Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ADOLESCENTES"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação inclusiva e desenvolvimento integrado do aluno surdo adolescente: um estudo de caso(2015) Farias, Mísia Omena de Azevedo; Pereira, Severina Gomes, orient.Este estudo focalizou a problemática da inclusão educativa de estudantes pré-adolescentes surdos. Partindo da revisão da literatura, observamos a avaliação da atenção visual em pré-adolescentes. A relevância dessa linha de investigação possibilita uma oportunidade para remover do deficiente auditivo o status de estigmatizado existente em diversas sociedades. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o nível de atenção visual em estudantes pré-adolescentes surdos, os relacionando com a inclusão no ambiente educacional. Na pesquisa utilizou-se de uma abordagem quantitativa, onde foram utilizados testes psicométricos. Os testes foram aplicados a um universo de 143 jovens, na faixa etária entre 13 e 14 anos, sendo 70 estudantes surdos pré-adolescentes desde o nascimento e 73 estudantes pré-adolescentes ouvintes. Os sujeitos foram divididos em dois grupos, concretamente ouvintes, grupo de controle e estudantes surdos. A investigação constatou que estudantes surdos desde o nascimento, do gênero masculino, com idades variando entre 13 e 14 anos, apresentaram maior nível de atenção visual nos critérios foco, manutenção do foco, capacidade de manipulação mental ou reversibilidade e resistência à interferência, quando comparados com estudantes ouvintes na mesma faixa etária.