FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa
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Item O empreendedorismo e a inovação na saúde, factores potenciadores de novos projetos(2012) Carneiro, Victor Sá; Diz, Henrique Manuel Morais, orient.O objetivo geral deste trabalho é investigar o empreendedorismo e a inovação, assim como a forma como estes instrumentos se têm ligado, ou podem vir a ligar-se, à atividade da saúde potenciando novos projetos empresariais inovadores com elevados níveis de competitividade e rentabilidade, numa lógica de criação de um modelo que sintetize estes instrumentos e os potencie para resultados noutros projetos empresariais. No seu desenvolvimento, pretende-se compreender e melhorar a influência positiva que o empreendedorismo e a inovação têm na área da saúde e compreender a influência destes instrumentos como fatores potenciadores de novos projetos contribuindo para a regeneração dos tecidos empresariais, quer ao nível da criação de novas empresas inovadoras, quer ao nível da modernização, reposicionamento ou reorientação de empresas existentes. O objetivo específico desta investigação sobre empreendedorismo e inovação na saúde, como fatores potenciadores de novos projetos, pode evidenciar sinais de êxito mais evidentes, que permita tirar ilações da importância das sinergias entre empreendedorismo e inovação, nas suas várias vertentes da saúde, que alavanquem novas oportunidades para projetos empresariais, sustentáveis e com forte probabilidade de sucesso, muitos deles já identificados, mas ainda não desenvolvidos quer por potenciais empreendedores ou investidores.Item Papel das lideranças intermédias no processo de mudança organizacional : o caso das organizações de saúde em Portugal(2012) Carvalho, Mário Jorge; Diz, Henrique Manuel Morais, orient.A Gestão, como arte e experiência, tem sido infelizmente pouco solicitada para participar activamente no crucial e urgente processo de regeneração e reversão do Sistema Nacional de Saúde em Portugal. Perante a prevalência notória da perspectiva macroeconómica da economia da saúde, a gestão tem-se remetido quase ao serviço mínimo de repositório e subserviente cumpridor da norma emanada dos diversos e diversificados poderes da saúde, nomeadamente os político e burocrático. Sem querer com isto pretender ter encontrado a panaceia para a intervenção no processo, julga-se que sem um forte contributo da gestão jamais se atingirá o objectivo pretendido de flexão no andamento notoriamente negativo dos últimos anos. E isso passa por dois aspectos cruciais inerentes às organizações de saúde: acreditar verdadeiramente nas competências detidas pelas suas lideranças intermédias e apostar na respectiva delegação de poder e decisão. A contrapartida para isso será um sério, genuíno, forte, diferenciado e negociado processo de contratualização interna e avaliação de desempenho em excelência das unidades, serviços e centros nucleares da estrutura, em que de uma vez por todas se arrede a tradicional e já demonstradamente prejudicial posição negocial leonina dos diversos centralismos da saúde em Portugal.Item A gestão do risco nas empresas : comparação das práticas de gestão do risco, no setor da construção em Portugal e no Reino Unido(2012) Sousa, Maria da Conceição Gonçalves Ferreira Vaz; Diz, Henrique Manuel Morais, orient.O risco faz parte do dia a dia das organizações e atualmente mais do que nunca deve ser gerido de uma forma consciente. As organizações como forma de transparência na divulgação da informação para os investidores e outras partes interessadas, devem expor as suas políticas de risco e a forma como pretendem alcançar os objetivos que se propõem numa ótica de continuidade e sustentabilidade. Os mercados globais com grande complexidade e forte concorrência levam a que as empresas se afirmem pela sua capacidade de organização. No setor da construção a dispersão geográfica das obras e a correspondente dispersão dos ativos de produção, os concursos públicos e a apresentação de preço assumem especial relevância em termos de análise de risco. Atualmente na matéria da gestão do risco existem várias recomendações ao nível do governo das sociedades e vários modelos que servem de guião para as empresas implementarem na sua gestão do risco. A estrutura conceptual mais atual e considerada o ‘state of the art’ na matéria de gestão do risco é a ISO 31000 Risk management – Principles and Guidelines. Esta norma pretende definir princípios que permitam a cada organização desenvolver um modelo