Revista Lusófona de Educação n.º 57 (2022)

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    Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Miranda, Amanaiara Conceição de Santana; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    No presente artigo, estudou-se a imbricação entre a Educação Infantil e as relações de gênero. O estudo teve como objetivo geral cartografar as expressões/os significados de ser homem e de ser mulher, atribuídos pelas próprias crianças (03 a 05 anos de idade), no espaço escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI na cidade do Salvador. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com inspiração fenomenológica e etnocartográfica, tendo como principais instrumentos para a coleta de dados: a observação participante, pela qual os dados foram registrados em caderno de campo; e o registro fotográfico. Fez-se um paralelo na forma de constituição dos Estudos das Crianças com os Estudos Feministas, enfatizando-se que os conceitos de gênero e sexo são relevantes para tratar de moralidades em sociedades nas quais ocorre a desigualdade social entre homens e mulheres. Destacou- se que a aprendizagem humana é solidificada a partir da formação social em contato com o outro, ratificando que a cognição é um processo criador, concebendo que a aprendizagem é tratada do ponto de vista da invenção. Algumas cenas cartografadas foram apresentadas a partir de um diálogo da experiência da pesquisadora/hermeneuta com as crianças. Os resultados apontaram que as crianças pautam sobre gênero, assim como também aceitam as ambiguidades nos corpos, diferentemente dos adultos, que buscam a binaridade.
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    Memórias imersivas da Nazaré : mergulhar no passado e especular sobre o futuro com as fotografias estereoscópicas de Álvaro Laborinho
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Quico, Célia; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Aqui o convite a mergulhar no passado é ancorado num caso particular: a colecção de 49 pares de fotos estereoscópicas da Nazaré de autoria de Álvaro Laborinho, datadas de inícios do século XX, que integram a coleção do Museu Dr. Joaquim Manso da Nazaré. Este núcleo de fotografias inclui chapas em vidro e cartões estereoscópicos, materiais estes datados de 1913 a 1932. Estas fotografias repetem muitos dos temas das outras fotos “standard” de Álvaro Laborinho, como sejam as paisagens marítimas, paisagens campestres, banhistas na praia, pescadores e mulheres na praia, eventos diversos da Nazaré, família e amigos de Álvaro Laborinho. A análise temática destas imagens é o foco deste artigo, que conta ainda com a breve apresentação do projecto exploratório transdisciplinar “Nazaré Imersiva”, que teve por base esta colecção de fotografias estereoscópicas. Construir pontes entre a tradição da fotografia estereoscópica e a inovação dos vídeos 360º foi um dos principais objectivos do projeto “Nazaré Imersiva”. Meios distintos para atingir o mesmo fim: a experiência de imersão num outro mundo, num outro espaço-tempo, numa outra realidade. Mais concretamente, o projecto “Nazaré Imersiva” também teve por objectivo proporcionar uma breve viagem no tempo, com início em 1920 e final em 2120, convidando um mergulho no passado para se reflectir sobre o presente e se especular sobre o futuro.
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    “Tá uma nortada!” : alteridades e confluências na implantação de um projeto de gestão museológica em Portugal
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Costa, Nicole; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Quais são os limites e as possibilidades encontradas na implantação de um projeto de gestão em museus? A partir da análise dos desafios vivenciados na gestão da unidade orgânica que compreende o Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica (ambos nas Caldas da Rainha – Portugal), e o Museu Dr. Joaquim Manso (na Nazaré – Portugal), este artigo reflete sobre a prática de conceitos atinentes à museologia social, por meio das recentes ações implantadas estes locais. Permeadas pelo encontro de alteridades que marca esta gestão, bem como pelos caminhos para assunção de uma postura museológica empática e ativista nestas instituições, as análises focalizam as dificuldades e as propostas de soluções para construção de museus que valorizam a diversidade, a inclusão e a experiência dos visitantes. Para tanto, as observações da autora e os referenciais bibliográficos constituem o ponto de partida para as provocações que serão realizadas no artigo. Decantadas as vivências pelas quais têm passado os envolvidos neste processo de criação conjunta de novos museus, a que resultados temos chegado? Quais os novos caminhos a seguir? Como as aprendizagens decorridas neste processo podem inspirar e motivar outras instituições? As respostas a estas questões serão abordadas no texto, tendo como horizonte a percepção de que pessoas fazem os museus e, por isso, é a elas que estas instituições devem se voltar, sempre.
