Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "ARTE PÚBLICA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação visual, escola e comunidade- práticas de aula e interação no espaço público(2017) Duarte, Susana Sofia de Pires Cavaco Antunes; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Reconhecendo a importância da investigação do professor como contributo para desenvolver a escola e a política educativa, esta investigação debruça-se sobre alguns objetivos de ensino aprendizagem, procurando intervir e contribuir com melhores práticas, e promover a escola como lugar de inovação. Neste âmbito, desenvolveu-se um projeto com o objetivo de estreitar as relações entre a escola e a comunidade, em particular a família, face ao problema do sentimento de descrença, desinteresse pela instituição por parte das famílias dos alunos e à sua fraca participação na vida da escola. A ação decorre na disciplina de Educação Visual (EV) de uma turma do 9º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca. Na prática de aula de EV, foi adotada uma estratégia que assentou na exploração do tema família, com a experimentação dos conteúdos do programa da disciplina em diversas fases projetuais. A prática de aula estendeu-se, em algumas sessões aos espaços públicos na vizinhança dos edifícios da escola, culminando o projeto com uma intervenção orientada para o sítio e para a comunidade, num lugar partilhado por todos. Como metodologia foi adotado um processo de investigação-ação, completando-se um ciclo de realização do projeto: procurou-se elevar a motivação dos alunos, fomentar a participação, fazer interagir e estreitar as relações entre as partes escola, família e comunidade. Nos espaços públicos pedonais de comunicação entre a escola e o bairro, a turma projeta, intervém e apresenta o trabalho de EV. A anteceder e a concluir as diversas atividades do projeto nos espaços adjacentes à escola, realizaram-se entrevistas que informaram a turma sobre as formas de intervencionar o espaço e posteriormente perceber o impacto da ação nos resultados escolares e também na visão da comunidade e nos alunos. O projeto de EV realizado fez uma aproximação aos processos à arte de intervenção pública e participativa, envolvendo gradualmente os usuários do espaço escolar e a comunidade que sistematicamente se encontra ausente. O projeto de EV privilegiou o processo e resultado da aprendizagem, promovendo um contexto colaborativo entre docentes, discentes e em diálogo com outros elementos da comunidade. Este também foi uma iniciativa em que a turma tomou os espaços públicos como lugares pedagógicos, de aprendizagem e comunicação valorizando desta forma a disciplina de EV, a escola e a comunidade, aumentando por um momento, o território educativo.