Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade por assunto "AGÊNCIAS FUNERÁRIAS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Marketing de serviços : agências funerárias(2017) Santos, Rui Miguel Rosa dos; Lopes, Paula Bela Rosa Luís, orient.Esta dissertação tem como objetivo estudar a temática do Marketing de Serviços no setor das Agências Funerárias em Portugal, uma área até ao momento pouco estudada e que tem uma linha de crescimento de negócio contínua, dada a elevada taxa de envelhecimento da população portuguesa. Este estudo exploratório teve como objetivos iniciais: (i) aclarar o funcionamento deste tipo de serviços em Portugal, uma vez que o beneficiário do serviço não está vivo e são os familiares, amigos ou instituições que tratam destas questões, (ii) apresentar o modelo de negócio da atividade das Agências Funerárias, dado que existem muitos intervenientes, (iii) identificar estratégias de Marketing na criação de valor através da oferta de produtos e serviços. Neste trabalho de investigação, foi efetuada revisão de literatura, análise de conteúdo web, consulta de dados estatísticos e financeiros, com o objetivo de recolher informação sobre o negócio das Agências Funerárias, numa primeira fase. Na segunda fase do estudo, foram realizadas três entrevistas de caráter semiestruturado, acompanhadas por um guião, a entidades representativas do setor em Portugal. Os resultados do estudo permitem aclarar o setor, listar os serviços mais solicitados no âmbito de um funeral e perceber que tipos de estratégias de Marketing têm sido realizadas até ao momento nas empresas do setor.