Revista Lusófona de Educação n.º 05 (2005)

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    Espaço Lusófono de Ensino Superior (ELES) : ir além da "Declaração de Luanda" e da "Declaração de Fortaleza"?
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Neves, Fernando dos Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva,
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Sanches, Isabel Rodrigues; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo pretende fazer uma pequena reflexão sobre um paradigma de investigação, considerado por alguns “menos nobre”, e a sua oportuna e necessária aplicação no processo de construção de uma educação inclusiva. Parte-se de uma breve fundamentação teórica sobre a investigação-acção como estratégia de actuação que pode desencadear profissionais mais reflexivos, mais intervenientes nos contextos em que se inserem e desencadeadores de práticas pertinentes, oportunas e adaptadas às situações com as quais trabalham, para chegar à explicitação de um modelo de actuação que usa a investigação-acção em práticas de educação inclusiva.
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    Profissionais da educação e sua forma de atuação na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Gonçalves, Rosana Peixoto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Profissionais da educação de vários setores da sociedade vêm discutindo a concepção de educação, a função da escola, a relação entre conhecimento escolar e a vida social e cultural e o trabalho profi ssional do professor. Ao mesmo tempo em que propõem uma nova educação escolar, um novo papel para o professor, preconizam, a partir de novas práticas pedagógicas inovadoras, a atuação diferenciada da categoria às novas demandas sociais.
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    Emancipação, ruptura e inovação : o "focus group" como instrumento de investigação
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Galego, Carla; Gomes, Alberto Albuquerque; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Reconfigurações do Estado e da Educação : novas Instituições e Processos Educativos
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Antunes, Fátima; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    No terreno da educação (e das políticas sociais em geral) algumas mudanças das últimas décadas traduzem-se quer por uma redefinição dos serviços educativos (e de bem-estar) e do papel do Estado na sua governação, quer pela emergência de novas configurações da participação da educação na regulação social. Um estudo de caso, incidente sobre o subsistema de Escolas Profi ssionais criado em 1989 em Portugal, permite sinalizar algumas daquelas alterações recentes e propor interpretações acerca do seu significado. A análise do lançamento daquela modalidade de escolarização de nível secundário, de algumas das suas evoluções e de orientações e práticas desenvolvidas em duas Escolas Profissionais sugere que aquela inovação testemunha o ensaio de novas instituições e processos educativos envolvidos com a gestação de um outro modo de regulação – distinto daquele que foi definido como fordista e em que teve lugar o desenvolvimento do(s) modelo(s) de Estado de Bem-estar.
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    Os missionários da Educação e o Instituto Ponte Nova da Bahia
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Nascimento, Ester Fraga Villas-Boas Carvalho do; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Durante cem anos – 1871 a 1971 – os missionários da Missão Central do Brasil, vinculados à Igreja Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos (PCUSA), partindo da Bahia, organizaram igrejas, escolas e hospitais em sua área de jurisdição – Sergipe, Mato Grosso, Goiás e norte de Minas Gerais. Verifi cando a realidade do hinterland brasileiro, William Alfred Waddell propôs um novo tipo de instituição educacional, distinta do modelo do Mackenzie College, de São Paulo: uma escola secundária rural, que ofereceria os cursos normal, preparatório de pastores, auxiliar de enfermagem e técnico agrícola. O IPN, como fi cou conhecido o Instituto Ponte Nova, foi fundado pela Missão em 1906, a qual organizou e subsidiou até 1971, além da escola, uma igreja e uma escola de auxiliar de enfermagem, a primeira escola do gênero na Bahia, ao lado do Grace Memorial Hospital. O sucesso daquele complexo institucional, integrando religião, educação e saúde, levou a Missão a organizar um projeto denominado “Escolas Ponte Nova”. Em 1926, a Missão já tinha aberto no território de sua jurisdição, sete escolas naquele modelo proposto e quatro hospitais.
