Revista Lusófona de Educação n.º 58 (2022)

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    La filiation à l’épreuve du handicap
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Zoungrana, Laurent; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Embora os actuais desenvolvimentos legislativos e sociais sejam favoráveis às pessoas com deficiência, certas representações negativas persistem. Os traumas causados no passado em relação à sua vida relacional, afectiva e sexual podem também persistir ao ponto de destruir qualquer possibilidade de reparação. A experiência única de Leslie, agora na casa dos trinta, e de sua mãe, de quem foi separada desde o nascimento, é apenas um exemplo. Entre vergonha e culpa, desqualificação e “assassinato simbólico”, esta mãe e esta filha sofreram a violência física, moral e psicológica como resultado da separação que lhes foi imposta. Ambas foram discriminadas em nome da deficiência da mãe, e ainda hoje pagam pelas consequências. Poucos são os que acreditam nas capacidades e competências das pessoas com deficiências, sobretudo deficiências mentais, para criar uma criança. De facto, o desejo de procriar e ter filhos não é automaticamente reconhecido, apesar de não existir nenhuma lei que o proíba. É preciso que seja levado em conta a voz destas pessoas e que elas sejam envolvidas em todas as decisões que lhes dizem respeito, porque promover a pessoa e responsabilizá-la por suas decisões é socialmente gratificante. Para além da condição de uma pessoa deficiente, existe um ser humano, um sujeito. Palavras-chave: deficiência; parentalidade; separação; traumatismo; filiação.
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    A excelência académica entorpecida
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Borges, Germano; Torres, Leonor Lima; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    A versão elitista da excelência académica que tem vindo a predominar no sistema educativo é aquela que a define como um desempenho excecional, uma qualidade distintiva de poucos que transcendem a norma da performance satisfatória, associada à ideia de que os estudantes reconhecidos por mérito escolar e integrados em “Quadros de Excelência” situam-se à margem de descontinuidades escolares, na lógica de uma excelência para memória futura. A visão romantiza da do ideal performativo tem vindo a produzir efeitos nebulosos nas trajetórias estudantis, exacerbando a pressão naqueles que aspiram manter-se no patamar da excelência. Este artigo pretende analisar o percurso académico e a transição para o ensino superior dos “melhores alunos” dos cursos científico-humanísticos da escola pública portugue sa. Enquadrado numa pesquisa de doutoramento que envolveu mais de 400 estudantes, este artigo centra-se na análise das classificações no ensino superior de 142 destes alunos e de depoimentos em inqué rito por questionário e entrevista. Os resultados evidenciam os efeitos de uma narrativa unidimensional da excelência, fortemente sustentada em lógicas “resultadistas”, com a excelência conquistada a revelar-se temporária e desfasada dos padrões de excelência exigidos no ensino superior.
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    O PISA como estratégia política de performatividade educacional e projeto de governança social
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Silva, Antonia Alves Pereira; Ortigão, Maria Isabel Ramalho; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    As reformas educacionais realizadas nas últimas décadas têm se caracterizado essencialmente pela incorporação de princípios neoliberais que reorientam a concepção de educação, aproximando-a cada vez mais da lógica de funcionamento dos mercados, por meio de práticas como gerenciamento, regulação e competitividade. A eficácia de tais práticas é construída por meio de um conjunto de estratégias nas quais se inserem as políticas de avaliação externa em larga escala, que atuam favore cendo a criação de uma cultura de performatividade no âmbito escolar, ancorada no poder dos números e da estatística na fabricação de fatos. Objetivamos neste texto discutir o PISA como política de avaliação em larga escala que, sendo originária da OCDE, está comprometida com uma concepção neoliberal de educação e, utilizando tecnologias políti cas, como performatividade e comparação por números, visa a imple mentação de projetos de governança na sociedade. Trata-se de uma discussão teórica fundamentada em autores como Ball (2010, 2014), Popkewitz (2013) e Saura (2016). A reflexão permite considerar que as articulações realizadas no âmbito das políticas neoliberais atuam promovendo mudanças na educação visando a produção de novas subjetivdades e práticas escolares sintonizadas com o mercado.
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    Formação inicial em enfermagem : mudanças curriculares para incrementar as potencialidades da prática
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Longo, João; Firmino, Cristiana; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    A generalidade dos currículos que integram a oferta formativa da formação inicial do ensino superior politécnico compreendem uma componente prática, vulgo estágio (e.g., saúde, educação). Porém, quando se procura saber o que legitima essa componente e se a mesma responde às expectativas daqueles que a frequentam ou ministram, os discursos centram-se mais em crenças do que em evidências devidamente susten tadas. Com este estudo procura-se saber, na perspetiva de estudantes e professores, quais as mudanças curriculares que poderiam incremen tar as potencialidades da prática na formação inicial em enfermagem. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva, de natureza interpretativa. A amostra é intencional, composta por 68 professores e 15 estudantes de 13 Escolas Superiores de Saúde/ Enfermagem nacionais. Na recolha de dados foram aplicadas a técnica de Focus-Group aos professores e a entrevista semiestruturada aos alunos. O tratamento dos dados foi executado com recurso à análise de conteúdo temática segundo Bardin. No decurso do processo investigativo, foram cumpridas as recomendações da Declaração de Helsínquia e Convenção de Oviedo. Os resultados mostram que as mudanças curriculares desejadas vão desde a necessidade de repensar as finalidades e objetivos da componente prática, passando pelas estratégias, organização formal e formadores desejados. São ainda objeto de análise as relações entre os contextos e a academia.
