Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade
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Percorrer Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade por assunto "AUTOMÓVEIS"
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Item A importância do Instagram no setor automóvel em Portugal(2021) Henriques, Gonçalo Lopes Barros de Oliveira; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A internet, o digital, as redes sociais, as plataformas digitais e tudo o que rodeia o online, faz nos dias de hoje parte da nossa sociedade e do nosso dia a dia. Desta forma, nesta dissertação procurou-se encontrar um tema atual que relacionasse a componente digital com uma área da preferência do autor. Assim, o tema escolhido para esta dissertação foi: “A importância do Instagram no setor automóvel em Portugal”. Numa fase inicial recorreu-se a informação secundária, em artigos, livros e pesquisas para conseguir explicar e interpretar todos os conceitos teóricos fundamentais para perceber e estar “por dentro” do tema escolhido. Os conceitos abordados foram numa primeira instância relacionados com a parte do digital. Analisou-se o conceito da Internet e fez-se uma breve descrição da sua história. Seguidamente abordou-se o conceito de marketing e após estudar estas duas temáticas optou-se por relacioná-las analisando o conceito de Marketing Digital. Numa segunda fase desta análise teórica entrou-se no campo das redes sociais, mais concretamente o Instagram, onde foi possível analisar todas as suas características e qual a situação atual desta rede em Portugal. De forma a concluir a revisão da literatura abordou-se o setor automóvel, que foi o setor em estudo nesta dissertação. Além da explicação acerca do mercado em si, foi descrita a situação atual do mesmo, tendo em consideração a situação pandémica que estamos a atravessar, variável inesperada e com impactos massivos. No capítulo da metodologia, optou-se por uma metodologia qualitativa que teve como base de estudo três instâncias. Numa primeira foram analisadas as contas oficiais das marcas automóvel em Portugal, numa segunda foi realizado um questionário (que obteve 152 respostas) com o objetivo de perceber a perceção do público em relação ao tema em estudo e por último, na terceira fase, questionou-se sete profissionais do setor com o objetivo de ter opiniões sobre o tema em causa, de indivíduos com bastante experiência no setor automóvel. Após toda esta análise concluiu-se que o Instagram ocupa um lugar com elevada importância no setor automóvel em Portugal e com um longo caminho ainda por percorrer ao qual as marcas não podem, nem devem ficar indiferentes. Esta conclusão foi devidamente justificada com base em vários factos.