Mestrado em Comunicação nas Organizações
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Percorrer Mestrado em Comunicação nas Organizações por assunto "CASE STUDIES"
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Item Análise do impacto da implementação de uma estratégia de inbound marketing na geração de leads estudo de caso das empresas Voxtron e Youlead(2016) Oliveira, Marta Borges Caroço Ferreira de; Lopes, Paula, orient.Esta investigação introduz o conceito de Inbound Marketing, que permite às empresas atrair visitantes para o seu website, converter os mesmos em potenciais clientes (leads) e, por fim, converter as leads em clientes fidelizados e promotores da sua marca. Para isso este utiliza técnicas de Blogging, Search Engine Optimization (SEO), Content Marketing, e também as redes sociais. O presente estudo tem como principal objetivo averiguar o impacto da implementação de estratégias de Inbound Marketing na angariação de leads de negócio para as empresas. De modo a averiguar a existência deste impacto, é levado a cabo um estudo de caso das empresas Voxtron e YouLead, que implementaram este tipo de estratégia com o objetivo de angariar um maior número de potenciais clientes (leads), tendo sido comparada em ambas as empresas a quantidade de leads angariadas nos períodos anteriores e posteriores à implementação da estratégia de Inbound Marketing. Foram também especificadas as técnicas utilizadas que conduziram à angariação de um maior número de leads. No caso da empresa YouLead, os resultados parecem apontar para a existência de um impacto da implementação da estratégia de Inbound Marketing na angariação de novas leads de negócio. No caso da empresa Voxtron, os dados fornecidos não permitiram aferir se o aumento no número de leads geradas nos períodos considerados está diretamente relacionado com a implementação da estratégia de Inbound Marketing na empresa.Item A centralidade da Cultura Organizacional num Processo de Fusão : o caso SUMOL+COMPAL como estudo exploratório(2014) Churro, Ana Luís Martins Custódio; Jesuíno, Jorge Correia, orient.O conceito de cultura organizacional destacou-se nos anos 80 e 90 do século XX altura em que vários autores se debruçaram sobre o fenómeno e a sua importância para o sucesso da organização. Existem diversas teorias sobre esta temática, proporcionando várias abordagens, com potencialidades e limitações diferenciadas. Por outro lado, as fusões e aquisições organizacionais são mecanismos muito presente nos nossos dias no mundo empresarial, e potenciam e racionalizam vários aspectos relacionados com o contexto económico-financeiro de duas ou mais determinadas empresas. A presente dissertação pretende analisar em que medidas o primeiro elemento – cultura organizacional – é determinante para o sucesso da fusão entre duas empresas (SUMOL e COMPAL). Para este fim, utilizou-se o método de investigação de estudo de caso, com métodos complementares de recolha de informação: uma entrevista aberta ao Responsável pela Direcção de Comunicação, Pessoas e Responsabilidade Social e a revisão e análise de artigos publicados em vários meios de comunicação social sobre a fusão em causa. O conjunto destes dados foi posteriormente analisado e revisto de forma critica, visando a construção de um estudo de caso exploratório que nos permitisse extrair conclusões. Conclui-se que a cultura organizacional teve forte ênfase no processo comunicacional da fusão e foi incorporado pela organização dela resultante (com dois aspectos negativos que importa sublinhar embora fora do âmbito do presente trabalho, nomeadamente a dificuldade de articulação dos sistemas informáticos das duas empresas, bem como a pesada carga de despedimentos efectuados devido à fusão).Item A comunicação de crise e a proteção da imagem e reputação : boeing case study(2021) Fonseca, Flávia Prado Stamato; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.Quando avaliamos quais os ativos de uma companhia, é muito comum que sejam valorizados números que indiquem resultados de venda e lucratividade. Entretanto, um dos maiores valores que uma organização tem é sua imagem e reputação, que devem ser salvaguardadas para garantir a continuidade de suas atividades. A teoria que aborda a manutenção e recuperação da imagem e reputação de uma empresa é abundante, mas quando falamos na referida manutenção em tempos de crise, os estudos que exploram a Comunicação de