Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019) por assunto "APRENDIZAGEM COOPERATIVA"
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Item A aprendizagem cooperativa e os mapas de conceitos na promoção do pensamento crítico e criativo : uma experiência no ensino superior(University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste artigo contribui para a reflexão sobre os efeitos do uso da aprendizagemcooperativa e dos mapas de conceitos no desenvolvimento dopensamento crítico e criativo em estudantes do ensino superior. O mesmoapresenta um estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, com umgrupo experimental (n=19) e um grupo de controlo (n=22) com estudantesde licenciatura das áreas de Educação Básica e Psicologia. O grupoexperimental foi submetido a estratégias de aprendizagem cooperativa eà elaboração de mapas de conceitos a partir da leitura de textos. No grupode controlo, a metodologia usada na lecionação dos conteúdos foi ométodo expositivo. As competências de pensamento crítico e criativo deambos os grupos foram avaliadas com recurso ao Teste de PensamentoCrítico e Criativo (Lopes, Silva, & Morais, 2019). Os resultados mostrarammelhorias significativas nas competências de pensamento crítico e criativonos alunos do grupo experimental relativamente ao grupo de controlo(d=1.66), sugerindo que o uso da aprendizagem cooperativa e dos mapasde conceitos contribuem positivamente para o seu desenvolvimento, especialmenteao nível das competências de explicação e síntese.Item La mejora del aprendizaje y el desarrollo de competencias en estudiantes universitarios a través de la colaboración(University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Pinto Llorente, Ana María; Gómez Pablos, Verónica Basilotta; Izquierdo Álvarez, Vanessa; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoActualmente, os estudantes exigem propostas de ensino mais flexíveis, activas e participativas, adaptadas às suas necessidades, que incentivem a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de diferentes competências e aptidões. Na aprendizagem colaborativa, os alunos assumem a responsabilidade pela sua aprendizagem, reflectindo sobre os seus processos cognitivos e desenvolvendo competências de ordem superior. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é conhecer as concepções dos estudantes da Universidade de Salamanca sobre os benefícios e desvantagens da metodologia de aprendizagem colaborativa baseada na sua experiência. Para tal, foi utilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa, através de um questionário aplicado a uma amostra de 137 estudantes. Os resultados mostram uma avaliação positiva desta metodologia. Os alunos enfatizam ter aprendido a compartilhar conhecimento, ter maior autonomia e controle sobre a tarefa, ser tolerante e respeitoso com os outros, resolver conflitos e resolver problemas. No entanto, existem alguns inconvenientes relacionados com o envolvimento de alguns colegas da equipa, para além do esforço extra e dedicação às tarefas académicas.