Mestrado em Design de Jogos e Média Jogáveis

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    Dynamic difficulty adjustment to improve player experience in games for rehabilitation
    (2023) Fernandes, Pedro Miguel Alves; Neves, Pedro Pinto, orient.
    O propósito do Game Design Aplicado é criar atividades que usam aspetos dos jogos e do design de jogos para aumentar motivação e envolvimento, o que é benéfico em áreas como a Educação, Saúde, e Reabilitação. Esta dissertação relata o processo de design e desenvolvimento de um jogo de realidade virtual para jogador-único (singleplayer) que serve de meio complementar de terapia de reabilitação do membro superior: Village Druid. O jogo pretende contribuir de forma relevante para o tratamento de reabilitação sem prescindir das características fundamentais dos jogos: agência e re-significação. Outro desafio relevante identificado durante a investigação realizada para este projeto relaciona-se com a má gestão de dificuldade do jogo para os jogadores, que pode resultar em experiências negativas que afetam a motivação e envolvimento dos jogadores com o seu próprio tratamento. Para ultrapassar este desafio, optou-se pela implementação de um sistema de ajuste dinâmico de dificuldade (DDA). Esta dissertação descreve as principais decisões de design para o jogo sério para reabilitação (Village Druid) e como este utiliza DDA para cumprir os seus objetivos – e resolver os desafios identificados para o jogo, dado o seu propósito. A dissertação dá igualmente os resultados obtidos em sessões de playtesting realizadas com um protótipo do jogo que implementa DDA (Protótipo 2.0). Estas sessões de playtesting tiveram como jogadores-teste clientes e terapeutas de reabilitação do projeto. O objetivo das sessões era avaliar como o sistema de DDA adaptou a dificuldade do jogo de acordo com a avaliação dos jogadores e qual foi a sua perceção do sistema. O contributo desta dissertação reside na discussão dos resultados das sessões de playtesting – como demonstram que a inclusão do sistema de DDA no protótipo melhoraram a experiência do jogador, bem como a compilação de três padrões de design de jogos derivados das soluções de design criadas para o Village Druid. A secção de trabalho futuro debruça-se sobre como o sistema de DDA poderia ser alargado e sofrer mais validação.