Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ALFABETIZAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais : contributos da formação continuada(2022) Silva, Ana Karyna Sá Tavares da; Alves, Carla Dimitre Dias, orient.O desenvolvimento profissional se faz por meio da formação continuada. A necessidade de frequentar estas ações de formação surge a partir das exigências da qualidade em educação, da evolução da sociedade, com mudanças sociais, tecnológicas e multiculturais, e da necessidade que os professores sentem em melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta sequência, os professores do ensino fundamental sentiram necessidade de frequentar uma formação de português, o nosso objeto de estudo, para aumentar as suas competências profissionais do ensino da língua mãe e língua transversal a todas as disciplinas. Assim, se pretendeu saber de que forma a formação de português, na percepção dos professores, fez melhorar a sua prática pedagógica, a sua atitude reflexiva e o desenvolvimento das capacidades de leitura e de escrita dos alunos dos anos iniciais, através do ensino explícito e estratégias de português. O estudo empírico assentou em autores como Alarcão (1996), Colomer e Camps (2008), García (1992), Sim-Sim (2007), entre outros. No estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, em que o instrumento da recolha de dados foi a entrevista. Assim, o estudo de caso se realizou no contexto profissional da investigadora, em uma Unidade Básica de Educação de São Luís de Maranhão, um dos estados do Brasil. Segundo os resultados obtidos, se concluiu que a frequência da Formação Continuada de Português permitiu tornar os professores mais reflexivos que, ao mudarem práticas e estratégias de ensino, potenciaram o desenvolvimento da competência de leitura e da escrita nos alunos dos anos iniciais, transversalmente, em todas as disciplinas.