Mestrado em Ciências da Educação
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ACCESS TO EDUCATION"
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Item Política de cotas e cidadania:o ingresso no ensino superior na conceção dos gestores da UERN(2016) Costa, Isabela Rosane Bezerra; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A política de cotas faz parte de um conjunto denominado de ações afirmativas, as quais têm por objetivo proteger minorias e grupos socioculturalmente desprivilegiados que, em uma determinada sociedade, tenham sidodiscriminados no passado. No Brasil, taisaçõesvisam corrigir um quadro de discriminação existentedesde a sua colonização,quandogrupos foram marginalizados, nomeadamente os de etnia negra,dando origem a uma sociedade formada por uma elite branca europeia,detentora de privilégios econômicos em relação aos demais povos aqui existentese que persiste até os dias atuais.A política de cotas,que versa sobre o ingresso de alunos no ensino superior,tem por objetivo garantir uma mitigação dos efeitos da discriminação social e racial fortemente presentes na história do país, no sentido de proporcionar uma educação de qualidade a pessoasque certamente não teriam condições de obtê-la pelos meios tradicionais de ingresso nas instituições de ensino superior do país. A Universidade do Estado do Rio Grande do Nortepassou a adotar o sistema de cotas a partir do vestibular de 2004, tendo adotado a reserva de cinquenta por cento, de suas vagas, no mínimo, por curso e turno, para alunos que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escola pública. O objetivo desta investigação é analisar as concepções dos chefes de departamento da UERN acerca da viabilidade da política de cotas implantada na universidade. A metodologia utilizada foi a qualitativa e quantitativa, uma vez que tal enfoque fora considerado o mais adequadopara compreender a forma como tem sido tratada a política de cotas na UERN, aliandoa verificação da concepção dos chefes de departamentos acerca da política de cotas implementada na universidade, assim como a interação entre a quantidade de alunos cotistas que ingressaram na instituição de ensino no ano de 2006 e concluíram os respectivos cursos em tempo regular.Nos resultados da pesquisa,percebe-se que apesar de ser um ponto de divergência entre os entrevistados, os dados estatísticos comprovam que osalunos ingressantes na instituição de ensino através das cotas não possuem déficit significativo de insucesso em relação aos ingressantes pela forma tradicional. Ao contrário, os alunos do curso de medicina, qual seja o mais concorrido e considerado o mais difícil no que tange ao ingresso e à conclusão, possui maior índice de integralizaçãoem tempo regular pelos alunos cotistas. Vê-se, portanto, que as ações afirmativas têm alcançado seu intento de reconstrução de uma sociedade mais equitativa, garantindo aos cidadãos o exercício pleno da cidadania.