feito à medida, ajustado aos seus processos e alinhado com a sua estratégia.Item A aplicação do Balanced Scorecard nas pequenas e médias empresas(2012) Sousa, Sara Fernanda Lucas; Leite, Gabriela Marques, orient.; Santos, Carlos Machado Santos, orient.O processo de tomada de decisão é uma das fases mais importantes da gestão, pois é através da decisão que se define o futuro de uma organização. Este processo tem de estar devidamente fundamentado antes da sua implementação, com informação precisa e oportuna. Os tradicionais sistemas de informação, por sofrerem de algumas insuficiências, não se mostraram à altura do desafio que se exige. Deste modo, o Balanced Scorecard surge como uma solução exequível, pois apresenta-se como um instrumento de controlo de gestão que serve de apoio à implementação e controlo duma estratégia previamente definida, baseada na formulação de objetivos, iniciativas, metas e indicadores, distribuídos por quatro perspetivas, a financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e desenvolvimento, relacionadas entre si por relações de causa e efeito. Neste trabalho foi desenvolvido o Balanced Scorecard para uma pequena empresa, a Vidraria Barbosa, com base na informação disponibilizada pela mesma e a interação com os seus administradores e colaboradores. De modo a fundamentar esta aplicação, foi feito um enquadramento teórico do Balanced Scorecard, e também das Pequenas e Médias empresas sendo o objeto de estudo constituído por uma PME. O modelo desenvolvido partiu dos objetivos e indicadores, estabelecidos conjuntamente com a administração da empresa e através do auxílio dos seus relatórios de gestão anuais. Depois esses objetivos foram distribuídos pelas quatro perspetivas sugeridas por Kaplan e Norton (1992) e entre elas estabeleceram-se relações de causa e efeito. Para testar a validade do modelo do Balanced Scorecard, foi simulada a sua aplicação à empresa Vidraria Barbosa, apresentada a análise de resultados até à data e sugestão de medidas/ plano de ação para aplicação futura do BSC. Neste contexto, este estudo permitiu constatar que a estratégia da Vidraria Barbosa beneficiaria com a aplicação do BSC visto poder auxiliar na sua melhor definição, assim como as ações que poderão efetuar para a prossecução dos objetivos pretendidos. A não concretização de algumas dessas metas deveu-se a fatores alheios à empresa. Uma análise de tendência comprova uma evolução positiva na generalidade dos indicadores, com algumas exceções dependentes de fatores extrínsecos, como a atual crise económica.Item A empregabilidade dos cursos profissionais de turismo(2013) Dias, Helena Isabel Baltazar; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.Portugal tem vindo a apostar no ensino profissional não como uma alternativa ao ensino regular mas como um parceiro, uma alternativa viável, tendo em linha de conta que a preparação de ativos no segundo caso é muito demorada. São vários os cursos profissionais que o Ministério da Educação criou, permitindo uma grande variedade de novos técnicos e possibilitando também a dupla certificação aos jovens estudantes – o certificado de conclusão do 12º ano e o certificado de técnico de determinada área. Um dos cursos ministrados de nível III é o curso Profissional de Técnico de Turismo que tem sido ensinado nas escolas profissionais e secundarias do ensino oficial. As questões que se prendem neste estudo estão interligadas à empregabilidade do mesmo como reflexo final do esforço de formandos, formadores e escolas. É importante compreender se esta formação está a responder às exigências do mercado e se a empregabilidade deste curso em particular, é positiva justificando assim o papel integrador e nivelador das instituições nacionais.Item Valor Patrimonial da Gastronomia Portuguesa : impacto na satisfação dos Turistas no destino Porto(2014) Araújo, Maria José Saraiva de Lemos; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.A cultura portuguesa tem nas suas tradições gastronómicas um valor inestimável, que muito tem contribuído para a valorização da oferta turística do país. Portugal é considerado um dos melhores destinos da Europa para viagens de gastronomia e vinhos e a gastronomia portuguesa revela elevados níveis de satisfação junto dos turistas, que procuram fatores de autenticidade ligados à cultura e tradição dos destinos. A oferta da restauração contempla um conjunto de variáveis associadas a uma dimensão material, como o preço ou a segurança alimentar. Mas comporta também uma dimensão imaterial, com