Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ADULT TRAINING"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Da educação de adultos à educação e formação de adultos : o sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências em Portugal(2009) Lindeza, Paula Suzana Marques; Teodoro, António, orient.Num contexto de revitalização do credo neoliberal, as componentes de educação e formação, tradicionalmente separadas, têm sido alvo de aproximação crescente num processo de articulação e convergência, que permitem a alguns autores reconhecer a tendência para as políticas de Educação de Adultos se transformarem em políticas de Educação e Formação de Adultos. Num país, como Portugal, que apresenta, tradicionalmente, baixos níveis de educação de base e de qualificação e de certificação escolar e profissional da população adulta, em comparação com os demais países europeus, a necessidade de recomposição dos sistemas educativos e de articulação dos sistemas de educação e formação tem conduzido a uma convergência de preocupações em torno da problemática do reconhecimento e validação de competências e da implementação deste dispositivo. Neste estudo, procurámos compreender o processo de construção sócio-histórica de um campo tão rico e polissémico como é a Educação de Adultos, em Portugal, a partir da centralidade assumida pelo Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, enquanto novo modelo de educação e formação de Adultos, atravessado por continuidades, descontinuidades, ambiguidades e tensões. Através de uma metodologia de um estudo de caso, privilegiamos uma abordagem qualitativa e descritiva, numa relação de diálogo entre a construção teórica e os dados empíricos. O estudo conclui que o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, instrumento legitimador da articulação crescente entre os sistemas de educação e formação, está construído na tensão entre uma lógica de racionalidade e eficiência económica e os apelos a uma lógica humanista-emancipatória.Item Educação de jovens e adultos (EJA): última chance(2018) São Miguel, José Augusto Ferreira de; Duarte, José Bernardino, orient.Esta pesquisa intitulada Educação de Jovens e Adultos (EJA): última chance, utilizando uma abordagem qualitativa, de caráter descritiva, realizada por meio de questionários estruturados para os alunos da EJA em atividade e evadidos, e também, entrevista com professores. Objetivando averiguar de que forma a Educação de Jovens e Adultos, como última chance, proporciona um ensino e aprendizagem eficaz para esses discentes, considerando suas especificidades do ensino fundamental. O estudo valorizou a fidelidade das respostas dos questionários respondidos pelos discentes em atividade e evadidos, bem como as entrevistas através dos professores, e após análise do material pesquisado, o resultado interagiu com a pergunta de partida, e objetivos propostos. Revelou que a EJA cada vez mais recebe alunos adolescentes, os quais se encontram em distorção série/idade na educação básica, e recorrem à EJA para recuperar o tempo perdido após anos de repetência, se juntando aos jovens e adultos que evadiram e estão retomando os estudos, comprovando que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a última chance.Item Políticas públicas: educação e e alfabetização de jovens e adultos no Município de Monte das Gameleiras(2013) Costa, Neuma Gomes da Silva; Souza, Maria Rodrigues de, orient.Esta pesquisa trata das políticas públicas e alfabetização da EJA em Monte das Gameleiras/RN, tendo como metodologia um estudo de caso de natureza quanti-qualitativa. Sua finalidade é compreender o desenvolvimento da história da educação e avaliar os impactos das políticas nacionais sobre a alfabetização. Seu objeto de investigação é as políticas públicas educacionais brasileiras a partir de 1970; a dimensão pedagógica das prescrições normativas educacionais nacionais; e a investigação da trajetória histórica da educação. A problematização centra-se na trajetória dos profissionais de educação, caracterizando seus discursos para compreender os sentidos que atribuem às experiências vividas nas políticas públicas. Para tal, procura-se identificar os referenciais pedagógicos apontados pelas prescrições normativas nacionais; avaliar as experiências dos profissionais da educação diante das políticas públicas; analisar os avanços dos índices de desenvolvimento pedagógico da educação pública conforme os princípios da LDB. Como fontes de pesquisa, são consultados professores e pedagogos de uma escola pública do município que atuaram e atuam na profissão docente, da década de 70 a 2011, alunos, documentos e a literatura que trata das políticas públicas da EJA. Teóricos apontam que os governantes precisam fazer acontecer, para que as classes menos favorecidas possam usufruir dos benefícios sociais do governo.