Crise e seus possíveis efeitos são assertivos. Com uma sociedade cada vez mais imediatista e crises cada vez mais globalizadas, é fundamental que a Comunicação de Crise seja parte intrínseca de um plano de Relações Públicas bem estruturado e coerente com a identidade organizacional, mas é preciso ir mais a fundo para descortinar a correlação entre estes elementos. Qual o papel das Relações Públicas na Comunicação de Crise para a recuperação de uma empresa? Considerando que a ilustração entre o estudo e a prática são necessários para a evolução contínua da Comunicação Corporativa, esta dissertação visa demonstrar a aplicabilidade da teoria a um caso recente que traz elementos claros e ricos para exploração, o que justifica a metodologia utilizada em caso único, mas com uma riqueza de elementos suficiente para ter grande relevância investigativa. A coleta de dados demonstra os laços entre a teoria e os fatos, bem como suas consequências, ilustrando estudos anteriores. O objetivo principal é demonstrar o papel das Relações Públicas na recuperação da imagem e reputação de uma empresa e, para tanto, foi feita a análise da Comunicação de Crise adotada pela organização eleita para o presente estudo. O resultado desta investigação qualitativa utiliza-se de elementos concretos que enaltecem os estudos teóricos, confirmando significativamente o que a teoria orienta a este respeito e consolidando a importância das Relações Públicas na manutenção de uma imagem e reputação corporativa positivas, ainda que em tempos de crise. Assim, foi possível concluir que a relação entre as Relações Públicas e a Comunicação de Crise é intimista, isto é, as Relações Públicas podem, inclusive, orientar a Comunicação de Crise para que os stakeholders da Organização em questão possam ser influenciados de maneira positiva. Desta forma, conclui-se, ainda, que para a recuperação da reputação organizacional, há que se considerar os relacionamentos de maneira plural, resultando em uma estratégia de Relações Públicas permanente, que não só recupera, mas também mantém a prosperidade da reputação organizacional. Entretanto, ao se falar em estratégia, para que possam ser comprovadas as linhas teóricas, é preciso também analisar os planos estratégicos utilizados, e, como tal acesso não foi possível, a comprovação de que um plano estratégico deve permitir o diálogo entre o público-alvo para que a recuperação organizacional seja concretizada restou infundado. Com isso, é possível reafirmar o mérito da Comunicação Corporativa e sua aplicação multidisciplinar para desenvolver sua execução prática e, também, acadêmica.Item O impacto da reputação organizacional e da confiança no comércio eletrónico : estudo de caso(2022) Pedreiro, Letícia Zibaia; Lopes, Marta Maria Cordeiro, orient.Numa época em que cada vez mais o comércio eletrónico e o mercado digital têm vindo a ganhar mais destaque em Portugal, esta investigação pretende compreender o impacto que a reputação organizacional e a confiança podem ter no comércio eletrónico. As organizações têm de estar dispostas a conseguir empreender várias mudanças e a diferenciar-se umas das outras para estarem presentes no mercado digital, dando resposta às diversas tendências e aos novos comportamentos que os consumidores podem adotar no mercado digital. Usando uma metodologia de estudo de caso, realizou-se uma análise qualitativa a três hipermercados de Portugal. Os dados evidenciam que as três marcas contêm vários aspetos em comum e iniciaram o seu percurso no comércio eletrónico mais ou menos na mesma altura, com características semelhantes e com objetivos idênticos. No entanto, com o desenvolvimento da era digital, os hipermercados realizaram adaptações diferentes para conseguir o seu lugar no mercado online. Atualmente, conseguem triunfar no comércio eletrónico existindo, cada vez mais, a necessidade de promover os meios digitais das respetivas marcas. A investigação mostrou ainda que a reputação organizacional e a confiança são aspetos cruciais a nível do comércio eletrónico; que os três hipermercados contam com uma boa reputação organizacional e confiança; tornando estes aspetos essenciais de vendas no online. Palavras-chave: Reputação Organizacional, Confiança, Comércio Eletrónico, Digital, Estudo de caso.Item A implementação da responsabilidade social na empresa otis elevadores, lda(2012) Furtado, Maria Edite Pereira de Oliveira; Oliveira, José