componentes ligadas à cultura e história portuguesas. Estas componentes intangíveis não estão, contudo, claramente assumidas como sendo as principais responsáveis pela satisfação dos turistas com a gastronomia portuguesa, sendo essa a análise que se pretende efetuar, confirmando o valor patrimonial da gastronomia portuguesa em geral e da região do Porto e Norte em particular. A análise estatística e correlacional das variáveis que constituem as dimensões material e imaterial foi efetuada a partir de 381 respostas válidas a um inquérito por questionário aplicado no aeroporto do Porto. Este estudo demonstra que variáveis como a simplicidade, a hospitalidade, a ligação ao mar, o sabor e gosto, que constituem a dimensão imaterial da gastronomia portuguesa, são as que os turistas mais valorizam, as que lhes provocam maior satisfação, contribuindo fortemente para o enriquecimento da sua experiência turística e sendo determinante na intenção de revisita e de recomendação do Porto como destino turístico.Item A relação entre a motivação e o sistema de recompensas no mercado de trabalho : um estudo comparativo entre o setor público e privado em Portugal(2015) Repinaldo, Ana Sofia Pereira de Almeida; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.O mercado de trabalho atravessa um momento de grandes transições e muitas adaptações. Envolto em tantas teorias e paradigmas, sobre como se deve viver, trabalhar e administrar, as organizações tentam adaptar-se a um ambiente onde o avanço da tecnologia e o desenvolvimento do conhecimento humano não são suficientes para se ter sucesso (Sousa, et al., 2006). Partindo do paradigma que a grande mais valia de qualquer empresa é o seu capital humano, a gestão de pessoas deve entender o sentido que as pessoas atribuem àquilo que fazem e recebem, para que se possa chegar à motivação dos funcionários. Para que isso possa acontecer é essencial que seja estabelecido uma nova relação de trabalho que terá obrigatoriamente repercussões na forma de recompensar, sendo determinante, um sistema de recompensas capaz de motivar e de mobilizar os trabalhadores no sentido da aprendizagem contínua, da participação e do envolvimento na estratégia organizacional. Considerando o papel motivacional do sistema de recompensas esta pesquisa tem como objetivo central o estudo da relação entre a motivação dos colaboradores com o sistema de recompensas de que beneficiam nas organizações onde trabalham fazendo a comparação entre o setor público e o privado. O processo metodológico utilizado foi selecionado visando dar sentido prático ao esquema de pesquisa, tendo em atenção os objetivos e finalidade da investigação. Assim, o instrumento escolhido foi o questionário por ser um instrumento de trabalho que permite a recolha de informação junto de um dado público-alvo, de acordo com Fink (2003), através de afirmações que representam factos, comportamentos e sentimentos, colocadas segundo uma escala de Likert, permitindo aos inquiridos assinalarem em que medida lhes ocorrem esses fenómenos. Este procedimento permite conhecer o sistema de recompensas de que o trabalhador beneficia e até que ponto o motiva. Depois de analisar as respostas dadas pelos inquiridos ao questionário, algumas das conclusões mais relevantes desta pesquisa são: as mulheres estão menos motivadas pelo sistema de recompensas que as suas empresas praticam do que os homens, a motivação é proporcional às habilitações literárias dos colaboradores, ou seja, são os colaboradores com habilitações superiores que se sentem mais motivados e os funcionários que estão há menos tempo na empresa sentem-se mais motivados com o sistema de recompensas. Poder-se-á ainda dizer que os funcionários do setor privado estão mais motivados pelo sistema de recompensas do que os funcionários do setor público.Item Práticas de gestão em organizações sem fins lucrativos (OSFL) : o caso das mutualidades(2015) Barros, Ana Paula Pinto de; Amaral, António Manuel Pereira da Silva, orient.A gestão nas organizações do terceiro sector assume especial relevo no atual contexto socioeconómico. Em especial, devido à procura crescente de respostas sociais nas diferentes instituições existentes, sejam estas de cariz governamental ou particular. Daí que o estudo das práticas de gestão se aponte como extremamente pertinente, como forma de aferir a eficiência destas organizações, bem como de medir a sua performance no normal desenrolar das suas atividades. No terceiro sector, existe uma diversidade de organizações considerável a operar. O