FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa
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Percorrer FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa por assunto "BEHAVIOUR"
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Item Consumer innovativeness: estudo do perfil do consumidor de vinho(2022) Espínola, Fábio Miguel Sousa; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.Este estudo visa perceber o perfil do consumidor de vinho português, bem como os fatores influenciadores da frequência de consumo. Pretendeu-se sobretudo perceber se o consumidor de vinho português está apto para a inovação neste mercado e se essa inovação influenciará o processo de decisão de compra e consumo por parte dos consumidores. Importa para a condução teórica desta investigação compreender o perfil do consumidor de vinho. Assim, e de forma a alcançar o objetivo proposto, procedeu-se primeiramente à construção de um modelo de análise que comporta a problemática teórica centrada essencialmente nos conceitos de innovativenes e comportamento do consumidor de vinho. Tratando-se de uma pesquisa de natureza quantitativa recorreu-se ao inquérito por questionário para a de recolha de dados. Verificou-se que os consumidores dão uma maior preferência aos atributos intrínsecos, em destaque o “sabor”, “tipo de vinho” e “aroma” ao invés dos atributos extrínsecos, pelo que assim sendo, para a inovação ter alguma influência no processo de decisão de compra e consumo por parte dos consumidores terá que ocorrer neste tipo de atributos. Palavras-chave: innovativeness; vinho; comportamento do consumidor