G. Grosso de, orient.A importância que as questões sociais conquistaram nos últimos anos, faz com que seja necessária uma participação mais efectiva e uma mudança de atitude de todos os que são parte integrante da sociedade, tendo em vista um contributo positivo nesta matéria. Neste contexto e não substituindo o papel do Estado e das suas políticas, tem-se vindo a observar uma nova concepção de organização imbuída de acção social que, de uma forma voluntária e com um papel mais activo, adopta preocupações em âmbitos tão distintos como o social, o económico e o ambiental e colabora para uma melhoria nessas áreas, nunca esquecendo a criação de riqueza, de serviços e de bens. Sendo as organizações, hoje em dia, agentes com grande relevância e influência, torna-se essencial entender a importância efectiva desta nova forma de estar para a constituição de uma sociedade mais equilibrada. Neste âmbito, com o presente trabalho pretende-se então apresentar uma análise dos efeitos da adopção de uma política de responsabilidade social, a nível ambiental, na Otis Elevadores.Item Marketing sensorial : caso Parfois(2020) Fortio, Carolina dos Santos; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Vivemos numa época onde os modelos de negócio se estão a transformar, e por conseguinte, as empresas que querem sobreviver às mudanças têm de saber adaptar-se. Para tirar maior partido dos seus produtos/serviços precisam de apostar em novas estratégias. Esta dissertação enfatiza a aposta na parte da comunicação externa; várias são as estratégias que se podem aplicar a nível comunicacional, no entanto não se deve menosprezar uma das mais importantes, o marketing sensorial. É necessária uma aposta para além do produto e da satisfação momentânea da compra do mesmo, a experiência da compra. A utilização dos cinco sentidos numa estratégia de marketing pode gerar efeitos muito positivos para a marca. Atualmente a estratégia está muito virada para a utilização apenas de dois sentidos: audição e visão, verificando-se isso nos anúncios televisivos, rádio e imprensa. Os consumidores têm a necessidade inconsciente de se sentirem envolvidos numa experiência multissensorial, uma vez que os sentidos são o caminho da compra emocional e estimulação da venda. Esta investigação teve como principal estudo a aplicação dos cinco sentidos numa loja, a Parfois. Para a concretização desta averiguação realizou-se um questionário, aplicado a 401 pessoas, com variáveis relativas à perceção da utilização dos cinco sentidos dos consumidores durante a sua permanência em loja. Concluiu-se que a marca não trabalha os cinco sentidos e para tal sugerem-se estratégias de desenvolvimento multissensorial.Item Relação entre liderança, comunicação interna simétrica e comprometimento organizacional : estudo de caso(2021) Baptista, Mariana Martins; Rodrigues, Maria de Fátima Oliveira, orient.Esta investigação tem como principal foco a relação entre a Liderança, a Comunicação Interna Simétrica e o Comprometimento Organizacional, através de um estudo de caso reali zado a uma empresa de transportes pesado de mercadorias. Optou-se por um estudo correlaci onal quantitativo. Foram elaborados dois questionários online aplicados a uma amostra de 24 participantes (líderes e não líderes), onde a amostra é considerada por conveniência e não re presentativa. Para estudar a Liderança foi usado o Multifactor Leadership Questionnaire – MLQ. Em relação à Comunicação Interna Simétrica foi adotado o questionário Dozier, Gruning e Gruning (1995). Para analisar o Comprometimento Organizacional foi escolhido o instru mento de Allen e Meyer (1984) Organizational Commitment Questionnaire. Foram formuladas cinco hipóteses equivalentes ao problema de investigação, sobre o estilo de liderança domi nante, qual o impacto deste na comunicação e como a comunicação impacta o comprometi mento organizacional, além de perceber se a comunicação pode ser a variável controlo entre estas duas variáveis. Pela análise de resultados, verificaram-se as hipóteses referentes a uma relação positiva entre a comunicação interna e a liderança transformacional, e com a comuni cação interna e o comprometimento organizacional. Isto significa que a comunicação interna influencia positivamente as duas variáveis de forma individual, mas não existe relação entre liderança e comprometimento organizacional. Serão apresentadas implicações práticas destes resultados.