foco do estudo será nas associações mutualistas portuguesas, que estão normalmente associadas às atividades financeiras, de saúde e bem-estar e de ação social. Procurar-se-á identificar os aspetos que afetam as práticas de gestão nas mesmas, para que seja possível reconhecer os fatores que contribuem para que estas se diferenciem e se tornem mais eficientes e sustentáveis.Item Fatores de satisfação e fidelização no processo de compra online – um estudo de caso na Universidade Lusófona do Porto(2015) Fonseca, José Luís Correia; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.O Comércio Electrónico (CE) move, anualmente, biliões de euros em toda a Europa, fazendo deste continente o mais rentável do mundo. Apesar de Portugal ser ainda um país emergente nesta nova forma de negociar, prevê-se um crescimento gradativo no volume de negócios neste mercado que chegue a representar 2,5% do PIB em 2017. Em 2008 a crise financeira que se fez sentir um pouco por todo mundo levou a um sério abrandamento da economia global, no entanto, esta desaceleração não foi tão acentuada no CE, onde o volume de negócios chegou mesmo a crescer entre 2007 e 2009. As razões estão relacionadas com a diminuição dos custos e ao aumento da eficiência das empresas proporcionados por este mercado que permitiu também o alcance de novos mercados, até mesmo, os mais remotos. Por diminuir os custos e aumentar a produtividade das empresas através da redução da rotação de clientes e todos os custos que ela implica, da redução da incerteza e das reclamações assegurando o crescimento dos negócios, é imperativo que as empresas online tomem uma atitude proactiva relativamente aos fatores que influenciam os comportamentos de satisfação e fidelidade online. É por isso necessário o desenvolvimento de estratégias capazes de proporcionar uma satisfação e fidelidade sustentada dos clientes. Num mercado em crescimento, cada vez mais competitivo, onde a oferta dos mesmos produtos é uma realidade e estes são cada vez mais parecidos, a empresa deve apostar numa estratégia de diferenciação, precisando de identificar quais os fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor online e que conduzem à sua satisfação e fidelização. Através de um estudo desenvolvido na Universidade Lusófona do Porto, pretendeuse determinar o tipo de influência que cada um dos fatores que foram identificados na literatura, exerce na conquista da satisfação e da fidelidade dos clientes online. Os resultados permitiram determinar que elementos como a confiança no website, a existência de um sistema de pagamento conveniente, a capacidade do serviço responder às solicitações dos clientes com rapidez e eficácia, o design, funcionalidades do website e a segurança e privacidade proporcionada afetam de forma direta e significativa a satisfação dos clientes online. Por outro lado, fatores como a satisfação, preferência do cliente por uma determinada marca/produto e os custos implícitos à mudança de fornecedor influenciam de forma direta e significativa a fidelidade dos clientes que compram no CE. Em relação às reclamações, foi possível concluir que apenas o elemento referente à resolução do problema com rapidez contribui de forma positiva e significativa para a formação de um comportamento de fidelidade online.Item The effect of working capital management on firms’ profitability : comparative study on Middle East and West Europe companies(2015) Husaria, Mhd Anas; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.This thesis investigates the relationship between working capital management and profitability of firms in the Middle East and Europe. This study used a sample of 54 firms listed in the Middle East and West Europe for the period of 2012-2013. The aim of this research is to test the effect of working capital management in the form of cash conversion cycle measurements on the profitability of firms in the Middle East and Europe. The results of this study revealed that there is no statistically significant relationship between cash conversion cycle measurements and profitability of firms measured as Return on Asset. Moreover, managers should use other tools and strategies to improve their firm’s profitability rather than managing the working capital efficiently.Item A intervenção do departamento de recursos humanos em contexto de mobbing : um estudo de caso numa empresa hoteleira(2015) Tavares, Dânia Sousa; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.Numa sociedade cada vez mais competitiva a nível organizacional e com um