Revista Lusófona de Educação n.º 57 (2022)

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    The policy of transfer of curricular reforms between Spain and Brazil : towards the psychologization of education
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) García Redondo,Eva; Vega Gil,Leoncio; Revesado Carballares,David; Hernández Beltrán,Juan Carlos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A reforma educacional espanhola das décadas dos anos oitenta e noventa do século passado, com o objetivo de adequar a organização e o funcionamento do sistema educativo aos requisitos constitucionais derivados do documento de 1978, transcendeu as fronteiras nacionais, abrangendo os espaços internacionais. Dada a sua ampla e firme expansão para diferentes países da órbita ibero-americana, queremos mostrar como ela teve um impacto especial na reforma educacional brasileira implementada na década dos anos 90, refletindo-se no seu desenvolvimento, especificamente, nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Esta análise, assente na aplicação do método da Revisão Sistemática da Literatura, que prevemos ser de alto valor e interesse, é abordada a partir de uma tripla dimensão que procura investigar as influências das políticas educacionais espanholas no Brasil. Em primeiro lugar recorremos à contribuição, essencial e clássica, sobre a cultura escolar defendida por Escolano (2000). Em segundo lugar, focámo-nos no desenho curricular (o que entendemos como “discurso”) e sua consequente projeção. E, por fim, em terceiro lugar, abordámos as tensões entre psicólogos e pedagogos, tanto em termos interpretativos quanto académicos, que se refletiram quer em conferências, congressos, seminários, quer em publicações (livros, artigos e relatórios). Palavras-chave: sistema educativo; reforma psicológica e pedagógica; influências das políticas educacionais; Espanha; Brasil.
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    Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Miranda,Amanaiara Conceição de Santana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    No presente artigo, estudou-se a imbricação entre a Educação Infantil e as relações de gênero. O estudo teve como objetivo geral cartografar as expressões/os significados de ser homem e de ser mulher, atribuídos pelas próprias crianças (03 a 05 anos de idade), no espaço escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI na cidade do Salvador. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com inspiração fenomenológica e etnocartográfica, tendo como principais instrumentos para a coleta de dados: a observação participante, pela qual os dados foram registrados em caderno de campo; e o registro fotográfico. Fez-se um paralelo na forma de constituição dos Estudos das Crianças com os Estudos Feministas, enfatizando-se que os conceitos de gênero e sexo são relevantes para tratar de moralidades em sociedades nas quais ocorre a desigualdade social entre homens e mulheres. Destacou- se que a aprendizagem humana é solidificada a partir da formação social em contato com o outro, ratificando que a cognição é um processo criador, concebendo que a aprendizagem é tratada do ponto de vista da invenção. Algumas cenas cartografadas foram apresentadas a partir de um diálogo da experiência da pesquisadora/hermeneuta com as crianças. Os resultados apontaram que as crianças pautam sobre gênero, assim como também aceitam as ambiguidades nos corpos, diferentemente dos adultos, que buscam a binaridade.
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    O digital no espaço museológico : mediação cultural e comunicação com o(s) público(s)
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Muchacho,Rute; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    No mundo contemporâneo, os museus, que abrem as suas portas ao mundo digital oferecendo cada vez mais possibilidades de fruição e entretenimento, começam o longo processo de ajuste a esta nova dinâmica e a novas formas de comunicação. Este artigo integra-se no projeto muSEAum, um projeto de investigação e avaliação de ativos e práticas de gestão numa amostra de Museus de Mar em todo o território nacional com o objetivo de fundamentar um modelo de desenvolvimento de públicos de museus baseado na integração da marca do museu, design, experiência do visitante, marketing digital e marketing coletivo. Assim, este artigo visa indagar de que forma os novos media vieram alterar a comunicação com o público e contribuir para uma nova experiência do visitante e para a redefinição do espaço museológico. Neste sentido, pretende-se fazer uma breve abordagem desta problemática que concebe o museu contemporâneo, não como um espaço fechado de coleção e preservação de objetos, para passar a ser um espaço de partilha das suas coleções no espaço físico e virtual, unindo vertentes online e offline.
