AD AETERNUM – Revista de Teologia Vol. 1 N.º 6 (2023)

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    Pela (re)construção duma teologia europeia contemporânea num mundo global
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Lino, Brissos
    A Europa foi durante séculos o território de eleição da fé cristã, daqui se partindo para a evangelização do Oriente, das Américas e de África. Passados dois mil anos, porém, esta Europa pós-cristã foi colonizada religiosamente pelo evangelicalismo norte-americano num primeiro momento – desde a influência do fundamentalismo protestante ao evangelicalismo, passando pela teoria da inerrância bíblica – e, numa segunda fase, pelo brasileiro e latino-americano.
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    Metáforas terapêuticas : seria Jesus um contador de histórias terapêuticas?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Macedo, Margarida
    O presente trabalho incide na investigação, mediante análise exemplificativa de duas Parábolas de Jesus, da qualidade terapêutica da estrutura de comunicação nelas efectiva. Esclarece-se primeiramente a estrutura operativa da Metáfora nos processos de mudança de comportamento, aprendizagem, valores, identidade e conexão, tendo por base o processo neurológico de activação e associação de redes neuronais complexamente interligadas por linguagem e pensamento. Pretende-se realçar o discurso metafórico de Jesus como elemento integrante da sua intervenção sanadora, retirando-o, assim, de uma dimensão meramente instrutiva. A Parábola, como discurso Metafórico é questionada de modo a revelar a intenção e capacidade de Jesus para ampliar a vivência humana naqueles que aceitam a sua abordagem. Esta aliança implica mudanças neurológicas, comportamentais, de aprendizagem, valorativas, e identitárias, tal como é desejável por qualquer terapeuta.
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    ICMAV : um fenómeno pentecostal contemporâneo em Portugal
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Oliveira, Carlos Alberto Rodrigues de; Oliveira, Raquel Maria Nunes Rodrigues de
    A reformulação da religião em espaços individuais iniciou-se, sobretudo, com a queda da tradicional autoridade religiosa e foi designada nos últimos anos, nomeadamente a partir da tese da privatização da religião (Luckmann, 1967:68-76), através de vários conceitos, como os de ‘religiosidade’, ‘bricolage’, ou ‘religião à la carte’. O aparecimento de novas alternativas religiosas, assim como uma intensa fragmentação institucional dentro das igrejas protestantes já estabelecidas é um facto inegável e patente em Portugal. Têm surgido igrejas autónomas, estas igrejas são dirigidas a certos públicos específicos e apresentam ofertas e produtos mais próximos desses mesmos grupos. Enquadra-se entre as elas a ICMAV em Oeiras, sobre cujo caso vamos analisar mais detalhadamente neste artigo.
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    As igrejas cristãs e o fenómeno do populismo na Europa : o rosto de um Cristianismo ambíguo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Rafael, Vitor Manuel Raposo
    O fenómeno do populismo na Europa tem tido nestes últimos tempos uma expressão significativa face aos fluxos migratórios de refugiados provenientes do Norte de África e do Médio Oriente, os quais vêm fugindo da guerra e à procura de segurança e melhores condições de vida. O surgimento de partidos radicais de extrema-direita, com os seus discursos fortemente nacionalistas, tradicionalistas e xenófobos têm sido um verdadeiro desafio para as igrejas cristãs aqui na Europa Ocidental. Estas são por vezes instrumentalizadas pelo populismo, mas também têm sido igualmente verdadeiros rostos de hospitalidade, solidariedade e paz, algo que é um dos basilares da atual União Europeia.
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    Pentecostais e protestantes no mercado e na mídia do Brasil contemporâneo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Azevedo, Sílvio Murilo de Azevedo
    Este artigo tem como propósito colocar em discussão a confluência do mercado com o campo religioso brasileiro, que a partir dos anos 90 tem se tornado mais gritante; bem como a influência do capitalismo tardio brasileiro na organização eclesiástica, na teologia e na espiritualidade dos evangélicos e pentecostais. Tentando também organizar e classificar as diversas denominações que se colocam sob a égide do mercado. O modo como o comportamento de consumo vai se apoderando das relações das pessoas dentro dessas instituições e de sua própria relação com o sagrado. E como subproduto dessa feição mercadológica adotada por segmentos majoritários do Protestantismo brasileiro, quais são as principais estratégias de marketing, de comunicação social e de estruturação organizacional são implementadas, com o objetivo de conquistar e fidelizar novos adeptos (consumidores).
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    A violência nos escritos bíblicos II : em torno do conceito Hamas
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Pinto, Porfírio José dos Santos
    O termo hebraico hamas é polissémico. O seu primeiro sentido remete para a violência física com derramamento de sangue. Porém, ele pode também ser referido à violência exercida através da palavra ou à violência infligida pelo não exercício da justiça, sendo esta a violência mais grave porque destruidora da própria sociedade humana. Neste breve estudo, vamos abordar o tema da violência humana a partir dos textos fundamentais do Antigo Testamento que a circunscrevem.