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    Declaração de Fortaleza : Declaração dos Ministros Responsáveis pelo Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    A narratividade educativa na 1ª fase da governação de Oliveira Salazar : a voz das mulheres na Assembleia Nacional portuguesa (1935-1945)
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Adão, Áurea; Remédios, Maria José Lago dos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Com a ascensão de Oliveira Salazar ao governo, no seguimento do golpe militar de 1926 que pôs fi m ao período de vida republicana democrática instaurada em 1910, começa a desenhar-se um processo conducente à instauração de um regime autoritário. A Constituição aprovada em 1933 define o novo regime que ficou conhecido por Estado Novo, sustentado ideologicamente por um pensamento antiliberal, de cariz católico, e que vai manter Portugal, em larga medida, alheio às profundas transformações com que se deparam as sociedades europeias. Não obstante, é este regime político que vai conceder às mulheres portuguesas não só o direito de voto, nunca alcançado durante a 1.ª República, apesar das reivindicações feministas, como lhes vai dar assento na Assembleia Nacional. A política educativa de Oliveira Salazar, entre 1935 e 1947, corresponde à formação e consolidação duma escola nacionalista, tendo por fi m preparar os novos homens e as novas mulheres que irão servir a sociedade portuguesa, sustentada em três pilares – Deus, Pátria e Família. Com esta comunicação pretende-se divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito do projecto Mulheres, educação, poder(es), cujo objectivo principal é trabalhar fontes primárias, como contributo para a escrita da História da Educação das Mulheres no Portugal contemporâneo. Tendo em atenção as intervenções das mulheres deputadas durante três legislaturas (1935-1945), propomonos enquadrar a participação feminina no espaço político, estudando os seus discursos, em função da categoria de género.
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    Pedagogia do oprimido de Paulo Freire
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Cabral, Arlinda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    (In)disciplina na aula : uma revisão bibliográfica de autores portugueses
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Pereira, Amélia Neves; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Nos últimos anos, a problemática da indisciplina tem representado uma preocupação cada vez mais generalizada no quadro dos diferentes sistemas educativos.
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    Contributos para o debate teórico sobre o desenvolvimento local : um ensaio baseado em experiências investigativas
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Fragoso, António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Neste artigo temos a intenção principal de apresentar uma discussão acerca de oito pontos distintos sobre o desenvolvimento local. Estes pontos não abordam aquelas que são as características básicas do desenvolvimento local, ou outros que poderíamos considerar numa discussão substantiva do campo. A intenção é basear-nos na nossa experiência de investigação e realçar as questões que achamos mais importantes, desenvolver uma argumentação sobre algumas linhas de orientação exploratórias e, ainda, apontar algumas direcções para futuras linhas de investigação.
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    Conhecimento especializado, apoios externos e reforma educativa na época do neoliberalismo : um enfoque no Banco Mundial e na questão das responsabilidades morais na reforma educacional no Terceiro Mundo
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Torres, Carlos Alberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este ensaio discute as implicações do conhecimento especializado nas reformas educacionais de países do Terceiro Mundo. Centrando-se nas orientações adoptadas pelo Banco Mundial, que submete a uma impiedosa análise crítica, o autor debruça-se sobre as possibilidades de construir um outro quadro de cooperação e de assistência técnica que não se sujeite às regras do positivismo ideológico e da racionalidade instrumental, hegemónicas nas organizações internacionais de natureza intergovernamental.
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    Motivação e formação de professores de Saul Neves Jesus
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Lopes, Custódia Nunes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    As crianças de rua em Angola : um estudo das necessidades e dos potenciais para a introdução do ensino básico informal de Zoran Roca
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Kandingi, Adelina de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Entre a continuidade e a inovação : o ensino superior de Enfermagem e as práticas pedagógicas dos professores de Enfermagem
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Marques, Maria de Fátima Mendes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo tem como objectivo identifi car e caracterizar que mudanças a integração do ensino de enfermagem no ensino superior politécnico desencadeou nas práticas pedagógicas dos docentes de enfermagem. As fi nalidades do ensino superior de estimular o desenvolvimento do espírito científi co, do pensamento refl exivo e da criação cultural, consequentemente relacionado com uma aprendizagem emancipatória, emergiu como um dos objectivo a alcançar na reforma curricular de enfermagem. Nesse âmbito, preconizou-se o estudante como um dos actores na formação e que esta atendesse às suas necessidades de aprendizagem. E o professor, como elemento coadjuvante da formação, tendo sempre em conta a globalidade da pessoa do estudante e a sua relação com o mundo. Para poder compreender o efeito que a integração do ensino de enfermagem no sistema educativo nacional, ao nível do ensino superior politécnico, provocou nas práticas pedagógicas dos professores de enfermagem, analisou-se a forma como estes vivenciaram a reforma educativa e a interligação entre as suas concepções do perfi l do enfermeiro bacharel e as estratégias desenvolvidas na formação dos mesmos. Os resultados do estudo evidenciaram um discurso dicotómico polarizado à volta de duas ideias essenciais: o papel do estudante e a concepção de enfermagem subjacente à formação. Uma das posições defendia a inovação, com o estudante como actor da sua formação e com uma concepção de enfermagem centrada na pessoa; enquanto outra, defendia a continuidade no papel passivo do estudante e na concepção de enfermagem centrada na doença. Esta bipolaridade de pareceres sugere algumas situações dilemáticas que emergem na prática pedagógica dos docentes como uma escolha difícil entre o que querem e o que fazem.