mercado cada vez mais inseguro relativamente à estabilidade no emprego, é cada vez mais frequente o aparecimento de situações de mobbing no interior das organizações. Embora esta seja uma temática que já exista desde o aparecimento das relações laborais e que esteja presente em todos os países, é ainda pouco estudada ao nível da comunidade Europeia. Sendo assim, com este estudo, pretendeu-se estudar a existência ou não da prática de mobbing numa empresa do sector hoteleiro, bem como comprovar que, maioritariamente, o tipo de mobbing que se visualiza é aquele que ocorre de forma vertical descendente. Para se proceder a um estudo mais conciso da temática, foi elaborada uma revisão de literatura extensiva, bem como foram aplicados questionários a todos os colaboradores da organização em estudo, de forma a conseguirmos comprovar todos os objetivos a que nos propomos. Após uma análise estatística dos dados recolhidos com o inquérito realizado, podemos concluir que no seio desta organização hoteleira já existiram/existem diversos casos de mobbing, apesar de na atualidade estarem mais diminutos que há uns anos atrás. Foi ainda verificado que os fenómenos de mobbing na sua generalidade foram praticados pelo superior hierárquico, numa tentativa que o colaborador abandonasse a organização de livre e espontânea vontade, sem o mesmo ter de o despedir e pagar os seus direitos. Podemos ainda concluir que apesar de se observar fenómenos de mobbing em ambos os sexos, o mais afetado na empresa em causa foi o feminino, sendo que em grande parte devido ao facto de os colaboradores serem maioritariamente do sexo feminino.Item A Crise na República Helénica em 2012 : contributos para a sua compreensão(2015) Leiras, João Manuel Esteves; Santos, Maria José, orient.A presente Tese de Mestrado tem como principal objetivo contribuir para a compreensão da crise na República Helénica (RH), mais especificamente, os seus antecedentes, a sua caraterização macroeconómica e de finanças públicas, o seu enquadramento na União Económica e Monetária (UEM) e as principais consequências na mesma, principalmente, nos países da Europa do Sul e da Irlanda, bem como no seio da União Europeia (UE) e da UEM. Durante um período de doze anos, 2000 a 2011, na RH, os indicadores macroeconómicos, mais especificamente, o consumo privado cresceu a uma taxa real anual de +1,3 % enquanto, paralelamente, o rendimento disponível decresceu a uma taxa real anual de -0,58%. O investimento diminuiu, o desemprego aumentou, foi necessário mais despesa pública, tendo a receita pública diminuido, simultaneamente e, como consequência, o saldo orçamental em percentagem do PIB ficou incomportavelmente deficitário. O Estado Grego teve que recorrer ao endividamento, culminando numa espiral que originou o pedido de auxílio internacional ao Banco Central Europeu (BCE), à UE e ao FMI. O problema em análise prende-se em compreender como foi possível a Grécia atingir uma dívida pública que atualmente já perfaz cerca de 170% do PIB do país e, quais serão as principais formas de evolução e consequências no contexto da UEM e da UE. Para esse efeito, foi aplicado um questionário online e foram inquiridos especialistas de Economia e Finanças Públicas da Europa do Sul e Central. Os resultados provam que existem dois grupos distintos de experts que se distinguem, não apenas pelas suas caraterísticas socio-económicas e geográficas, mas também pelas atitudes e conhecimentos referentes à origem, à gestão, à importância relativa que atribuem às diferentes regras orçamentais e às soluções potenciais bem como ao futuro da Grécia no seio da UEM. De igual forma, os resultados da quantificação prospetiva efetuada para a correção dos desequilíbrios como o saldo orçamental e dívida pública, em percentagem do PIB, a RH necessita de um período nunca inferior a cinquenta anos para voltar a recuperar a independência e a soberania nacionais.Item Estratégia de desenvolvimento de agências de viagens para São Tomé e Príncipe e gestão de pacotes turísticos(2015) Medeiros, Miryem Machado; Diz, Henrique Manuel Morais, orient.As ilhas de São Tomé e do Príncipe possuem caraterísticas especiais enquanto destino turístico no conjunto das ilhas tropicais paradisíacas. Grande parte das ilhas tropicais encontram-se saturadas em termos de construção imobiliária, poluição e com turismo de massa. Assim, as ilhas tropicais de São Tomé e Príncipe são, possivelmente, as últimas ilhas do género isentas desses inoportunos. Devido a ineficiência da divulgação de são Tomé e Príncipe