Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade
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Percorrer Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade por assunto "BLOGS"
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Item O impacto de diferentes esquemas de cor na construção da percepção de blogues por utilizadores(2020) Sousa, José André Mariano de; Estrela, Rui, orient.Seja em pigmento impresso ou digitalmente em pixel, a cor tem vindo a ser utilizada como um elemento importante para a identidade visual das empresas e marcas, contudo, é um fator descorado na blogosfera. Atualmente, com as possibilidades que a internet disponibiliza aos seus utilizadores no que concerne à criação e manipulação de websites ou blogues, esta torna as plataformas digitais similares, dificultando não só a sua distinção como os próprios utilizadores. Assim, o objetivo da presente dissertação é investigar a importância da cor nos meios digitais. Com uma amostra de 125 sujeitos, entre os 18 e os 64 anos, recorrendo a um questionário online onde se pretende refletir se a cor azul do blogue “soumesmojosé” é um elemento de preferência face aos demais blogues. Para tal, utilizou-se a escala PANAS (PANAS; Galinha & Pais-Ribeiro, 2005), que permite avaliar o afeto positivo e negativo a partir do relato de emoções. Os resultados indicam que o azul foi a cor que obteve maior preferência em comparação com as nove cores. Já no que respeita às emoções, os sujeitos foram mais prontamente assertivos quando questionados sobre as emoções negativas, sendo que a maioria concorda que o azul é uma cor que não transmite emoções negativas.Item O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágio(2019) Oliveira, Beatriz Fernandes de; Estrela, Rui, orient.Neste trabalho, é apresentado o relatório do estágio elaborado no âmbito do Mestrado de Marketing da Universidade Lusófona de Lisboa. Ele é o resultado de uma experiência de trabalho de 4 meses numa editora musical, a Dragon Records, acabada de criar poucas semanas antes de se iniciar o estágio. Aqui, são relatadas as vicissitudes, as dificuldades, os entusiasmos, os desânimos, as resistências e as pequenas conquistas próprias dos primeiros tempos de vida de uma pequena empresa. Por isso, não é uma mera formalidade ou um chavão reconhecer que se tratou de uma experiência enriquecedora. Na verdade, numa empresa como esta, todos os elementos da equipa, por mais inexperientes que sejam, contam e deles se espera que contribuam para o seu sucesso sem reservas e sem se poupar a esforços. No entanto, esta expetativa nem sempre tem repercussão na aceitação por parte dos responsáveis das novas ideias de quem quer ajudar. Foi, por isso, também um momento de aprendizagem importante, porque este estágio foi um campo privilegiado de observação das resistências que o Marketing Digital tem de enfrentar em muitas empresas, ainda que recentes e constituídas por pessoas com um bom domínio das novas ferramentas digitais e conhecedoras da sua importância para se chegar aos clientes. Depois do relatório propriamente dito, é feito um enquadramento teórico dos principais conceitos, áreas e estratégias que enformam o Marketing Digital e que ajudarão a uma compreensão mais aprofundada da realidade vivida no estágio que aqui se descreve. De tudo, se pode tirar uma conclusão clara: há um longo caminho a percorrer até que o Marketing Digital se afirme e seja aceite sem desconfiança nas empresas portuguesas. Ora, o que se poderia ver como um problema deve ser visto como um desafio: esta é, sem qualquer dúvida, uma área muito promissora em termos de criação de emprego, já no presente e no futuro próximo.