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    muSEAum: branding the sea museums of Portugal : research findings and perspectives of an innovation journey
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Torres,Nuno Cintra; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    É formidável a presença do mar nos museus, monumentos e sítios portugueses, um património multifacetado que proporciona experiências que transpõem história, exploração, indústria, comércio, modos de vida, tecnologias, arquitetura, artes populares e belas-artes. muSEAum focou em competências de gestão para a exploração competitiva das características, localização e acervo dos museus. O projeto de co-inovação com uma amostra de instituições museológicas temáticas do mar – não apenas museus marítimos ou marinhos – em todo o país abordou a definição, gestão e comunicação da marca museológica, os benefícios da marca coletiva Museu de Mar de Portugal, tecnologias de experiência do visitante, maior consciência nacional e internacional, espírito de pertença, novas parcerias de aprendizagem e turismo local. A pesquisa sobre públicos e práticas de gestão forneceu uma base sólida de avaliação. Embora algumas boas práticas se destaquem, a maioria das instituições sofre de insuficiente financiamento e de falta de autonomia administrativa. Os esforços de promoção são direcionados para os círculos locais, resultando numa visibilidade nacional e internacional residual, afetando sobretudo os museus fora dos circuitos turísticos. Marcas são incipientes ou inexistentes, sites são ineficientes ou inexistentes, atividades inconspícuas de SEO e marketing digital, ausência significativa de domínio próprio mantém muitos museus escondidos no turbilhão da internet. Palavras- chave: património marítimo; museu; Portugal; branding; museaum
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    “Tá uma nortada!” : alteridades e confluências na implantação de um projeto de gestão museológica em Portugal
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Costa,Nicole; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Quais são os limites e as possibilidades encontradas na implantação de um projeto de gestão em museus? A partir da análise dos desafios vivenciados na gestão da unidade orgânica que compreende o Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica (ambos nas Caldas da Rainha – Portugal), e o Museu Dr. Joaquim Manso (na Nazaré – Portugal), este artigo reflete sobre a prática de conceitos atinentes à museologia social, por meio das recentes ações implantadas estes locais. Permeadas pelo encontro de alteridades que marca esta gestão, bem como pelos caminhos para assunção de uma postura museológica empática e ativista nestas instituições, as análises focalizam as dificuldades e as propostas de soluções para construção de museus que valorizam a diversidade, a inclusão e a experiência dos visitantes. Para tanto, as observações da autora e os referenciais bibliográficos constituem o ponto de partida para as provocações que serão realizadas no artigo. Decantadas as vivências pelas quais têm passado os envolvidos neste processo de criação conjunta de novos museus, a que resultados temos chegado? Quais os novos caminhos a seguir? Como as aprendizagens decorridas neste processo podem inspirar e motivar outras instituições? As respostas a estas questões serão abordadas no texto, tendo como horizonte a percepção de que pessoas fazem os museus e, por isso, é a elas que estas instituições devem se voltar, sempre.
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    Engaging citizen resources as catalysts of museum innovation
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Drotner,Kirsten; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    The key claim of the article is that the Covid pandemic has offered museums important new opportunities to foster more, and more diverse, citizen engagements; and such engagements may be key to sustainable museum innovation in the future. The claims are underpinned by first mapping the characteristics of two leading paradigms in existing museum interaction with the world: a technology paradigm and a personalisation paradigm. Second, the article provides three empirical examples on how museums may apply participatory designs to foster more inclusive and diverse citizen engagements. The examples are based on case studies conducted at a Danish R&D programme, Our Museum. By way of conclusion, it is discussed how and why citizen engagements can catalyse sustainable museum innovation. A proposta chave do artigo é que a pandemia Covid ofereceu aos museus novas importantes oportunidades para promover mais e mais diverso envolvimento dos cidadãos, o que poderá constituir a chave para inovação sustentável dos museus no futuro. As propostas são alicerçadas, em primeiro lugar, no mapeamento das características de dois paradigmas liderantes na interação entre o museu e o mundo: um paradigma de tecnologia e um paradigma de personalização. Em segundo lugar, o artigo fornece três exemplos empíricos de como os museus podem aplicar projetos participativos para promover envolvimento dos cidadãos mais inclusivo e diverso. Os exemplos são baseados em estudos de caso conduzidos em um programa de I&D dinamarquês, Our Museum. Como conclusão, discute-se como e porquê o envolvimento dos cidadãos pode catalisar a inovação sustentável em museus. Palavras-chave: personalização do museu; tecnologia museológica; envolvimento cidadão