como destino turístico, esta investigação tem como objetivo, criar uma estratégia de desenvolvimento de agência de viagens para o arquipélago, estratégia essa, que vá ao encontro das necessidades da região e de todos os potenciais consumidores turísticos. A beleza e a riqueza natural são alguns dos muitos pontos fortes que poderão alavancar o crescimento e desenvolvimento do turismo de São Tomé e Príncipe. Desta forma, os recursos naturais devem ser explorados, através da criação de meios e políticas para divulgação do turismo de São Tomé e Príncipe, como por exemplo, visitas guiadas à flora e fauna e visitas antigas as antigas roças com objetivo de dar vivacidade às riqueza patrimonial, promover o artesanato típico da região e de certas formas cultura presentes nas ilhas.Item O sistema de controlo interno na execução do orçamento geral de estado: comparação entre a Guiné-Bissau e Portugal(2016) Coiaté, Bubacar; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O principal objetivo deste trabalho é estudar um dos mais importantes instrumentos de gestão na Administração Pública e Privada, em particular na Guiné-Bissau, numa visão comparativa com Portugal, o Sistema de Controlo Interno (SCI) na execução do Orçamento Geral de Estado. Este sistema, que serve de base para toda a atividade de controlo da Administração Pública e Financeira do Estado, deriva do poder que essa Administração detém sobre os seus próprios atos e agentes na execução do Orçamento Geral de Estado como também nos programas das entidades privadas. Neste estudo, usamos como metodologia o estudo empírico de natureza qualitativa. Com o objetivo de gerar hipóteses de investigação, esta metodologia utiliza técnicas como a observação minuciosa e a análise de documentos escritos, como relatórios, teses e composições. Além disto, procura-se, neste estudo, enquadrar o SCI na Execução do Orçamento de Estado pelo Governo Central do país e indicar as práticas que poderão ser melhoradas tendo por referência o contexto do Governo de Portugal. Far-se-ão também algumas considerações importantes sobre a estruturação do SCI. Para alcançar este objetivo, serão analisados os pressupostos e instrumentos de fiscalização interna relacionados com o controlo externo e social e outras regras de implementação do SCI, dado que todos estes fatores são fundamentais para um sistema que busca a verificação constante da realização do interesse público advindo da atuação da Administração.Item Estudo de políticas de mobilidade urbana. Caso de estudo no Estado do Espírito Santo, Brasil(2016) Lemke, Huarley Pratte; Amaral, António Manuel Pereira da Silva, orient.O estudo dos transportes tem um especial impacto no estilo e qualidade de vida das populações. O propósito deste trabalho foca-se na identificação dos diferentes fatores e indicadores que condicionam a mobilidade urbana, de forma a apontar políticas de gestão mais orientadas e eficientes para a população. Avaliou-se o sistema de transporte público e privado do Estado do Espírito Santo (ES), sob o ponto de vista da satisfação do utilizador. Desta forma, mediram-se os indicadores de satisfação, explorando alguns modos de transporte, através dos atributos: de conforto, qualidade, segurança e custo. Após submissão do inquérito e escolha dos dados foi possível, após aplicação das ferramentas estatísticas convenientes, observar importantes caracterísitcas e identificar possíveis causas para alguns dos problemas de mobilidade identificados. A utilidade do estudo é inegável como suporte à formulação de novas políticas de mobilidade, que permitam, por um lado, melhorar o nível de satisfação dos utilizadores, e por outro, dotar as autoriedades competentes das condições necessárias para definir novas políticas de mobilidade para que promovam a melhoria da eficiência do sistema de transportes do Estado ES.Item A importância da inteligência emocional nas competências de gestão. Um estudo de caso num operador logístico português(2016) Gandra, Manuel Maria Gonçalves; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.Pressuposto: O sucesso de um líder reside na sua propensão para a Gestão da dicotomia emoção/razão. Entender as características organizacionais atuais sem atender a aspectos emocionais, morais, sociais e éticos no desempenho do sujeito onde não esteja incluída a Inteligência Emocional é, e porventura será, uma questão que ainda merece críticas das mais distintas ideologias, porque embora tenhamos que reconhecer que o foco ainda tenha tendência a ser mantido nas competências