FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa
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Percorrer FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa por assunto "AZORES"
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Item Brand equity: o caso da marca Açores(2019) Ponte, Daniela Carvalho; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.A criação de valor e a força da marca são extremamente importantes para a diferenciação e a valorização das empresas. Face à atualidade da marca Açores e ao crescimento que a mesma tem verificado desde a sua criação, esta investigação, por meio de uma análise quantitativa, procura analisar os aspetos essenciais do Brand Equity na marca Açores. Tendo por base o modelo de Brand Equity proposto por Aaker, através de questionário, pretende-se verificar se existe Brand Equity na marca Açores pelas dimensões lealdade à marca, qualidade percebida, reconhecimento da marca e associações à marca. O estudo teve por base uma amostra por conveniência que era constituída por indivíduos de nacionalidade portuguesa e de nacionalidade estrangeira. Os resultados obtidos na investigação sugerem que a marca Açores é reconhecida pelos consumidores e associada, essencialmente, à natureza, aos produtos regionais e à experiência global. A marca Açores é reconhecida mesmo antes do selo de origem e os consumidores afirmam a qualidade, a confiabilidade e a funcionalidade dos bens/serviços desta marca, conduzindo à fidelidade e ao consumo recorrente desta marca. Pela facilidade de reconhecimento, pela identificação, pela superação das expetativas e pela satisfação do consumidor é possível afirmar que a marca Açores tem impacto a nível nacional e internacional. Consequentemente, verifica-se a existência de Brand Equity na marca Açores e o seu sucesso, sendo este estudo um ponto de partida para outros estudos relacionados com a temática.Item Valorização da gastronomia açoriana: um estudo de caso sobre a oferta e a procura gastronómica no centro histórico de Ponta Delgada(2018) Viveiros, Carolina Miranda; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.A gastronomia faz parte da vida de um povo, utilizada como produto turístico e representada fisicamente nos restaurantes, mercados locais e até mesmo nos produtores. Um elemento patrimonial, que envolve marcos identitários da cultura de um determinado povo. Sem dúvida que é um aspeto diferenciador de um local, sendo que cada povo tem a sua própria identidade, comunicada através dos seus costumes, hábitos, alimentos e práticas gastronómicas que a ela se associam. O turismo é um setor em crescimento nos Açores e, ao mesmo tempo, os diversos produtos e experiências turísticas começam a ser mais valorizados, como é o exemplo da gastronomia. Esta pesquisa, tem como objetivos tentar perceber se os gestores dos restaurantes locais estão a valorizar a gastronomia típica, se os turistas procuram uma experiência gastronómica relacionada com a identidade do povo açoriano, e também se a oferta nos restaurantes se adequa à procura e às suas preferências gastronómicas. Em termos de pesquisa, foi feita uma revisão de literatura e a metodologia consistiu na construção e aplicação de um inquérito a turistas, complementados com entrevistas aos proprietários dos restaurantes; e como suplemento extra, o levantamento dos pratos confecionados nas ementas dos restaurantes típicos localizados no centro histórico de Ponta Delgada, no sentido de validar as hipóteses e responder aos objetivos do estudo. Quanto aos principais resultados, eles demonstram que os restaurantes locais têm uma oferta gastronómica que evidência a cultura gastronómica açoriana, utilizando produtos locais e que os turistas inquiridos dão importância à experiência diferente do que a habitual. Da mesma forma, a oferta é adequada às motivações da procura, observada na validação das hipóteses. O estudo demonstra ainda que a valorização da gastronomia por parte dos diferentes públicos, a sua satisfação com a mesma, e a qualificação positiva após experiência no local, o que torna a gastronomia como produto em ascenção, indo de encontro ao crescimento do turismo local.