Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade
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Percorrer Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade por assunto "AUTOMOTIVE INDUSTRY"
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Item Identidade da marca : a ignição de uma singular expressão e afirmação. O caso da marca Mercedes-Benz(2019) Mendes, Ana Sofia de Carvalho Vaz Alcobia; Sarmento, Eduardo Morais, orient.As marcas erguem-se muito além de meros selos de marcação e distinção proprietária. A sua ampla natureza é associada por uma identidade que se instituiu como a fórmula de toda a substância da marca. A equação de uma extraordinária singularidade, classe; deliberação de sucesso e de uma manifestação de culto. A presente dissertação assenta no propósito da investigação da identidade de marca Mercedes-Benz a partir dos valores identitários na revelação, relação, experiências e perceção de consumidores e simpatizantes. A germânica e veterana Mercedes-Benz assinala-se uma marca automóvel de luxo. Nasce de uma ambição e floresce na constante superação dos tempos modernos e vindouros, ora em engenharia, tecnologia, sustentabilidade e, sobretudo veiculação com os consumidores Nesse sentido, a partir da metodologia e desenho de investigação, colocou-se em prática pesquisas de índole principalmente qualitativa, pela composição de um estudo de caso, acoplado pela recolha de informações primárias e secundárias, procedentes de uma revisão de literatura, da divulgação de um inquérito por questionário a 130 pessoas e de uma entrevista ao Dr. André Silveira, responsável de Comunicação Institucional e Relações Públicas do Grupo Daimler / Mercedes-Benz Portugal. Como conclusão, verificou-se que se trata de uma marca de grande louvor na história da indústria automóvel e que a essência da identidade da marca, a sua expressão e reflexão e o efeito da sua projeção se baseiam numa marca de grande fiabilidade, prestígio e notoriedade entre consumidores e simpatizantes, afirmada numa singularidade tão clássica quanto futurista.Item A importância do Instagram no setor automóvel em Portugal(2021) Henriques, Gonçalo Lopes Barros de Oliveira; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A internet, o digital, as redes sociais, as plataformas digitais e tudo o que rodeia o online, faz nos dias de hoje parte da nossa sociedade e do nosso dia a dia. Desta forma, nesta dissertação procurou-se encontrar um tema atual que relacionasse a componente digital com uma área da preferência do autor. Assim, o tema escolhido para esta dissertação foi: “A importância do Instagram no setor automóvel em Portugal”. Numa fase inicial recorreu-se a informação secundária, em artigos, livros e pesquisas para conseguir explicar e interpretar todos os conceitos teóricos fundamentais para perceber e estar “por dentro” do tema escolhido. Os conceitos abordados foram numa primeira instância relacionados com a parte do digital. Analisou-se o conceito da Internet e fez-se uma breve descrição da sua história. Seguidamente abordou-se o conceito de marketing e após estudar estas duas temáticas optou-se por relacioná-las analisando o conceito de Marketing Digital. Numa segunda fase desta análise teórica entrou-se no campo das redes sociais, mais concretamente o Instagram, onde foi possível analisar todas as suas características e qual a situação atual desta rede em Portugal. De forma a concluir a revisão da literatura abordou-se o setor automóvel, que foi o setor em estudo nesta dissertação. Além da explicação acerca do mercado em si, foi descrita a situação atual do mesmo, tendo em consideração a situação pandémica que estamos a atravessar, variável inesperada e com impactos massivos. No capítulo da metodologia, optou-se por uma metodologia qualitativa que teve como base de estudo três instâncias. Numa primeira foram analisadas as contas oficiais das marcas automóvel em Portugal, numa segunda foi realizado um questionário (que obteve 152 respostas) com o objetivo de perceber a perceção do público em relação ao tema em estudo e por último, na terceira fase, questionou-se sete profissionais do setor com o objetivo de ter opiniões sobre o tema em causa, de indivíduos com bastante experiência no setor automóvel. Após toda esta análise concluiu-se que o Instagram ocupa um lugar com elevada importância no setor automóvel em Portugal e com um longo caminho ainda por percorrer ao qual as marcas não podem, nem devem ficar indiferentes. Esta conclusão foi devidamente justificada com base em vários factos.Item O valor da marca para os consumidores no setor automóvel em Portugal em 2013(2013) Coelho, Melissa da Silva; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O valor da marca tem sido um tema de estudo recorrente pelos pesquisadores da área, que têm vindo a desenvolver teorias para perceber a sua importância. Há uma enorme variedade de marcas que propõem produtos ou serviços similares e que satisfazem as mesmas necessidades, como é o caso do mercado automóvel, onde as marcas redobram de esforços para chegarem a todos os tipos de consumidores. É fundamental perceber o valor de uma marca, do ponto de vista dos consumidores, para poder satisfazer as suas necessidades e criar um relacionamento forte de modo a torná-los leais. Esta dissertação pretende determinar quais os critérios mais importantes para a valorização de uma marca automóvel, do ponto de vista do consumidor e perceber se o perfil do consumidor tem influência na valorização de determinados critérios, na escolha de uma marca automóvel. Em termos metodológicos, a revisão da literatura permitiu-nos recolher informações necessárias para definir o problema de investigação, os objetivos e as hipóteses. Para validar as hipóteses e responder aos objetivos, elaborámos um questionário estruturado, com 44 perguntas com escala de Likert em 5 pontos e 6 perguntas sociodemográficas. O questionário foi aplicado na zona da Grande Lisboa e Setúbal a pessoas com idade superior a 18 anos, que têm ou já tiveram um carro próprio. Obtivemos um total de 359 questionários devidamente preenchidos, que serviram para efetuar a análise estatística dos resultados, com a ajuda do software SPSS.