Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "AUTISM"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação inclusiva no ensino regular : estudo de caso de alunos com transtorno do espectro do autimo de uma escola de Goiás(2022) Castro, Ana Paula de Oliveira; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo tem por objetivo analisar práticas de Educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo no ensino regular, segundo a legislação em vigor no Brasil, no contexto de uma escola da rede privada de uma cidade do interior do Estado de Goiás. Assim, interessou analisar a evolução legislativa, quanto à inclusão e à Educação inclusiva no Brasil, a fim de verificar a aplicabilidade da Lei 13.146 de 2015 e da Lei 12.764 de 2012, designada por Lei Berenice Piana. Trata-se de um estudo de caso, com aplicação de metodologia qualitativa, no contexto de uma escola privada de Goiás, que apresenta, como sujeitos participantes, professores e profissionais que trabalham a Educação inclusiva com alunos do ensino Fundamental. Quanto às fontes, foi realizada a análise documental da legislação em vigor e do Projeto Político Pedagógico da escola privada. Em complementaridade, concretizaram-se entrevistas à Diretora, Coordenadora, Professoras, Monitoras e Fonoaudiólogo, tendo por base um guião com questões abertas, previamente definidas, um inquérito por questionário, com questões fechadas, aplicado aos alunos, o que facilitou a triangulação de dados. O estudo permitiu concluir que a publicação da Lei Berenice Piana foi muito importante para a concretização da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no ensino regular. Do mesmo modo, a publicação da Lei Brasileira de Inclusão garantiu mais direitos às pessoas deficientes, o que possibilitou quebrar as barreiras que limitavam o seu acesso à Educação inclusiva, bem como a sua integração plena na sociedade.