Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019) por assunto "COMPETÊNCIAS"
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Item Digital inclusion programs : the case of the Basque Country(University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, Visitación; Aires, Luísa; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentO desenvolvimento progressivo da Era Digital tem dado origem a um número crescente de conceitos relacionados com as experiências dos indivíduos e com a sua literacia digital, desde o nível de competências digitais ou a ausência destas, até ao próprio conceito de cidadania digital, hoje essencial para a participação nas sociedades democráticas. Este artigo analisa diferentes interpretações sobre estes conceitos, com vista a esclarecer o seu uso apropriado de acordo com as situações a estudar, entendidas como uma evolução intelectualizada das realidades e experiências vividas pelos indivíduos e pela sociedade. Desde o início do milénio iniciaram-se vários projetos de inclusão digital, nacionais e regionais, incentivados pelas políticas europeias que visavam reduzir o fosso digital já existente. Neste sentido, o programa KZgunea, o projeto de inclusão digital do governo basco, é analisado como um caso paradigmático da evolução dos programas e políticas governamentais orientados para a promoção da literacia digital que permite aos cidadãos participar plenamente em todos os campos de uma sociedade cada vez mais digitalizada. Este artigo incorpora uma parte da investigação em curso no âmbito de uma tese de doutoramento que analisa a alfabetização digital enquanto instrumento de empowerment e inclusão social e pretende, em última instância, contribuir para melhorar a empregabilidade, uma chave para a construção da cidadania digital no século XXI.Item La mejora del aprendizaje y el desarrollo de competencias en estudiantes universitarios a través de la colaboración(University of Lusophone Humanities and Technology, 2019) Pinto Llorente, Ana María; Gómez Pablos, Verónica Basilotta; Izquierdo Álvarez, Vanessa; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoActualmente, os estudantes exigem propostas de ensino mais flexíveis, activas e participativas, adaptadas às suas necessidades, que incentivem a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de diferentes competências e aptidões. Na aprendizagem colaborativa, os alunos assumem a responsabilidade pela sua aprendizagem, reflectindo sobre os seus processos cognitivos e desenvolvendo competências de ordem superior. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é conhecer as concepções dos estudantes da Universidade de Salamanca sobre os benefícios e desvantagens da metodologia de aprendizagem colaborativa baseada na sua experiência. Para tal, foi utilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa, através de um questionário aplicado a uma amostra de 137 estudantes. Os resultados mostram uma avaliação positiva desta metodologia. Os alunos enfatizam ter aprendido a compartilhar conhecimento, ter maior autonomia e controle sobre a tarefa, ser tolerante e respeitoso com os outros, resolver conflitos e resolver problemas. No entanto, existem alguns inconvenientes relacionados com o envolvimento de alguns colegas da equipa, para além do esforço extra e dedicação às tarefas académicas.