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    Reinventar o Museu de Esposende : um museu polinucleado
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Magalhães,Ivone; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O Museu Municipal de Esposende reflete a terra onde foi criado. É terra de várias comunidades marítimas, piscatórias e agro-piscatórias, e as suas coleções museais detêm várias peças representativas dessas comunidades. É o único município com praia marítima no Distrito de Braga, um destino balnear de verão desde o final do século XIX como terra de veraneio das populações do interior. A visita no museu está associada ao conceito de visita em turismo e espera-se que a experiência da visita seja o mais satisfatória possível respondendo à procura de emoções que caracteriza o visitante atual. O projeto de Museu Polinucleado de Esposende surgiu como medida de resposta à perda de públicos na sequência da pandemia Covid (2020-2022). Identificando o património natural e cultural (material e imaterial) do concelho de Esposende e valorizando-o do ponto de vista turístico (patrimonialização) e apresentando-o ao público através das ferramentas museais, constitui-se um novo produto cultural disponibilizado pelo serviço de Museu Municipal de Esposende.
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    Memórias imersivas da Nazaré : mergulhar no passado e especular sobre o futuro com as fotografias estereoscópicas de Álvaro Laborinho
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Quico,Célia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Aqui o convite a mergulhar no passado é ancorado num caso particular: a colecção de 49 pares de fotos estereoscópicas da Nazaré de autoria de Álvaro Laborinho, datadas de inícios do século XX, que integram a coleção do Museu Dr. Joaquim Manso da Nazaré. Este núcleo de fotografias inclui chapas em vidro e cartões estereoscópicos, materiais estes datados de 1913 a 1932. Estas fotografias repetem muitos dos temas das outras fotos “standard” de Álvaro Laborinho, como sejam as paisagens marítimas, paisagens campestres, banhistas na praia, pescadores e mulheres na praia, eventos diversos da Nazaré, família e amigos de Álvaro Laborinho. A análise temática destas imagens é o foco deste artigo, que conta ainda com a breve apresentação do projecto exploratório transdisciplinar “Nazaré Imersiva”, que teve por base esta colecção de fotografias estereoscópicas. Construir pontes entre a tradição da fotografia estereoscópica e a inovação dos vídeos 360º foi um dos principais objectivos do projeto “Nazaré Imersiva”. Meios distintos para atingir o mesmo fim: a experiência de imersão num outro mundo, num outro espaço-tempo, numa outra realidade. Mais concretamente, o projecto “Nazaré Imersiva” também teve por objectivo proporcionar uma breve viagem no tempo, com início em 1920 e final em 2120, convidando um mergulho no passado para se reflectir sobre o presente e se especular sobre o futuro.
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    Qualidades psicométricas da GDS-15 durante a pandemia de Covid19
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Galinha,Sónia; Gonçalves,Gabriela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O artigo parte da análise das qualidades psicométricas da Escala de Depressão Geriátrica GDS-15 e adicionalmente do estudo da correlação entre a Escala de Satisfação com a Vida com as variáveis sociodemográficas em estudo com utilidade para a formação universitária e a competência cuidadora. O estudo é constituído por uma amostra validada em Portugal com N=763 (48% 75-84 idade e 32.2% 85-94) e os dados obtidos permitem observar adequadas propriedades psicométricas evidenciando índices adequados de consistência interna. O valor Alfa de Cronbach é superior a 0.80 para a GDS-15 e para as dimensões 1 e 2 encontradas. A perceção de Satisfação com a Vida é também medida de forma adequada. As correlações itens-total são sempre positivas e com valores muito superiores a 0.3 para todos os itens. O efeito da eliminação de cada item não provoca aumento do valor do Alfa de Cronbach. Valores de correlação estatística superior para a relação entre a Satisfação com a Vida com a Escala de Depressão Geriátrica (r=-0.786; p<0.001)