AD AETERNUM – Revista de Teologia Vol. 1 N.º 6 (2023)
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Percorrer AD AETERNUM – Revista de Teologia Vol. 1 N.º 6 (2023) por assunto "CASE STUDIES"
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Item ICMAV : um fenómeno pentecostal contemporâneo em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Oliveira, Carlos Alberto Rodrigues de; Oliveira, Raquel Maria Nunes Rodrigues de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA reformulação da religião em espaços individuais iniciou-se, sobretudo, com a queda da tradicional autoridade religiosa e foi designada nos últimos anos, nomeadamente a partir da tese da privatização da religião (Luckmann, 1967:68-76), através de vários conceitos, como os de ‘religiosidade’, ‘bricolage’, ou ‘religião à la carte’. O aparecimento de novas alternativas religiosas, assim como uma intensa fragmentação institucional dentro das igrejas protestantes já estabelecidas é um facto inegável e patente em Portugal. Têm surgido igrejas autónomas, estas igrejas são dirigidas a certos públicos específicos e apresentam ofertas e produtos mais próximos desses mesmos grupos. Enquadra-se entre as elas a ICMAV em Oeiras, sobre cujo caso vamos analisar mais detalhadamente neste artigo.Item Pentecostais e protestantes no mercado e na mídia do Brasil contemporâneo(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Azevedo, Sílvio Murilo de Azevedo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo tem como propósito colocar em discussão a confluência do mercado com o campo religioso brasileiro, que a partir dos anos 90 tem se tornado mais gritante; bem como a influência do capitalismo tardio brasileiro na organização eclesiástica, na teologia e na espiritualidade dos evangélicos e pentecostais. Tentando também organizar e classificar as diversas denominações que se colocam sob a égide do mercado. O modo como o comportamento de consumo vai se apoderando das relações das pessoas dentro dessas instituições e de sua própria relação com o sagrado. E como subproduto dessa feição mercadológica adotada por segmentos majoritários do Protestantismo brasileiro, quais são as principais estratégias de marketing, de comunicação social e de estruturação organizacional são implementadas, com o objetivo de conquistar e fidelizar novos adeptos (consumidores).