, inquietações, as suas relações com os outros e com o mundo. Mas a matriz inquiridora anterior foi a seguinte questão: Está o professor avaliador preparado para tal? Possui ele um claro discernimento daquilo que procura para avaliar? Que critérios ou padrões lhe assistem? Concluímos que analisar e reflectir sobre cada trabalho do aluno é entender o seu Auto-Retrato.Item O papel do desenho técnico na motivação dos alunos pela educação visual(2014) Pereira, Luís Miguel da Cunha; Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.Perante o contexto de um turma de 9ºano desmotivada e com um fraco envolvimento nas propostas de trabalho da área disciplinar curricular de Educação Visual, revelou-se fundamental a necessidade da conceção e implementação de estratégias conducentes a uma melhoria do grau de envolvimento por parte desses alunos relativamente à disciplina. Perante a grande dificuldade na representação do real através do desenho de observação, e suportada por uma flexibilidade metodológica na gestão dos conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual do 3º ciclo do Ensino Básico, recorreu-se ao Desenho Técnico como estratégia motivacional, no sentido de fazer ‘tábua rasa’ perante os ‘medos’ instalados e receios tantas vezes traduzidos em expressões do tipo ‘ não tenho jeito para o desenho’. Nesta investigação foi utilizada a metodologia qualitativa - estudo de caso. Como instrumentos, utilizámos a pesquisa documental e a observação naturalista. Assim, delineou-se e implementou-se uma estratégia que permitiu a estes alunos a utilização do Desenho Técnico e posterior aplicabilidade de regras e princípios de geometria, na decomposição e entendimento do Desenho de Observação. Verificou-se um aumento do grau de envolvimento dos alunos e dos resultados por estes alcançados, traduzido numa melhoria da avaliação realizada aula a aula. A estratégia implementada permitiu constatar ainda uma melhoria generalizada dos níveis de motivação e um maior envolvimento por parte dos alunos relativamente às unidades de trabalho abordadas.Item Artes visuais e criatividade : aspectos conceptuais e metodológicos que visam práticas educativas mais abrangentes e integradoras(2014) Marques, Carla Maria Costa Ângelo Metello; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Este estudo de carácter exploratório, baseado numa metodologia qualitativa, procurou demonstrar o potencial das Artes Visuais no desenvolvimento das capacidades criativas do aluno e fundamentar a sua im portância no sistema educativo, através de uma proposta de actuação, que promove mudanças nas actuais concepções, práticas e modelos da educação artística. Sendo a criatividade tema principal e o objecto desta pesquisa, adoptou-se um a metodologia de investigação-acção, numa perspectiva activa e reflexiva que, através da compreensão do fenómeno na prática, reflectiu sobre questões envolvidas no fomento da criatividade e forneceu dimensões que servem como estruturas de referência e orientação na promoção de um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Para tal, foi criado e implementado o Projecto pedagógico Sinestesias ‘mixed senses’, numa turma de Artes Visuais do 12º ano, na disciplina de Oficina Multim édia B, com um a abordagem multidisciplinar orientada para o processo criativo, com enfoque no desenvolvimento da percepção, investigação, reflexão e avaliação form ativa. Procura-se demonstrar as vantagens da utilização de estratégias pedagógicas adequadas ao desenvolvimento do potencial criativo do aluno e consentâneas com as realidades socioculturais contemporâneas. Tendo como linha de orientação a prática reflexiva, apoiada numa revisão da literatura nos domínios da criatividade e Artes Visuais, os resultados do estudo evidenciaram que: 1) A criatividade pode assumir m uitas formas, ser expressa a diferentes níveis e incentivada; 2) São múltiplos os factores que exercem influência na sua expressão destacando-se, características positivas e favoráveis do contexto am biental, características pessoais, motivação, experiência e conhecim ento num domínio específico; 3) Uma abordagem didáctica integradora de conteúdos disciplinares, voltada para o processo de resolução/redefinição de problem as e mediada por estratégias e recursos heurísticos, pode funcionar como um incentivo a com portamentos e desempenhos criativos; 4) Neste contexto, a avaliação formativa e a auto-avaliação ocupam um espaço estratégico decisivo, tanto no estímulo, como no desenvolvim ento da criatividade.
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