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    John Dewey e Paulo Freire : educação e transformação social
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Muraro, Darcísio N.; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O objetivo deste artigo é desenvolver a seguinte problemática: em que bases o conceito de experiência contribui para pensar uma educação voltada para a transformação social na perspectiva de Dewey e Freire? O objetivo do estudo é analisar os conceitos de experiência, diálogo e educação no pensamento de Dewey e Freire. A metodologia da pesquisa é qualitativa de caráter bibliográfico, centrada nos procedimentos de análise filosófica dos conceitos mencionados no objetivo deste estudo. Para os autores em estudo, a filosofia e a educação não podem ficar alheias aos problemas que afetam e empobrecem a experiência humana historicamente situada. A experiência está ameaçada pelas forças autoritárias, negacionistas, antidialógica e excludentes favorecendo os interesses neoliberais. Como resultado a pesquisa considera que a educação como modo de vida democrático de compartilhamento da experiência pelo diálogo, reflexão, problematização e busca de objetivos comuns se constitui na alternativa para a transformação social na perspectiva libertadora e humanizadora. Experiência dialógica é prática ética e política da educação na transformação do mundo. Ela torna possível a experiência democrática como prática da liberdade, da capacidade de decidir e da autodeterminação dos sujeitos na construção da história.
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    Aprender português língua de acolhimento, em contexto não formal : imigrantes e refugiados em Portugal
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Pinho, Joana; Ançã, Maria Helena; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    A deslocação, a nível mundial, de pessoas de forma forçada, tem potenciado a chegada de um número significativo de imigrantes e refugiados à Europa. Neste panorama, é desafio da Educação em Portugal dar respostas de acolhimento que incluam indubitavelmente o ensino da Língua Portuguesa, enquanto língua de acolhimento. Este estudo, de natureza qualitativa e que privilegia a estratégia de estudo de multicaso, visa a análise de conteúdo das respostas dadas a uma entrevista, por imigrantes e refugiados em formação em português. Assim, pretende-se dar resposta à questão de investigação “Quais as representações de imigrantes e refugiados, quanto aos desafios e potencialidades do ensino do Português Língua de Acolhimento (PLA), em contexto não formal?”. Os resultados deram-nos pistas para a estruturação do ensino do português língua de acolhimento a imigrantes e refugiados: i) através de uma abordagem holística que favoreça a interação e a participação dos aprendentes em práticas sociais e em diferentes contextos de aprendizagem; ii) que tenha em conta os contextos psicossociais e psicolinguísticos decorrentes da situação migratória, como as representações, motivações e atitudes face à língua portuguesa; e, ainda, iii) que se privilegie a diversidade linguística e cultural presente nos grupos de aprendizagem, através de um ensino multicultural e plurilingue.
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    Democracia en la escuela : concepciones de estudiantes de contextos desafiantes y favorables
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Moreno-Medina, Irene; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Os alunos das escolas em contextos socioeconómicos desafiantes e favoráveis têm concepções de democracia na escola que influenciam as suas expectativas e formas de atuação na escola e na sala de aula. O objetivo deste estudo é conhecer as concepções dos alunos das escolas em contextos socioeconómicos desafiantes e das escolas em ambientes favoráveis sobre a democracia e o seu exercício na escola. Para o conseguir, foi realizada uma pesquisa fenomenográfica com a participação de 30 estudantes, 15 de escolas situadas em contextos favoráveis e 15 de escolas situadas em contextos desafiantes. Os resultados indicam que existem cinco concepções de democracia na escola. Estas cinco concepções mostram diferenças e semelhanças de acordo com o contexto dos estudantes, demonstrando como as condições do contexto - favoráveis ou desafiantes - influenciam a compreensão e a prática dos estudantes de uma forma ou de outra. Uma primeira concepção é puramente delegativa até chegar a uma última concepção em que a representação e participação, de uma forma crítica, é essencial. A promoção desta última concepção é essencial para encorajar os estudantes a pensar refletida e criticamente, a fim de se tornarem cidadãos que assegurarão uma sociedade justa, equitativa e democrática. Palavras-chave: democracia; concepções; participação; escolas desfavorecidas; estudantes.
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    O olhar do novo herói digital
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Miguel, Cláudia Raquel da Cunha; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Esta investigação analisa a representação do personagem digital no desenvolvimento da trama dos filmes de género de fantasia, ação e aventura: Jake de Avatar, César de Planeta dos Macacos e Hulk. Os personagens digitais com o sistema MoCap, captura de movimento por um ator humano, oferecem aos filmes de fantasia, aventura e ação uma nova perspetiva no que respeita ao entendimento da história e do personagem, e por esse motivo foi considerado importante aprofundar o conhecimento deste novo “herói” digital. Um herói que passa pelo mesmo arco de transformação dos heróis humanos, com características físicas, psicológicas, sociais e de ação que os distingue do seu par humano. Por meio de extensa bibliografia e estudo qualitativo de entrevistas semiestruturadas a especialistas, este alinha-se com diversas teorias que refletem que argumentos e personagens se anulam no que diz respeito à componente de dominância. Em paralelo a esta temática é dado destaque à importância da mensagem e a relação com o espetador. Por possuírem os valores humanos, da ética, da moral, da cidadania, da própria humanidade há muito perdidos pelos humanos, infere-se que possam ser os melhores interlocutores na passagem destas mensagens chave