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Percorrer FCSEA - Revistas Científicas por assunto "ACADEMIC WRITING"
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Item Evaluation and promotion of argumentative reasoning among university students : the case of academic writing(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Rapanta, Chrysi; Macagno, FabrizioTwo fundamental critical thinking skills that students are expected to develop during their formal education are: the use of evidence for justifying their positions, and the consideration of objections or contrary opinions in their own reasoning. These skills, fully manifested in argumentative reasoning, have not been sufficiently addressed in higher education research. This exploratory case study sheds light on a specific type of argumentative reasoning particularly important for graduate students: the argument-based academic writing. A Ph.D. seminar course (22 lecture hours) was developed based on two main concepts of argumentation theory, namely argumentation schemes and the heuristic uses thereof, i.e. paraschemes. The course was delivered to seven first-year Ph.D. students at a public Portuguese University. The students’ reasoning skills were assessed through their written drafts before and after the threemonth course. The assessment method used was mixed (qualitative and quantitative). A significant change was observed in the increase of sound argumentation strategies and the decrease of the ungrounded ones in students’ academic writing. The study concludes with recommendations for both the teaching of academic writing at a graduate level and the promotion of critical thinking skills.Item A promoção do Letramento Acadêmico em uma disciplina de escrita: contexto universitário brasileiro(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Vieira, BrunaEm tempos de Publish or Perish, as habilidades de escrita acadêmica, especialmente em língua inglesa, são cobradas de pesquisadores de todas as áreas do conhecimento ao redor do mundo. Apesar dessa necessidade, um número restrito de cursos de um número ainda menor de universidades brasileiras oferecem disciplinas de escrita acadêmica, levantando o debate sobre a necessidade de multiplicação de disciplinas dessa natureza, e sobre a sua eficiência em preparar os alunos para a comunicação acadêmica. A presente pesquisa teve por objetivo investigar os potenciais da disciplina Metodologia Científica – Redação e Documentação Técnica em promover o letramento acadêmico de graduandos em Ciência da Computação de uma universidade pública brasileira. Para tanto, incialmente, uma investigação quantitiva e qualitativa foi realizada a partir da aplicação de um questionário a 30 egressos da disciplina. A análise das respostas dos alunos mostrou a necessidade de aprofundamento da investigação qualitativa por meio de uma entrevista com a docente e da análise de documentos teóricos e institucionais que regulam e embasam as práticas pedagógicas da disciplina. Os dados levantados nas três investigações foram analisados com base nos Novos Estudos do Letramento e na perspectiva sociorretórica de ensino de gêneros. Os resultados indicam pouco potencial da disciplina em promover o letramento acadêmico dos alunos, uma vez que o ensino se desenvolve com base em perspectivas tradicionais de ensino de escrita.