IMULP - Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer IMULP - Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto por assunto "ALUNOS"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A mediação escolar nas narrativas de alunos do Ensino Secundário(Universidade do Minho, 2010) Costa, Elisabete Pinto da; Barandela, Teresa; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaA mediação escolar apresenta-se como uma ferramenta educativo-pedagógica através da qual se pode ministrar aos jovens competências relacionais promotoras da cooperação e da sã convivialidade, proporcionando, inclusive, oportunidades para enfrentarem os dilemas morais que se lhes colocam nesta fase de desenvolvimento. Tornase essencial consciencializá-los e, sobretudo, prepará-los para assumirem a coresponsabilidade pela harmonia do seu contexto social. Tendo por base tais pressupostos, promoveu-se uma formação em alunos do ensino secundário de uma escola do norte do país, cujo objectivo principal consistiu em dotá-los de habilidades de mediação de conflitos. Tais alunos foram sendo integrados numa equipa de mediação já em funcionamento na escola. Com este artigo pretende-se apresentar um estudo qualitativo realizado a partir de uma amostra de 10 alunos do ensino secundário, segundo a metodologia da narrativa que permitiu desocultar as representações da mediação de conflitos em torno de três principais temas: a formação em mediação, o processo de mediação e a identidade do jovem mediador. Este trabalho resulta de um processo de investigação e intervenção que obedeceu a um plano sequencial e cujo procedimento básico comum a todos os sujeitos consistiu na realização de sessões de sensibilização, de formação, de mediação e de reuniões de equipa, desenvolvido ao longo de 9 meses.Item Mediación escolar: un estudio de caso en Portugal(Centro de Investigación en Derecho Público - Universidad de Montreal y Universidad de Luxemburgo, 2017) Costa, Elisabete Pinto da; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaLa mediación escolar tiene como objetivo principal la creación de espacios de socialización y convivencia donde la gestión de las relaciones interpersonales sea constructiva. Tiendo por referencia las lógicas y las modalidades apuntadas a la mediación escolar, sustento una vocación de amplio alcance, que va más allá de la gestión de conflictos propia de la primera generación de programas implementados en las escuelas: la mediación entre pares. En este artículo tengo como objetivo principal presentar un análisis sobre un proyecto de mediación escolar en sus principales etapas de concretización: diagnostico, formación y funcionamiento de estructuras de mediación, a partir de la percepción de los alumnos participantes en esas etapas. Es un estudio de caso, con una investigación longitudinal, realizada en Portugal, en una escuela conocida como Territorio Educativo de Intervención Prioritaria, entre 2009 y 2015, con un número alumnos, entre los 12 y 14 años, que ha cambiado en cada uno de los momentos estudiados. Se ha adoptado una metodología de investigación mixta, con uso de cuestionario y entrevista y recurriendo a un análisis estadística y análisis de contenido. Los resultados demuestran una clara evolución sobre el abordaje del conflicto y de la convivencia entre el diagnóstico y la actuación como mediadores, confirmando la eficacia de la metodología de intervención de la mediación.Item Teachers and students’ perceptions about remote teaching in higher education: online qualitative research(Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), 2022-12) Vale, Ana; Martins, Alcina; Coimbra, Nazaré; FL - Faculty of LawThis study analyses the impacts and challenges of emergency remote teaching in Higher Education institutions in Porto due to the COVID-19 crisis in 2020. We carried out an exploratory study of a qualitative nature to analyze the perceptions of teachers and students about the digitalisation of the teaching and learning process in Higher Education. Data were collected through semi-structured online, synchronous interviews with ten professors, who accepted to participate, and balances of the lived experience written and made available on the Moodle Platform by ten students. Subsequently, content analysis and triangulation were carried out with the support of the Nvivo Software. The study revealed that remote teaching in Higher Education had an impact on reinforcing the training of teachers and students in using new technologies and on changing pedagogical practices. In addition, it can contribute to researchers' reflections on online data collection in qualitative research.