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    O digital no espaço museológico : mediação cultural e comunicação com o(s) público(s)
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Muchacho, Rute; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    No mundo contemporâneo, os museus, que abrem as suas portas ao mundo digital oferecendo cada vez mais possibilidades de fruição e entretenimento, começam o longo processo de ajuste a esta nova dinâmica e a novas formas de comunicação. Este artigo integra-se no projeto muSEAum, um projeto de investigação e avaliação de ativos e práticas de gestão numa amostra de Museus de Mar em todo o território nacional com o objetivo de fundamentar um modelo de desenvolvimento de públicos de museus baseado na integração da marca do museu, design, experiência do visitante, marketing digital e marketing coletivo. Assim, este artigo visa indagar de que forma os novos media vieram alterar a comunicação com o público e contribuir para uma nova experiência do visitante e para a redefinição do espaço museológico. Neste sentido, pretende-se fazer uma breve abordagem desta problemática que concebe o museu contemporâneo, não como um espaço fechado de coleção e preservação de objetos, para passar a ser um espaço de partilha das suas coleções no espaço físico e virtual, unindo vertentes online e offline.
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    Qualidades psicométricas da GDS-15 durante a pandemia de Covid19
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Galinha, Sónia; Gonçalves, Gabriela; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O artigo parte da análise das qualidades psicométricas da Escala de Depressão Geriátrica GDS-15 e adicionalmente do estudo da correlação entre a Escala de Satisfação com a Vida com as variáveis sociodemográficas em estudo com utilidade para a formação universitária e a competência cuidadora. O estudo é constituído por uma amostra validada em Portugal com N=763 (48% 75-84 idade e 32.2% 85-94) e os dados obtidos permitem observar adequadas propriedades psicométricas evidenciando índices adequados de consistência interna. O valor Alfa de Cronbach é superior a 0.80 para a GDS-15 e para as dimensões 1 e 2 encontradas. A perceção de Satisfação com a Vida é também medida de forma adequada. As correlações itens-total são sempre positivas e com valores muito superiores a 0.3 para todos os itens. O efeito da eliminação de cada item não provoca aumento do valor do Alfa de Cronbach. Valores de correlação estatística superior para a relação entre a Satisfação com a Vida com a Escala de Depressão Geriátrica (r=-0.786; p<0.001)
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    Reinventar o Museu de Esposende : um museu polinucleado
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Magalhães, Ivone; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O Museu Municipal de Esposende reflete a terra onde foi criado. É terra de várias comunidades marítimas, piscatórias e agro-piscatórias, e as suas coleções museais detêm várias peças representativas dessas comunidades. É o único município com praia marítima no Distrito de Braga, um destino balnear de verão desde o final do século XIX como terra de veraneio das populações do interior. A visita no museu está associada ao conceito de visita em turismo e espera-se que a experiência da visita seja o mais satisfatória possível respondendo à procura de emoções que caracteriza o visitante atual. O projeto de Museu Polinucleado de Esposende surgiu como medida de resposta à perda de públicos na sequência da pandemia Covid (2020-2022). Identificando o património natural e cultural (material e imaterial) do concelho de Esposende e valorizando-o do ponto de vista turístico (patrimonialização) e apresentando-o ao público através das ferramentas museais, constitui-se um novo produto cultural disponibilizado pelo serviço de Museu Municipal de Esposende.
