ISS - Dissertações de Mestrado
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ISS - Dissertações de Mestrado por assunto "ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Olhar para as casas de acolhimento em tempos de pandemia por COVID-19(2022) Silva, Laura Barata da; Gameiro, Fátima, orient.A pandemia Covid-19 levantou inúmeras questões que desafiaram a intervenção social. Este estudo tem como objetivos conhecer, em época de pandemia, os desafios impostos na dinâmica de Casas de Acolhimento (CA), as alterações ao nível do funcionamento das crianças e as práticas de intervenção adotadas. A amostra é constituída por 27 elementos, duas diretoras técnicas, duas assistentes sociais, duas psicólogas, quatro educadores de infância e dezassete auxiliares de educação. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, e as técnicas suportaram-se na entrevista semiestruturada e na análise de conteúdo no âmbito da interpretação. Como resultados, o desafio mais identificado foi a dificuldade em manter as crianças restritas à CA; a maioria dos participantes relatou maior agitação e instabilidade das crianças e maior aproximação destas ao adulto; as práticas de intervenção mais utilizadas junto das crianças foram um maior cuidado ao nível das rotinas de higienização e existência de procedimentos de isolamento; junto das entidades jurídicas e das equipas parceiras, o teletrabalho e o recurso às plataformas digitais; na saúde, as consultas via telefone e as videochamadas, nos restantes domínios, utilização de novas tecnologias. Conclui-se, na relação das perceções das equipas técnica e não técnica, que a maioria das respostas foram consensuais, que os desafios impostos na dinâmica da CA foram maioritariamente ao nível da gestão das crianças, as alterações ao nível do funcionamento das crianças traduziu-se em instabilidade e as práticas de intervenção foram centradas na higienização e no uso da tecnologia.Item A prática de judo em crianças e jovens em acolhimento residencial(2022) Jorge, Rogério Paulo Santos; Gameiro, Fátima, orient.As artes marciais tornaram-se uma atividade popular para os jovens pelo mundo inteiro e mais recentemente têm havido esforços para introduzir este desporto em contextos educacionais e de reabilitação. Esta dissertação é um estudo longitudinal, com início e três meses depois da integração no projeto D’AR-TE, que teve como objetivos avaliar a relação entre prática de judo, atitudes empáticas e comportamentos agressivos nas crianças e jovens em acolhimento residencial e conhecer a perceção das crianças e jovens relativamente à prática de judo, as suas repercussões ao nível das atitudes empáticas e dos comportamentos agressivos. A amostra foi constituída por 4 crianças e 10 jovens do sexo masculino, que integram duas respostas residenciais de uma Casa de Acolhimento. Para a execução dos objetivos utilizou-se uma metodologia mista. Como instrumentos foram utilizados o Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children, uma grelha de observação dos comportamentos de agressão e uma entrevista semiestruturada. Embora não se tenham observado diferenças estatisticamente significativas após três meses da prática de judo ao nível da empatia, verificou-se uma redução significativa das agressões físicas nas crianças e jovens em acolhimento residencial e a presença de perceções positivas por parte das crianças e jovens relativamente à influência da prática da modalidade ao nível da mudança comportamental e das atitudes empáticas. Perante os resultados observados, pode-se considerar a prática de judo como uma ferramenta útil na diminuição dos comportamentos de agressão nas crianças e jovens com medida de acolhimento residencial.