FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa
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Percorrer FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa por assunto "ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS"
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Item Endomarketing como estratégia de gestão de recursos humanos na lógica do cliente interno: estudo de caso na administração de condomínios(2018) Teixeira, Sara Sofia Leite; Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.Nas sociedades ocidentais hodiernas de consumo - onde o ser e o parecer se confundem - e nas organizações contemporâneas, de matriz tecnológica mas com raízes pós-industriais e configurações pós-modernas, os consumidores demonstram um comportamento aquisitivo depurado, mesmo em realidades semiperiféricas como a sociedade portuguesa. Segundo a teoria Lipovetskiana, vivemos na 'era do vazio', caracterizada pela perda de sentido das grandes instituições morais, sociais e políticas, e por uma cultura aberta que incorpora a personalização dos processos de socialização e coexistência dos antagonismos - violência e convívio, modernismo e 'retro', ambientalismo e consumo desenfreado. A capacidade de as organizações prestadoras de serviços se ajustarem as exigências do mercado acarreta que estas estejam em contato direto com os clientes. Neste sentido, as empresas carecem de um plano que as auxilie e permita a adequação ao seu público-externo (atuando numa lógica de cliente interno), atraves de estratégias de endomarketing baseadas na sua motivação, formação, valorização e acompanhamento. Esta dissertação analisa a perceção que os funcionários de uma empresa prestadora de serviços na Administração de Condomínios (estudo de caso) têm, relativamente a adoção de ferramentas de endomarketing. Almeja-se a compreensão das variáveis que estão na ge'nese desta técnica e que mais influenciam ocomportamento aquisitivo dos indivíduos. Efetuou-se uma investigação de natureza qualitativa, exploratória e não probabilística, baseada na análise categorial e de conteúdo de entrevistas efetuadas a 10 colaboradores da empresa em estudo (que correspondem a 62,5% da totalidade do universo dos colaboradores), tentando compaginar-se as vivências e testemunhos dos indivíduos com a literatura. Destaca-se, pelos resultados alcançados, a confirmação do pressuposto teórico-metodológico que indicia que o endomarketing se afigura como uma ferramenta preponderante na prestação de um serviço com maior grau de qualidade e que, paralelamente, tanto os colaboradores como a organização, obtêm ganhos significativos com a sua implementação.