Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ACCOUNTING"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A crença de autoeficácia dos docentes universitários: a relevância para o processo de ensino-aprendizagem(2012) Lacerda, Sabrina Gomes Santos de; Silva, Márcia Karina da, orient.No âmbito educacional diversas pesquisas têm objetivado investigar as repercussões das crenças de autoeficácia dos docentes em diferentes contextos, disciplinas e níveis de ensino. O constructo da autoeficácia docente está relacionado às inferências que o professor realiza a respeito da própria capacidade para atingir determinados resultados no processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa premissa o objetivo deste estudo foi de investigar a relevância da crença de autoeficácia de docentes do curso de Ciências Contábeis de uma Faculdade privada do Recife. O desenho da pesquisa adotado nesse estudo foi do tipo descritivo, transversal, quantitativo, prospectivo e observacional. A amostra foi constituída por 21 docentes que ministram disciplinas específicas e afins. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização do Participante e de sua Atividade; Escala de Autoeficácia de Professores. A partir dos dados obtidos pôde-se identificar que 25% dos professores ministrantes de disciplinas específicas apresentam um nível de intencionalidade muito alto, quando comparados aos das disciplinas afins (9%); 21% dos professores ministrantes de disciplinas específicas apresentam um manejo de classe muito alto, quando comparados aos das disciplinas afins (6%). Ao término desse estudo pôde-se concluir que os docentes ministrantes de disciplinas específicas possuem uma crença de autoeficácia mais elevada do que aqueles responsáveis por ministrar disciplinas afins.