Mestrado em Ciências da Educação
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ADOLESCÊNCIA"
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Item Adolescente e ato infracional : uma investigação acerca da medida socioeducativa de internação na cidade do Recife-PE(2010) Costa, Silvana Carla Pereira da; Viana, Ivontonio Gomes de, orient.Este estudo procura avaliar a Medida Socioeducativa de Internação decretada a adolescentes autores de ato infracional na Cidade do Recife no ano de 2009. É um trabalho de grande importância para a sociedade brasileira, sobretudo, no que diz respeito ao combate à violência juvenil, à criminalidade em geral, e à construção de um mundo mais justo e solidário. Escolhemos a Cidade do Recife, Capital do Estado de Pernambuco, localizada na região Nordeste do Brasil, para ser o local da nossa pesquisa, por ser esta uma das mais violentas cidades do país. No decorrer desta pesquisa fizemos ainda uma breve análise do cenário sociológico da adolescência na Cidade do Recife. Em seguida estudamos o cenário jurídico dos adolescentes autores de ato infracional com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990, analisando a evolução histórica do tratamento legal dispensado a estes jovens, abordando o conceito de adolescente e ato infracional, e investigando as Medidas Socioeducativas previstas na legislação brasileira, sobretudo, a Medida de Internação, pelo fato de ser a mais grave delas. Assim, além investigarmos através de dados estatísticos o quantitativo por gênero de adolescentes autores de ato infracional aos quais foram decretadas Medida de Internação, observamos os tipos de atos infracionais mais praticados. Intentamos, dessa forma, questionar a violência juvenil e o modo como a sociedade e as instituições envolvidas têm tratado a questão. Para tanto, foram realizadas entrevistas com servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo- FUNASE, entidade que trabalham diretamente com a reeducação de adolescentes autores de ato infracional submetidos à Internação na Cidade do Recife, para analisar como estão sendo aplicadas essas medidas.Item Conhecimento dos níveis de aptidão física e interesse pela prática da atividade física em adolescentes dos dois gêneros(2019) Souza, Gleide Sandra Oliveira; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.O presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto do conhecimento do nível de aptidão física em alunos do gênero masculino e feminino no interesse pela prática da atividade física e na promoção da sua saúde. O trabalho caracterizou-se como pesquisa, os sujeitos são constituídos por 70 alunos de uma escola pública, sendo estratificado proporcionalmente, 35 do sexo feminino e 35 do sexo masculino com idade entre 16 e 17 anos, matriculados na 12ª classe do ensino secundário, no município de Ribeira do Pombal – BA. O instrumento utilizado foi a aplicação de uma bateria de testes compostos por: massa corpórea; estatura; composição corporal; medidas de força e resistência muscular; flexibilidade e capacidade aeróbica, proposto por Fontoura (2008) para avaliação de aptidão física relacionado à saúde na escola, além de questionário em anexo (1) (adaptado de Marques et al, 2015) para verificar o efeito do conhecimento do nível de aptidão física no gosto dos alunos pela prática da atividade física e sua influência na saúde. Os resultados apontaram em análise geral dos gêneros que há diferença entre alunas e alunos nos níveis de aptidão física que reflete no interesse pela pratica de atividade física. Portanto, esses dados indicam que é de extrema importância que trabalhos de orientação e incentivo à atividade física sejam utilizados nas aulas de educação física, mediados pela concepção da promoção da saúde, fazendo com que, dessa forma, os escolares passem a adotar um estilo de vida mais ativo fisicamente, e que sirva de incentivo aos demais escolares para que mantenham ou até melhorem seus padrões de aptidão física. A pesquisa apresenta como suporte teórico Mattos, Guimarães, Nahas, Vilarta, entre outros, como uma possibilidade de se pensar a escola como um espaço para promover saúde.Item O corpo adolescente na educação; percepções relatadas por adolescentes a respeito da interferência da aplicação de exercícios de bioenergética na aprendizagem escolar(2014) Pizzi, Laine Maria Alves; Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro do, orient.O adolescente passa por transformações físicas, emocionais, fisiológicas e psíquicas que interferem na aprendizagem e na sua capacidade intelectual. O desenvolvimento corporal, assim como as propriocepções e as sensações que emergem do corpo, são temas pouco explorados pelos educadores. Trazer à tona o corpo do adolescente e estudar a relação corpo/mente se fez necessário para aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento na fase da adolescência. A aprendizagem é vista aqui como um processo do saber