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    muSEAum - branding the sea museums of Portugal : research findings and perspectives of an innovation journey
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Torres, Nuno Cintra; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development
    É formidável a presença do mar nos museus, monumentos e sítios portugueses, um património multifacetado que proporciona experiências que transpõem história, exploração, indústria, comércio, modos de vida, tecnologias, arquitetura, artes populares e belas-artes. muSEAum focou em competências de gestão para a exploração competitiva das características, localização e acervo dos museus. O projeto de co-inovação com uma amostra de instituições museológicas temáticas do mar – não apenas museus marítimos ou marinhos – em todo o país abordou a definição, gestão e comunicação da marca museológica, os benefícios da marca coletiva Museu de Mar de Portugal, tecnologias de experiência do visitante, maior consciência nacional e internacional, espírito de pertença, novas parcerias de aprendizagem e turismo local. A pesquisa sobre públicos e práticas de gestão forneceu uma base sólida de avaliação. Embora algumas boas práticas se destaquem, a maioria das instituições sofre de insuficiente financiamento e de falta de autonomia administrativa. Os esforços de promoção são direcionados para os círculos locais, resultando numa visibilidade nacional e internacional residual, afetando sobretudo os museus fora dos circuitos turísticos. Marcas são incipientes ou inexistentes, sites são ineficientes ou inexistentes, atividades inconspícuas de SEO e marketing digital, ausência significativa de domínio próprio mantém muitos museus escondidos no turbilhão da internet. Palavras- chave: património marítimo; museu; Portugal; branding; museaum
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    The policy of transfer of curricular reforms between Spain and Brazil : towards the psychologization of education
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) García Redondo, Eva; Vega Gil, Leoncio; Revesado Carballares, David; Hernández Beltrán, Juan Carlos; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development
    A reforma educacional espanhola das décadas dos anos oitenta e noventa do século passado, com o objetivo de adequar a organização e o funcionamento do sistema educativo aos requisitos constitucionais derivados do documento de 1978, transcendeu as fronteiras nacionais, abrangendo os espaços internacionais. Dada a sua ampla e firme expansão para diferentes países da órbita ibero-americana, queremos mostrar como ela teve um impacto especial na reforma educacional brasileira implementada na década dos anos 90, refletindo-se no seu desenvolvimento, especificamente, nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Esta análise, assente na aplicação do método da Revisão Sistemática da Literatura, que prevemos ser de alto valor e interesse, é abordada a partir de uma tripla dimensão que procura investigar as influências das políticas educacionais espanholas no Brasil. Em primeiro lugar recorremos à contribuição, essencial e clássica, sobre a cultura escolar defendida por Escolano (2000). Em segundo lugar, focámo-nos no desenho curricular (o que entendemos como “discurso”) e sua consequente projeção. E, por fim, em terceiro lugar, abordámos as tensões entre psicólogos e pedagogos, tanto em termos interpretativos quanto académicos, que se refletiram quer em conferências, congressos, seminários, quer em publicações (livros, artigos e relatórios). Palavras-chave: sistema educativo; reforma psicológica e pedagógica; influências das políticas educacionais; Espanha; Brasil.
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    Engaging citizen resources as catalysts of museum innovation
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Drotner, Kirsten; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development
    A proposta chave do artigo é que a pandemia Covid ofereceu aos museus novas importantes oportunidades para promover mais e mais diverso envolvimento dos cidadãos, o que poderá constituir a chave para inovação sustentável dos museus no futuro. As propostas são alicerçadas, em primeiro lugar, no mapeamento das características de dois paradigmas liderantes na interação entre o museu e o mundo: um paradigma de tecnologia e um paradigma de personalização. Em segundo lugar, o artigo fornece três exemplos empíricos de como os museus podem aplicar projetos participativos para promover envolvimento dos cidadãos mais inclusivo e diverso. Os exemplos são baseados em estudos de caso conduzidos em um programa de I&D dinamarquês, Our Museum. Como conclusão, discute-se como e porquê o envolvimento dos cidadãos pode catalisar a inovação sustentável em museus.