técnicas em detrimento das emocionais, são estas últimas que estarão a ter mais sucesso nos seus resultados tanto na pessoa como na empresa, em suma, na própria sociedade. Tendo como base esta premissa, a presente dissertação terá como objetivo perceber até que ponto os diversos agentes e respetivas funções na empresa X entendem e atendem à importância da IE em função da sua instrução incluir ou não formação em Ciências Sociais onde é colocada a questão: Será a formação em Ciências sociais o preditor da propensão da Inteligência Emocional do sujeito? Na revisão de leitura será abordada a evolução e definição do conceito bem como das componentes integrantes do mesmo e respetiva aplicabilidade no mundo organizacional. Este estudo será uma investigação de carácter descritivo, exploratório e correlacional fundamentado numa metodologia quantitativa com o objectivo de compreender a existência de relação entre a formação em Ciências Sociais, a propensão para a Inteligência Emocional e respetivas competências, aplicado através de inquéritos a profissionais do Grupo X, onde mediante os resultados conseguidos, tentar-se-á perceber se as Ciências Sociais influem na propensão do sujeito para a Inteligência Emocional. Os resultados desta investigação concluíram como estatisticamente positiva a correlação entre as Ciências Sociais e a propensão para a Inteligência Emocional sendo que os valores são significativamente mais elevados no que respeita à primeira competência definida por Daniel Goleman, a Autoconsciência.Item A influência das hierarquias na satisfação dos colaboradores: um estudo de caso sobre a cultura e o clima no setor bancário no norte do país(2017) Santos, Cheila de Sousa; Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.Este trabalho de investigação analisa a influência das hierarquias na satisfação dos colaboradores. É um estudo de caso sobre a cultura e o clima no sector bancário no Norte do País, apostando numa abordagem exploratória acerca da satisfação dos colaboradores em relação ao local onde trabalham. Em linha com as ciências comportamentais nas organizações e tendo a Gestão de Recursos Humanos como uma área disciplinar da Gestão, nunca perdendo um fio condutor aparentado com as Ciências Sociais em geral, trata-se de uma pesquisa que tem como objeto teórico a satisfação no e com o trabalho e que coloca, igualmente, em destaque e em perspetiva a temática da Cultura (sendo a variável Clima subsequente), aportando as emergentes contribuições nestas matérias e ajustando-as a um contexto tão competitivo como difícil que é o do setor bancário (pelas implicações económicas, financeiras e sociais que acarreta). A aposta no Norte de Portugal e a amostra não preditiva (apesar de relativamente significativa) consubstanciam este panorama de complexidade. A metodologia para aferir alguns pressupostos teórico-práticos é a metodologia quantitativa (não obstante de neste caso não ser probabilística), por se adaptar de modo mais sensível aos constrangimentos e vicissitudes inerentes a um estudo desta natureza. O instrumento utilizado é o questionário, que tem como objetivo recolher informações sobre o clima e a cultura organizacionais dos colaboradores nas instituições onde trabalham, sempre com a temática da (in)satisfação laboral como pano de fundo, mantendo o seu carácter transversal nesta tese. Foram investigadas duas hipóteses: as hierarquias afetam decisivamente o grau de satisfação dos colaboradores (hipótese 1) e o salario é um fator determinante para a satisfação dos colaboradores (hipótese 2). Segundo Lakatos & Marconi (1995) as hipóteses são possíveis e provisórias em relação às questões de investigação e tornam-se também ferramentas de pesquisa.Nesta abordagem de índole dissertativa de alcance exploratório, as hipóteses e questões colocadas apenas se cifraram como referências pendulares e estruturais na aplicação prática e empírica das prerrogativas teóricas e respetivas indagações. Os resultados demonstram, de forma geral e parcelar, que as hipóteses que foram colocadas não são infirmadas.Item Proposta de melhoria da qualidade de serviço e da satisfação dos clientes do Hotel Holiday Inn Express Porto Exponor(2017) Pinheiro, Guilherme Artur Ferreira; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.O trabalho projeto apresentado tem como principal objetivo melhorar a qualidade de serviço prestada no hotel Holiday Inn Express Porto Exponor, por forma a aumentar o nível de satisfação dos seus hóspedes. Para a realização deste trabalho iremos