Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "APRENDIZAGEM"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A assistência paliativista, uma dimensão ignorada nos cursos de graduação em enfermagem : as perceções e as palavras dos enfermeiros(2020) Oliveira, Elane Silva de; Pereira, Ana Maria de Sousa Loureiro do Vale, orient.Nos últimos anos, o número de pessoas que no Brasil necessita de cuidados paliativos tem vindo a aumentar exponencialmente (Relatório da Organização das Nações Unidas, 2019). A maioria dos cursos de graduação em enfermagem das Faculdades públicas Federais no Brasil, até há poucos anos, não incluam qualquer disciplina, com carácter obrigatório ou facultativo, sobre cuidados paliativos. Neste quadro, a progressiva implementação dos cuidados paliativos no Brasil, tem vindo a concretizar-se com recurso à contratação de enfermeiros não capacitados. Dado existirem poucos estudos sobre esta realidade, realizamos um estudo descritivo exploratório, com abordagem mista, com o intuito de produzir conhecimento sobre a experiência de enfermeiros clínicos que integram equipas intra-hospitalares de Cuidados Paliativos, em um hospital localizado em Goiânia-Goiás. Para tal foi enviado um convite a todos os enfermeiros para participar num inquérito, através do preenchimento de questionário semiestruturado online. Os questionários recebidos, em conformidade com o carácter aberto ou fechado das questões, foram analisamos com recurso à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo revelam que: os cursos de graduação frequentados pelos 25 participantes, não contemplaram os Cuidados Paliativos, a maioria destes enfermeiros não realizou qualquer tipo de formação em CPs após a graduação e que cerca de dois terços das equipes multidisciplinares destes profissionais não possuem plano anual de formação contínua. O estudo permite perceber que estes profissionais de Enfermagem adquiriram um conjunto conhecimentos e desenvolveram competências consideradas essenciais para cuidar de pacientes em CPs. Um conjunto de saberes experienciais, adquiridos no campo das práticas, que varia de pessoa para pessoa e vai além da avaliação e do gerenciamento dos sintomas, inclui as capacidades de proporcionar alívio da dor e de comunicar com pacientes e familiares, entre outras. Este estudo permite, concluir que: a implementação da prática paliativa no Brasil demanda a formulação de políticas complementares relativas à formação, inicial e continuada, dos profissionais de Enfermagem; os currículos dos cursos de graduação em enfermagem necessitam ser revistos e integrar a disciplina de cuidados paliativos e que se torna necessário repensar os programas de formação continua dos enfermeiros em serviço nos CP, de modo a reconhecer a importância da aprendizagem colaborativa e reconhecer, validar e certificar, os saberes e competências adquiridas no contexto das práticas, como forma de mobilização para a formação.Item A contribuição das NTIC para uma aprendizagem significativa de matemática no ensino fundamental(2016) Lafayette, Maricy Maria de Farias; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Cada vez mais, as tecnologias se fazem presentes na educação, sendo os recursos de informática objetos de inúmeras discussões e reflexões. Nesse sentido, esta dissertação tem o objetivo de analisar o uso didático das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) em matemática no ensino fundamental, para a aprendizagem significativa. Os autores teóricos eleitos foram Ausubel (1998) e, entre outros, Behrens (2000, 2003), Borba e Penteado (2001, 2005), Barroso (1995), Castels (2000), Candau (2005), Contreras (2002), D’Ambrósio (2001, 2005), Echeverría e Belisário (2008), Fiorentini e Nacarato (2005), Freire (1996, 1997, 2000), Lévy (1999, 2000), Morán (2000, 2005, 2013, 2014), Mota (2013), Nóvoa (1992, 1995, 2001), PCN (1998), Penteado (1999), Póvoa (1997), Prenski (2001), Rampazzo (2004), Rehfeldt (2009), Santaella (2007), Santos (2009, 2011), Scheffer e Dallazen (2005, 2006), Tardif, Tardif et al, Tardif e Gauthier (1991, 1998, 2002), Valente (1993, 1999, 2003), Zabalza (2004). O estudo foi aplicado nas duas últimas séries do Ensino Fundamental, em duas escolas (particular e pública), ambas localizadas no município de Arcoverde, Pernambuco, Brasil. Procedeu-se à aplicação de um questionário aplicado aos alunos e uma entrevista semi-estruturada às coordenadoras e professores das escolas. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela Análise de Discurso (AD). Os resultados apontam para a necessidade de maior ocorrência na formação inicial e maior oferta de formação contínua para atualizar os conhecimentos dos professores e conseqüente utilização otimizada dos recursos das novas tecnologias nas aulas de matemática e evidenciam que as atitudes positivas manifestadas pelos professores e coordenadoras quanto à utilização das NTIC nas escolas e o interesse dos alunos em aprenderem mais com suas aplicações nas aulas constituem sinais de receptividade a integrar cada vez mais, as NTIC no processo de ensino e aprendizagem de matemática.Item A dimensão afetiva e sua relevância no ensino da matemática : uma inquietação da supervisão pedagógica(2013) Silva, Márcia Cristina Araújo Lustosa; Ribas, Valdenilson Ribeiro, orient.A Matemática moderna continua associada aos métodos tradicionais de ensino, valorizando a transmissão de conhecimentos, apesar dos progressos científicos atuais. Desta forma, o ensino formal não parte da realidade do aluno, nem da sua experiência. Frequentemente, é utilizada uma linguagem científica que o aluno não domina e há falta de relacionamento afetivo e social, na interação entre o aluno e o professor, em sala de aula. Em consequência, muitos alunos brasileiros evidenciam dificuldades na disciplina e recusam estudar matemática, o que se traduz em insucesso escolar. Por isso, é essencial que, para além do domínio cognitivo, o professor se preocupe igualmente com o domínio afetivo, de forma a dinamizar aprendizagens significativas. Assim, esta pesquisa quantitativa tem como objetivo equacionar a influência da dimensão afetiva na qualidade do processo de ensino-aprendizagem da matemática, na percepção de alunos e professores do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual. O estudo comprova a importância das relações interpessoais no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a afetividade, a confiança e o respeito entre professores e alunos influenciam o desenvolvimento da aprendizagem da matemática, pois, com a sua atitude e o seu comportamento, o professor motiva o aluno. Se for negativa, prevalecerá o mau rendimento e, consequentemente, poderá aparecer uma sensação de ódio e recusa perante a disciplina. Contudo, se for positiva, vai favorecer o processo de aprendizagem do conhecimento matemático, em sala de aula.Item A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português(2015) Pinto, Patrícia Conceição Almeida; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O presente estudo incide sobre a Escola como construção social, nomeadamente nas perceções dos estudantes sobre a organização do ensino-aprendizagem da disciplina de português. Neste âmbito, verificamos que o clima e cultura de turma e de escola estão diretamente relacionados com o ensino-aprendizagem e permitem conhecer e analisar a forma como podem influenciar o in(sucesso) na disciplina de português. Nesta investigação, realizada numa Escola Secundária com 3º Ciclo do concelho de Matosinhos, foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um inquérito por questionário a 46 estudantes do 9º ano, que frequentavam a sala de estudo. Da análise dos resultados da nossa investigação verificamos que os estudantes inquiridos consideram que o clima e a cultura de escola estão intimamente ligados com o ensino-aprendizagem. Os inquiridos apresentam diferentes perceções quanto à organização do processo de ensino-aprendizagem de português, estando, no entanto, de uma maneira geral, envolvidos no mesmo. Conclui-se que os estudantes têm, de um modo geral, sucesso na disciplina de português e consideram que o clima e a cultura de turma e de escola são bons e contribuem para o sucesso educativo. Consideram ainda que o papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, os temas trabalhados nas aulas são atuais e interessantes.Item Pontes entre nós : a articulação docente no 1º CEB : um contributo para a aprendizagem(2012) Santos, Rosa Maria Nunes dos; Cosme, Ariana, orient.Este trabalho de investigação centra-se num projeto de articulação curricular no 1º CEB, nomeadamente o trabalho supervisivo desenvolvido pelo Professor Titular de Turma (PTT) e Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (PAEC). Com base na pergunta de partida “De que forma a prática pedagógica articulada e supervisionada entre o Professor Titular de Turma e os Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular contribui para a melhoria das aprendizagens dos alunos do 1º CEB?” pretende-se compreender de que modo a colaboração entre docentes pode concorrer para o desenvolvimento da articulação curricular potenciando o sucesso escolar. Empiricamente foram interligados conceitos como aprendizagem, currículo e articulação curricular, supervisão