Mestrado em Ciências da Educação
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ADULT EDUCATION"
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Item De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA(2013) Pina, Maria Manuela Bigote Tavares Neves; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente investigação visa analisar a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) para a motivação e o sucesso escolar e profissional dos alunos do Ensino Básico. Por tal facto, sustentou-se, em diferentes perspetivas teóricas relativamente aos conceitos de (in)sucesso escolar, motivação e tomada de decisão. Para facilitar a compreensão da problemática do precoce abandono escolar e regresso à escola na vida adulta, ainda, no enquadramento teórico, realizou-se uma perspetiva histórica da evolução da educação dos adultos, em Portugal. A população alvo deste estudo compreendeu um total de cento e dez adultos de três níveis do Ensino Básico (B1, B2 e B3), que frequentaram uma Escola TEIP (Território de Intervenção Prioritário) na área de Gondomar, durante o ano letivo de 2012/13, uma área circunscrita ao cenário profissional da investigadora. No estudo optou-se por uma metodologia de tipologia mista através de uma análise de dados quali-quantitativos, com um forte pendor quantitativo. Assim, foi aplicado um inquérito por questionário, aos formandos/alunos e, em extensão, realizou-se uma entrevista à Coordenadora dos Cursos EFA. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a participação no processo educativo, a construção de um portefólio e a abertura entre o professor/mediador e os alunos contribuíram para o sucesso escolar. Em suma, verificou-se que as metodologias de ensino-aprendizagem dos Cursos EFA potenciaram o sucesso escolar dos alunos.Item Educação de jovens e adultos : enfrentamentos e possibilidades refletidos em histórias e vidas de estudantes com mais de 60 anos(2015) Passos, Marta Cordeiro dos; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O presente estudo analisa as percepções dos idosos a frequentarem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública de ensino, em comunidades periféricas da Grande Recife, no Estado de Pernambuco. A análise considera o enquadramento das perspectivas políticas, no âmbito da educação brasileira, destinada a essa fatia populacional, tendo em conta os avanços e retrocessos vividos durante o período histórico, que oportuniza a participação da população adulta no sistema de ensino. O estudo teve como objetivo geral analisar a trajetória escolar de estudantes idosos da EJA, através das percepções dos mesmos sobre a escola no passado e na atualidade. Neste estudo optamos pela pesquisa qualitativa, através das histórias de vida dos idosos e seu contato com a escola, no contexto da EJA. Com a aplicação de inquérito por entrevista, foi realizada uma análise descritiva e de conteúdo, aos relatos de vida, considerando processualmente o percurso de vida e escolar de cada participante, no confronto entre uma escolaridade do passado e atual. Como resultado desta pesquisa, vale salientar que os sujeitos não perderam a simpatia pela vida, relatando, à sua maneira, as suas experiências vividas num passado hostil à escola. Todos referem as vantagens da educação, acreditando que agora com a maturidade adquirida, e frequentando os bancos escolares, só lhes falta a saúde para estudar melhor. Esperemos que este estudo sirva de suporte para outras pesquisas no campo da educação de jovens e adultos, de maneira a promover o diálogo entre os segmentos educacionais e ampliar o debate, visando a valorização pessoal desses educandos e educandas idosos nas redes de ensino.Item Formação continuada e mudanças nas concepções e práticas de professores da EJA(2013) Lima, Severina Ferreira de; Pereira, Severina Gomes, orient.No contexto da sociedade atual, há um consenso sobre o papel preponderante que os professores são convocados a desempenhar, na construção de um novo paradigma educacional. Essa nova forma de compreender a educação exige dos professores processos de mudanças, na formação inicial e continuada, objetivando uma elevação do nível de qualidade da educação. Assim sendo, torna-se necessário que os professores compreendam os fenômenos que mediam o processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos, tomando como referência o processo da formação continuada, estabelecendo articulação entre teoria e prática, desvendando possibilidades de inovações para o trabalho docente com estudantes da EJA. Nesta ótica, o suporte teórico defendido por Freire (1996), Granville (2006), Imbernón (2009), Perrenoud (2002), Tardif (2010), entre outros, permitiu identificar a necessidade de redimensionamento, nas concepções e práticas desses professores. Todavia, para alcançá-las, a formação continuada deverá assumir o formato de estudos sistemáticos e coletivos, para distanciar-se da mera aplicação de técnicas e reprodução mecânica de saberes. A orientação metodológica consistiu numa pesquisa de abordagem mista, qualitativa e quantitativa. Na coleta de dados, com base em inquéritos por questionário, as respostas originaram categorias de análise, formalizando os resultados da pesquisa. Conclui-se que os professores da EJA percebem a importância da formação continuada para a mudança de concepções e práticas. Contudo, é necessário aprofundar o envolvimento desses professores nas formações da EJA, de forma a contribuir para a transformação das práticas e o desenvolvimento profissional.