Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "ARTE URBANA"
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Item Pintura mural e património natural local, uma experiência no ensino das artes(2022) Cruz, Ângela Alexandra Livramento da; Marques, Inês Maria Andrade, orient.A Pintura Mural como expressão artística, inspirada pelas manifestações de arte nas ruas, em maior parte em grandes dimensões, tem como suporte físico murais e/ou paredes, traduz diversas linguagens e conhecimentos. O ensino das artes visuais favorece aprendizagens sob explorações e experiências diversificados aos alunos, iluminam a suas compreensões, tornando-as mais profundas e vastas e permite integração do conhecimento inovador, entre as artes e outros domínios do saber transversais. O presente estudo, em contexto de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, trata de uma metodologia de investigação-ação em duas turmas em Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente à disciplina de Educação Visual, que propôs estabelecer uma ligação entre um projeto de Pintura Mural na escola, que representasse o Património natural local, e a relação com os alunos pelos seus valores culturais e interesses. Portanto, através da metodologia de ensino de Trabalho de Projeto, abordou-se dimensões interdisciplinares e manifestações de arte, que incentivassem os alunos a divulgar e conhecer o território do seu Património, com outros pontos de vista artísticos, com o objetivo de enriquecer competências no âmbito da educação em artes, a identidade de cada aluno, o espírito criativo, autónomo, cooperativo, criador e reflexivo. Palavras-chave: Educação artística, arte urbana, pintura mural, património natural local, metodologia de trabalho de projeto.Item Projeto inclusivo de mural visando o empoderamento da mulher : utilização da arte urbana no ensino das artes visuais(2023) Nunes, Cláudia Sofia Mourato; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente trabalho aborda a prática do processo de ensino-aprendizagem das Artes Visuais, em dois contextos diferentes, embora relacionados. Em ambos os casos lecionei a disciplina de Educação Visual (EV) no 9º ano: na Escola Secundária de Mem Martins, ESMM (onde se realizou o estágio PES), e no Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado, AEGHD (como professora contratada). Na forma de uma investigação-ação, consubstanciado em estudo de caráter exploratório, pretende-se dar a conhecer um conjunto de práticas educativas integradoras e abrangentes, mediante a autonomia e flexibilidade programática. Estas devem ser contempladas e diferenciadas de acordo com a turma e cada aluno em si e cabe ao docente organizar a sua “sala de aula” e promover a inclusão, sem, no entanto, descurar as metas curriculares e o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Este estudo teve como pergunta de partida “Pode a arte urbana, através de um mural inclusivo em espaço escolar, sensibilizar para os direitos da mulher?”. Os objetivos principais são demonstrar os benefícios desta prática mediante estratégias pedagógicas assertivas e responder à pergunta de partida, tendo como base o potencial criativo do aluno, numa abordagem que vá ao encontro das realidades socioculturais contemporâneas. Considero que esta falta de sensibilização – que se pretende abordar através desta experiência pedagógica - está presentemente muito em falta no currículo do Ensino das Artes (EA). Este estudo ancorou-se num enquadramento teórico que englobou várias vertentes. Entre outras, reviu-se a literatura científica sobre a Criatividade, considerando-a inata ao ser humano, mas que pode ser desenvolvida e incentivada em contexto de sala de aula e na comunidade escolar. Este investigação-ação culminou num projeto de mural na ESMM e outro na AEGHD, no ano letivo 2021/22. Tratou-se de uma abordagem didática integradora de determinados conteúdos disciplinares do 9º ano, tendo por objetivo a resolução/redefinição do problema levantado, pautada por estratégias especificamente definidas e mobilizando recursos globais. Acreditamos que a abordagem proposta pode funcionar como processo motivador de comportamentos/desempenhos verdadeiramente criativos; e em que a avaliação formativa e autoavaliação estimula os alunos, inclusive ao próprio desenvolvimento da criatividade. Palavras-Chave Inclusão, motivação, aprendizagem, arte urbana, direitos da mulher