Revista Lusófona de Educação n.º 05 (2005)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 05 (2005) por assunto "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
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Item Emancipação, ruptura e inovação : o "focus group" como instrumento de investigação(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Galego, Carla; Gomes, Alberto Albuquerque; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Entre a continuidade e a inovação : o ensino superior de Enfermagem e as práticas pedagógicas dos professores de Enfermagem(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Marques, Maria de Fátima Mendes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo tem como objectivo identifi car e caracterizar que mudanças a integração do ensino de enfermagem no ensino superior politécnico desencadeou nas práticas pedagógicas dos docentes de enfermagem. As fi nalidades do ensino superior de estimular o desenvolvimento do espírito científi co, do pensamento refl exivo e da criação cultural, consequentemente relacionado com uma aprendizagem emancipatória, emergiu como um dos objectivo a alcançar na reforma curricular de enfermagem. Nesse âmbito, preconizou-se o estudante como um dos actores na formação e que esta atendesse às suas necessidades de aprendizagem. E o professor, como elemento coadjuvante da formação, tendo sempre em conta a globalidade da pessoa do estudante e a sua relação com o mundo. Para poder compreender o efeito que a integração do ensino de enfermagem no sistema educativo nacional, ao nível do ensino superior politécnico, provocou nas práticas pedagógicas dos professores de enfermagem, analisou-se a forma como estes vivenciaram a reforma educativa e a interligação entre as suas concepções do perfi l do enfermeiro bacharel e as estratégias desenvolvidas na formação dos mesmos. Os resultados do estudo evidenciaram um discurso dicotómico polarizado à volta de duas ideias essenciais: o papel do estudante e a concepção de enfermagem subjacente à formação. Uma das posições defendia a inovação, com o estudante como actor da sua formação e com uma concepção de enfermagem centrada na pessoa; enquanto outra, defendia a continuidade no papel passivo do estudante e na concepção de enfermagem centrada na doença. Esta bipolaridade de pareceres sugere algumas situações dilemáticas que emergem na prática pedagógica dos docentes como uma escolha difícil entre o que querem e o que fazem.Item Motivação e formação de professores de Saul Neves Jesus(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Lopes, Custódia Nunes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Profissionais da educação e sua forma de atuação na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Gonçalves, Rosana Peixoto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoProfissionais da educação de vários setores da sociedade vêm discutindo a concepção de educação, a função da escola, a relação entre conhecimento escolar e a vida social e cultural e o trabalho profi ssional do professor. Ao mesmo tempo em que propõem uma nova educação escolar, um novo papel para o professor, preconizam, a partir de novas práticas pedagógicas inovadoras, a atuação diferenciada da categoria às novas demandas sociais.