efetuar uma pesquisa rigorosa com vista a identificar os fatores que mais contribuíram para a insatisfação dos clientes deste estabelecimento hoteleiro. Assim, iremos utilizar os resultados dos inquéritos de satisfação efetuados nos anos de 2014 e 2015 e iremos analisar os comentários, conhecidos com reviews, que os anteriores clientes deixaram em sítios da internet especializados nesta área, como são a Booking.com, o TripAdvisor e a Expedia.com. Pretendemos entender quais os aspetos que estão a comprometer a qualidade do hotel e como é que contribuem para a insatisfação dos hóspedes. Utilizando a informação alcançada com os inquéritos e com os reviews, saberemos exatamente quais foram as fontes de frequente insatisfação. Desta forma, iremos conseguir projetar as medidas de melhoria para cada aspeto que necessite de intervenção. Em suma, pretendemos saber o que o cliente pensa acerca do hotel e dos seus serviços para podermos definir estratégias de melhoramento. Desta forma, iremos alcançar a satisfação dos hóspedes, melhorar o serviço do Holiday Inn Express Porto Exponor e aumentar a notoriedade e a procura através de uma qualidade reconhecida.Item Gestão de outsourcing de catering na Santa Casa da Misericórdia do Porto: um novo modelo(2017) Vieira, Giselia Ana; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.As organizações gerem recursos, muitas vezes, à margem do core business, os quais podem escassear, ser dispendiosos e tomar muito tempo, o que as faz desviar das suas funções principais. Nesse sentido, e com vista à eficácia e eficiência, tem-se tornado uma prática corrente, em algumas organizações, adotar estratégias que lhes permitam facilitar processos e gerir recursos, de modo económico. Esta investigação foca-se no outsourcing de catering para públicos especializados, em contexto de Serviço Social. Nesse âmbito, procura-se responder a uma questão principal: Será recomendável a Santa Casa da Misericórdia do Porto manter a gestão do outsourcing de catering para público especializado? Desta questão derivaram duas: 1 - Quais são as vantagens, as desvantagens e os riscos associados ao outsourcing?; 2 - O outsourcing de catering cumpre um serviço alimentar de qualidade e satisfatório para o consumidor e cliente?. Na realização do estudo empírico, a recolha de informação e dados contou com pesquisa documental e bibliográfica, administração de questionários e entrevistas. A parte teórica centra-se na gestão do outsourcing de catering especializado, focando o caso da Santa Casa da Misericórdia do Porto. São explicados os métodos e procedimentos adotados no trabalho de campo, e apresentados os resultados da administração dos inquéritos por questionário e entrevista. Por fim, os objetivos da investigação são verificados, as hipóteses são sujeitas a confirmação, e a questão principal da investigação e derivadas são respondidas. Concluiu-se que é recomendável a Santa Casa da Misericórdia do Porto manter a gestão do atual modelo de catering especializado, pois cumpre as Normas de Qualidade e Segurança Alimentar, e em relação ao anterior modelo de catering indiferenciado, satisfaz melhor o consumidor, e apresenta vantagens superiores às desvantagens e riscos, nomeadamente, ao nível da gestão, redução de custos, e libertação de pessoal para se dedicar ao core business da organização.Item O perfil do enoturista na região do Vale de Tâmega e Sousa(2017) Sousa, Stéfanie Roque; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.A presente dissertação visa averiguar qual o perfil do enoturista na Região do Vale do Tâmega e Sousa sendo que paralelamente será analisado se a região está a responder às expetativas dos mesmos. Para responder a principal pergunta que é: Qual o perfil do enoturista no Vale de Tâmega e Sousa? Será efetuado um questionário que será facultado aos enoturistas da região. O trabalho está estruturado nas seguintes partes: na primeira é apresentado uma breve revisão da literatura sobre o marketing, segue-se a revisão da literatura sobre o enoturismo; os tipos de turistas e seus consumos e por último uma breve descrição da região vitivinícola do Vale do Tâmega e Sousa. A segunda parte está relacionada com os prossupostos teóricos e metodológicos onde apresentar-se-á a temática e a metodologia, os objetivos as questões e as suas hipóteses, será também analisado o guião do questionário. Por último será a análise e a discussão dos resultados obtidos, onde iremos abordar temas como a fiabilidade das escalas, a análise descritiva e a análise das hipóteses.