Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor por assunto "ATIVIDADES LÚDICAS"
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Item A importância das atividades lúdicas no desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral(2012) Silveira, Ana Isabel Machado Lima da; Sousa, Luís de, orient.As atividades lúdicas normalmente são utilizadas com duas ou mais pessoas. Por vezes tendemos a colocar de parte crianças que sofram de algum tipo de problema como é o caso das crianças com paralisia cerebral, pois em muitos dos casos pensamos que estas crianças não conseguem realizar a maior parte destas atividades, deixando assim que fiquem ausentes das mesmas. A inclusão destas crianças com Necessidades Educativas Especiais é fundamental nas escolas, pois é lá que as crianças passam a maior parte do tempo. Assim, as crianças com necessidades educativas especiais devem ter a possibilidade de percorrer o ensino regular, e as escolas devem adaptar-se e ter as condições necessárias para acolher qualquer tipo de criança, para que existam escolas inclusivas que consigam chegar ás necessidades de todas as criança. A presente investigação pretende responder á questão: A criança com Paralisia Cerebral pode ter um maior desenvolvimento através de atividades lúdicas? Assim, este trabalho é um estudo de caso, pois o investigador pretende desenvolver o trabalho com um aluno com paralisia cerebral, trabalhando com ele diretamente de forma a compreender se esta criança consegue ou não desenvolver as suas capacidades motoras através de atividades lúdicas. Pretende-se, também, que o investigador possa participar em determinadas atividades escolares ou extracurriculares para conseguir perceber a atitude da criança com os colegas de escola e de que forma este aluno é incluído na mesma. Com a realização deste trabalho foi possível compreender que ao realizar as atividades lúdicas a aluna desenvolveu, não só a nível motor como também social, pois antes do presente trabalho, a aluna não cooperava em determinadas atividades que agora faz parte.Item A importância do lúdico no processo inclusivo de crianças com necessidades educativas especiais no pré-escolar(2013) Guerra, Carmen Cristina Silva de Oliveira; Sousa, Luís de, orient.A presença de crianças com NEE é uma realidade nas salas de aula e é da responsabilidade do educador desenvolver metas e estratégias de aprendizagem dos seus educandos. A integração do lúdico nos conteúdos curriculares nos primeiros anos de vida, promove competências e potencia-as, provocando na criança uma consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Neste sentido, a perceção dos educadores de infância em relação à importância do lúdico como ferramenta pedagógica no processo inclusivo de crianças com NEE no pré-escolar, é de extrema relevância. O lúdico no processo de socialização das crianças e a verificação do seu contributo no processo de ensino-aprendizagem, por meio de jogos, brincadeiras ou brinquedos foi estudado através da aplicação de um questionário a educadoras que, de modo individual manifestaram a sua sensibilidade, conhecimento e experiência. À luz de alguns autores e suas considerações, procuraram-se definir bases para a planificação da ação educativa integral e plena, contemplando o ato do brincar como meio de desenvolvimento físico e intelectual de toda e qualquer criança. Os resultados do estudo apontam para o valor pedagógico do lúdico em que, de uma forma natural não só promove o desenvolvimento integral das crianças, como também, permite a aceitação e aproximação entre elas.