Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019) por assunto "ALUNOS"
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Item Evaluation and promotion of argumentative reasoning among university students : the case of academic writing(University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Rapanta, Chrysi; Macagno, Fabrizio; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentEsperam-se duas aptidões essenciais ao raciocínio crítico, adquiridas pelos estudantes como resultado da sua educação formal: o uso da evidência para justificar as suas posições e a consideração de objeções ou opiniões contrárias na construção das mesmas. Estas aptidões, inteiramente manifestadas no raciocínio argumentativo, não têm sido suficientemente investigadas nos estudos sobre a educação superior. O presente estudo de caso de âmbito exploratório aclara um tipo específico de raciocínio argumentativo, particularmente importante para alunos de pós-graduação: a escrita académica baseada na argumentação. Foi desenvolvido um seminário para doutorandos, de 22 horas letivas, com base em dois dos principais conceitos da Teoria da Argumentação, nomeadamente os esquemas argumentativos e as suas versões heurísticas, conhecidas como para-esquemas. O curso foi ministrado a sete estudantes do primeiro ano de doutoramento numa Universidade pública portuguesa. As aptidões de raciocínio dos estudantes foram avaliadas na base nos textos escritos antes e depois do curso, cuja duração foi de três meses. Utilizou-se um método de avaliação misto (qualitativo e quantitativo). Observou-se uma mudança significativa na escrita académica dos participantes, nomeadamente um aumento do uso de estratégias argumentativas válidas e uma redução de estratégias não fundamentadas. Conclui-se o estudo apresentando recomendações tanto para o ensino da escrita académica como para a promoção de aptidões de raciocínio crítico ao nível da pós-graduação.Item La mejora del aprendizaje y el desarrollo de competencias en estudiantes universitarios a través de la colaboración(University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Pinto Llorente, Ana María; Gómez Pablos, Verónica Basilotta; Izquierdo Álvarez, Vanessa; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoActualmente, os estudantes exigem propostas de ensino mais flexíveis, activas e participativas, adaptadas às suas necessidades, que incentivem a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de diferentes competências e aptidões. Na aprendizagem colaborativa, os alunos assumem a responsabilidade pela sua aprendizagem, reflectindo sobre os seus processos cognitivos e desenvolvendo competências de ordem superior. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é conhecer as concepções dos estudantes da Universidade de Salamanca sobre os benefícios e desvantagens da metodologia de aprendizagem colaborativa baseada na sua experiência. Para tal, foi utilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa, através de um questionário aplicado a uma amostra de 137 estudantes. Os resultados mostram uma avaliação positiva desta metodologia. Os alunos enfatizam ter aprendido a compartilhar conhecimento, ter maior autonomia e controle sobre a tarefa, ser tolerante e respeitoso com os outros, resolver conflitos e resolver problemas. No entanto, existem alguns inconvenientes relacionados com o envolvimento de alguns colegas da equipa, para além do esforço extra e dedicação às tarefas académicas.