Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018) por assunto "BRASIL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Los estudios de posgrado en contextos de evaluación : aproximaciones comparadas entre Argentina, Brasil y Paraguay(Edições Universitárias Lusófonas, 2018-11-18) Lamfri, Nora Zoila; Araujo, Sonia Marcela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo âmbito de um vigoroso mercado internacional, a oferta de pós-graduação na América Latina teve um crescimento sustentado nas últimas três décadas. Esta expansão foi acompanhada pelo projeto de políticas e por marcos legais guiados pelos discursos da qualidade do Ensino Superior que deram à avaliação uma força reguladora estratégica, redefinindo a relação entre o Estado e as universidades. Particularmente na Argentina, no Brasil e no Paraguai, a crescente importância e complexidade dos processos e impactos produzidos por esta expansão merecem uma profunda análise comparativa que combina elementos estruturais e contextuais de cada país com tendências globais de internacionalização e privatização. Este artigo apresenta os resultados alcançados por uma Rede de pesquisadores de quatro universidades públicas, duas na Argentina, uma no Brasil e outra no Paraguai, cujo principal objetivo foi mapear e comparar a situação atual da pós-graduação nos três países. O trabalho colaborativo realizado pela Rede foi traduzido em uma matriz comparativa cujas dimensões foram definidas coletivamente durante o desenvolvimento da pesquisa: gênese e desenvolvimento, quadro regulatório, oferta, avaliação e credenciamento, financiamento e internacionalização de programas de pós-graduação. O estudo comparativo permitiu notar tendências comuns e algumas desigualdades que resultam das diferenças nas origens, culturas e tradições universitárias em cada país e as formas como o regulamento foi processado pelos atores locais.