do mundo interno, que são as percepções que o indivíduo tem de si mesmo, suas sensações emocionais e físicas, e no saber que vem do mundo externo, sua relação com o educador, colegas e com o universo tecnológico que formam o processo cognitivo. O objetivo desta pesquisa foi analisar as interferências na aprendizagem, referidas pelos alunos, de um trabalho corporal realizado em sala de aula, baseado na teoria e nos exercícios corporais da Análise Bioenergética, Lowen (1982) e complementado por outras escolas psicocorporais, a exemplo de Boadella (1992). O trabalho foi realizado em duas escolas, uma particular e outra pública estadual, com alunos do segundo ano do ensino médio com idade entre 15 e 17 anos. Foram utilizados exercícios corporais como recurso para obter consciência e autopercepção corporal visando adquirir mais atenção e interesse nos conteúdos e sugerindo a sua utilização durante a aula, quando se fizesse necessário. O Grounding e a respiração (Lowen, 1982) formaram a base para o desenvolvimento da pesquisa. Segundo relatos colhidos a partir de questionários aplicados aos alunos, esses recursos os ajudaram a ficarem mais atentos, obterem foco, tornarem-se despertos, possibilitando melhor apreensão dos conteúdos explanados pelos professores. Os alunos perceberam mudanças bastante significativas na postura corporal, na propriocepção e relataram que o Grounding e a respiração os ajudaram a diminuir a ansiedade. Este estudo pode contribuir com a aprendizagem escolar do adolescente. Essa proposta, se integrada à rotina das escolas, permitirá que os estudantes usem a autorregulação do corpo e utilize esses novos recursos como aprendizado. Poderá ainda, auxiliar pais e educadores de adolescentes a terem uma visão fisiológica, psicorporal, neurobiológica, social e afetiva dessa fase conflituosa do jovem.Item Sexualidade e adolescência : concepções acerca da educação sexual no ambiente escolar(2016) Vieira, Stephânia Broetto de Freitas; Valladares, Kátia Krepsky, orient.O estudo possui grande relevância pessoal e social devido a dificuldade para prestar educação sexual ao público mais jovem, a falta de informação e conhecimento sobre este assunto. E cada vez mais cedo, os jovens estão engravidando propensos a impactos envolvendo a saúde, educação e economia.O que levou a buscar resposta para a seguinte pergunta: Quais as concepções dos educandos e educadores sobre a abordagem do tema sexualidade dentro do ambiente escolar? Para responder a pergunta, o trabalho teve como objetivo geral conhecer a concepção dos educandos e educadores sobre a educação sexual no ambiente escolar de duas escolas públicas, sendo uma no interior EMEF “Eloy Miranda”, Fundão ES, e a outra na metrópole EMEF “Julite Miranda Freitas, Serra ES. A pesquisa utilizou como metas específicas: Identificar a opinião dos alunos sobre a temática da sexualidade na escola, Analisar a concepção do corpo docente a cerca da educação sexual no ambiente escolar e Comparar as abordagens escolares a respeito do tema educação sexuais nas duas cidades. Quanto os aspectos metodológicosa pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com um enfoque descritivo, isenta da participação do pesquisador, exploratória, pois tendo em vista ao cuidado de circunscrever as questões referentes as percepções dos alunos em educação sexual relativa ao ambiente escolar, bibliográfica, tendo sido elaborada apartir de material já publicados como: livros, artigos e periódicos disponíveis na internet. Aplicou-se como instrumentos de coleta de dados para analise da seguinte pesquisa, o questionário, aplicados aleatoriamente a 200 alunos (sendo cem de cada escola), entrevista e grupo focal, realizado com 10 profissionais da educação. Criou-se um modelo de analise quantitativa para relacionar os dados coletados segundo os três eixos: Diferença e afinidades entre as perguntas, Diferença e afinidades entre as cidades e ligação com a abordagem teórica. Deste modo, tanto os alunos como os professores consideram que o ambiente escolar é ideal para transmitir conhecimentos sobre o tema em questão. Porém, os alunos necessitam de mais informações, e os professores em sua maioria não se sentem preparados para ministrar este tema em sala de aula, por vários fatores relacionados como: família, cultura e religião. Conclui-se que no interior, onde a família é participativa, que os alunos dialogam mais com seus professores sobre a sexualidade do que na metrópole. Entretanto os alunos do município da Serra ES se sentem mais a vontade com sua família do que com os professores. Enfim, a escola é um ambiente rico em diversidade, local onde o aluno passa a maior tempo do seu dia. O corpo docente deve está atento as necessidades do adolescente, aprimorando-se para fornecer informações e conhecimentos fundamentais para a formação desse aluno, onde o mesmo se sinta capaz de tomar decisões seguras e responsáveis para sua trajetória futura.