Mestrado em Design de Jogos e Média Jogáveis

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    An illustrated approach to game design with an astronomical twist
    (2025) Paz, Anni Emilia Holappa da; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies; SOUSA, MICAEL DA SILVA E
    A astronomia é um aspecto vital na sociedade moderna, com várias tecnologias utilizadas diariamente terem sido inicialmente desenvolvidas para avançar o campo da astronomia. A astronomia pode ser encontrada como tema em diversos jogos de tabuleiro, mas parece que essa é a extensão em que a astronomia é aplicada nesses jogos. Existem apenas alguns exemplos em que a astronomia é implementada nas mecânicas de jogo e influencia a forma de como o jogo é jogado. Durante a pesquisa sobre vários métodos de design de jogos, foi possível descobrir que o design de jogos tende a métodos com estruturas rígidas, o que acaba por gerar debates sobre a sua aplicabilidade no design de jogos de tabuleiro ou se tais métodos deveriam sequer existir, e que a arte deve ser deixada como a última fase de desenvolvimento. Isto acontece devido às despesas associadas à contratação de ilustradores e à produção de arte, o que leva à questão sobre o que acontece se o designer quiser iniciar o seu processo de design a partir da ilustração e incorporá-la posteriormente no processo de design. Esta dissertação apresenta um método alternativo de design de jogos, em que a ilustração serve como ponto de partida e ajuda a ancorar vários elementos do jogo, como a narrativa, a arte e as mecânicas, para criar uma experiência mais imersiva para os jogadores. Esta abordagem será validado através do desenvolvimento de dois jogos de tabuleiro distintos, onde o método será implementado.
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    Designing inclusive board games : game designers' strategies, challenges, and perspectives
    (2024) Barros, Joana Mourato Sardinha Figueiredo de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Mira, Carla Patrícia Gonçalves e Sousa
    Esta pesquisa explora o design inclusivo em jogos de tabuleiro com o objetivo de melhorar a acessibilidade para grupos diversos, incluindo pessoas com deficiência, crianças e idosos. Apesar dos avanços na acessibilidade de jogos digitais, os jogos de tabuleiro físicos muitas vezes carecem de diretrizes para a criação de um produto inclusivo. Este estudo aborda essa lacuna ao examinar as percepções, metodologias e desafios enfrentados pelos designers de jogos de tabuleiro na integração de recursos de acessibilidade. A pesquisa envolveu a análise qualitativa de entrevistas com vinte e seis designers de vários países, idades, gêneros e níveis de experiência. Estas entrevistas foram gravadas, transcritas e sistematicamente codificadas para identificar temas recorrentes e percepções relacionadas ao design inclusivo de jogos de tabuleiro. As principais conclusões destacam aspetos cruciais da acessibilidade: visual, cognitiva, emocional, socioeconómica e interseccional. Os designers enfatizaram a disponibilização de regras claras, com auxílios visuais, elementos táteis e mecânicas adaptáveis para atender às necessidades dos jogadores. No entanto, desafios como os altos custos de produção, o equilíbrio entre inclusão e a integridade do jogo e a resistência do mercado permanecem significativos. Estas conclusões fornecem aos designers uma orientação para integrar a acessibilidade no processo de design dos seus jogos, aumentando a inclusão e o nível de satisfação dos jogadores. Editores e desenvolvedores de jogos podem usar estas percepções para promover novos padrões de acessibilidade na indústria, enquanto os policymakers e organizações da sociedade civil e ativistas podem promover uma cultura de jogo mais inclusiva e aumentar a consciencialização sobre o design acessível. Palavras-chaves: Jogos de Tabuleiro, Design de Jogos, Acessibilidade, Designers de Jogos de Tabuleiro, Design Inclusivo
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    Dynamic difficulty adjustment to improve player experience in games for rehabilitation
    (2023) Fernandes, Pedro Miguel Alves; Neves, Pedro Pinto, orient.
    O propósito do Game Design Aplicado é criar atividades que usam aspetos dos jogos e do design de jogos para aumentar motivação e envolvimento, o que é benéfico em áreas como a Educação, Saúde, e Reabilitação. Esta dissertação relata o processo de design e desenvolvimento de um jogo de realidade virtual para jogador-único (singleplayer) que serve de meio complementar de terapia de reabilitação do membro superior: Village Druid. O jogo pretende contribuir de forma relevante para o tratamento de reabilitação sem prescindir das características fundamentais dos jogos: agência e re-significação. Outro desafio relevante identificado durante a investigação realizada para este projeto relaciona-se com a má gestão de dificuldade do jogo para os jogadores, que pode resultar em experiências negativas que afetam a motivação e envolvimento dos jogadores com o seu próprio tratamento. Para ultrapassar este desafio, optou-se pela implementação de um sistema de ajuste dinâmico de dificuldade (DDA). Esta dissertação descreve as principais decisões de design para o jogo sério para reabilitação (Village Druid) e como este utiliza DDA para cumprir os seus objetivos – e resolver os desafios identificados para o jogo, dado o seu propósito. A dissertação dá igualmente os resultados obtidos em sessões de playtesting realizadas com um protótipo do jogo que implementa DDA (Protótipo 2.0). Estas sessões de playtesting tiveram como jogadores-teste clientes e terapeutas de reabilitação do projeto. O objetivo das sessões era avaliar como o sistema de DDA adaptou a dificuldade do jogo de acordo com a avaliação dos jogadores e qual foi a sua perceção do sistema. O contributo desta dissertação reside na discussão dos resultados das sessões de playtesting – como demonstram que a inclusão do sistema de DDA no protótipo melhoraram a experiência do jogador, bem como a compilação de três padrões de design de jogos derivados das soluções de design criadas para o Village Druid. A secção de trabalho futuro debruça-se sobre como o sistema de DDA poderia ser alargado e sofrer mais validação.