pedagógica, cultura docente, escola a tempo inteiro, pedagogia de projeto apoiado em autores como Alarcão (2002), Cosme & Trindade (2007), Dewey (1959), Fullan & Hargreaves (2001), Leite (2003), Morgado (2005), Roldão (2009). A metodologia mista da presente investigação combina o método qualitativo e quantitativo na recolha de informação: análise de documentos, entrevista, inquéritos aos professores. O caso em estudo realiza-se no cenário profissional da investigadora, num Agrupamento de Escolas de Matosinhos, durante 2010/11. Compararam-se os resultados escolares de três turmas, do 2º ano de escolaridade: uma onde o projeto Navegar na Leitura d’A Menina do Mar foi mais relevante e duas onde esse não foi implementado com a mesma dimensão. Comparando dados concluiu-se que houve uma melhoria nos resultados escolares dos alunos da turma em estudo. Estes revelaram pontuações mais altas, em todas as áreas curriculares, com relevo na área de português, evidenciando-se na compreensão de textos e na aquisição de estratégias de pesquisa e de escrita. Em suma, a transversalidade da língua materna estende-se à melhoria de resultados escolares nas restantes áreas do conhecimento. O trabalho colaborativo foi a ponte necessária ao sucesso da aprendizagem.Item Representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos estudantes(2015) Lins, Kátia Maria Alves Maia; Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira, orient.O estudo apresenta como problema de pesquisa, analisar as representações sociais da família e da escola presentes nos pais dos alunos do primeiro ano do primeiro ciclo do ensino fundamental, como forma de contribuição para a melhoria do ensino e aprendizagem e da relação entre família e escola. O universo desta investigação está focado numa escola pública municipal localizada no distrito de Cucaú, cidade do Rio Formoso, Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Para tanto, envolveram-se os pais dos alunos¸ através da aplicação de inquéritos por entrevista como instrumento de levantamento dos dados. Assim sendo, a pesquisa com uma abordagem qualitativa, sem excluir a abordagem quantitativa. Como resultado verifica-se que, além das limitações entre família e escola há um desencontro entre as instituições. Destaca-se o fato de que os pais não conseguem aceitar as mudanças sofridas na educação ao longo do tempo, mantendo as suas representações sociais de infância e juventude. Do estudo sobressai a importância da gestão democrática na escola, bem como de uma filosofia de respeito, união, participação e trabalho coletivo. Como subsídios de contribuição o estudo sugere uma formação de suporte para escola direcionada ao aprofundamento da investigação sobre a relação escola e família.Item O uso da internet no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa(2014) Albuquerque, Maria de Lourdes Melo; Pereira, Severina Gomes, orient.As conquistas que o uso da internet trouxe para a humanidade constituem contribuições e condições de desenvolvimento social. No que se refere à educação, surge a problemática de práticas que consolidem esse conhecimento. Neste sentido, este estudo tem como objetivo analisar o aprofundamento do ensino e aprendizagem da língua inglesa através do uso da internet, como meio de troca de informação e construção do saber. Através da pesquisa bibliográfica e de campo procurou-se coletar informações sobre o desenvolvimento da prática do ensino de língua inglesa, através da utilização das TIC. Realizando um questionário objetivo, com dez questões sobre o tema, se buscou na Escola Duque de Caxias da cidade de Garanhuns analisar as perspectivas dos alunos sobre a importância desta ferramenta, na respectiva contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Os conceitos e reflexões apontados neste estudo visam aprimorar um rol de práticas que favoreçam o ensino e aprendizagem da língua inglesa, Os resultados demonstraram que o conhecimento adquirido em sala de aula, pelos alunos comprova o aprofundamento da língua inglesa, através da aplicação do uso da internet em sala de aula. O estudo comprova que as TIC podem funcionar como uma poderosa ferramenta, permitindo ao docente encarar a perspectiva de uma pedagogia diversificada, mais ativa, diferenciada e global, através do uso das tecnologias da informação e de rede. O sucesso do ensino, através da internet, demonstra que os educadores de língua estrangeira devem estar preparados para a transformação e que os desafios que surgem, com a globalização da informação, se encontram não somente na sala de aula, mas no universo com o qual os alunos se confrontam no seu cotidiano.