R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 09 (2019)

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    Perfil de liderança : estilo transformacional, transacional e laissez-faire
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Araújo, Luiz Fernando Gonçalves da Silva; Motta, Kátya Alexandrina Matos Barreto; Souza, Ivone Felix de; Costa, António Augusto Teixeira da
    O objetivo deste estudo foi identificar quais estilos de liderança (transacional, transformacional e laissez-faire) predominam nos discentes de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas e comparar as habilidades e competências estabelecidas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) com os estilos de liderança que são desenvolvidos. Este estudo é de natureza quantitativa, exploratória e descritiva, foi realizado com 635 discentes de uma instituição pública de ensino superior. Para a coleta de dados, utilizou o questionário MLQ-Form-5X. Utilizaram-se análises estatísticas descritivas e de variância pelo software SPSS 20. Para os discentes de Administração destacou-se a liderança transformacional, em que o líder inspira e estimula a equipe. Os de Ciências Contábeis apresentaram as características que indicam o líder que estabelece metas e sistemas de recompensas mediante o alcance dos resultados (liderança transacional). Os de Ciências Econômicas apresentaram as características predominantes da liderança transacional e laissez-faire, esta, sendo passiva e ausente.
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    O princípio fundamental da separação e interdependência de poderes e a crise económico-financeira : o Tribunal Constitucional Português
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Furtado, Miguel
    Para que se denomine um qualquer Estado como de Direito Democrático e se pretenda a efetiva observância da sua Constituição é essencial a existência e o adequado cumprimento do Princípio da Separação e Interdependência de Poderes. Para que se acrescente a estes determinantes um Estado de cariz social com proteção apropriada dos direitos fundamentais dos seus cidadãos, maior relevância deve ser atribuida ao princípio indicado com instrumentos que na realidade salvaguardem estas garantias e desde logo com primazia, um tribunal que as assegure nos termos da Lei Fundamental, a Constituição. Já que e em conformidade com os tempos em que vivemos, cujos pressupostos económicos têm vindo a adquirir prevalência sobre os poderes políticos com eventuais consequências de perda democrática e, igualmente sobre os direitos sociais dos cidadãos que se encontram intimamente relacionados com as suas necessidades mais básicas, será esta estrutura jurídica que se enquadrará como último suporte do garante mínimo do respeito pela dignidade da Pessoa Humana que cada homem e mulher deve usufruir, principalmente em situações de grave crise económico- financeira que consequentemente implicam maiores sacrifícios nos seus direitos sociais ou mesmo a sua extinção. Assim, foi nossa pretensão neste trabalho analisar o indispensável papel funcional da estrutura em causa designadamente o Tribunal Constitucional bem como a sua correlação com os outros poderes e mais nomeadamente o legislativo, sugerindo, de acordo com a investigação por nós realizada, novas possibilidades que definam melhor a sua função de controle estipulada na mesma Lei que lhe compete resguardar.
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    Importância da cultura organizacional na satisfação no trabalho
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Queimado, Diogo; Santos, Jaime; Oliveira, Margarida; Santos, Eulália
    Num ambiente Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA), a palavra cultura surge como uma das necessidades essenciais/fundamentais para a compreensão do comportamento organizacional. Todo e qualquer gestor que ambicione o melhor para a sua organização, procura manter os seus colaboradores satisfeitos. Desse modo, tem interesse identificar as variáveis que influenciem a satisfação profissional, sobretudo a cultura organizacional. As medidas de qualidade do trabalho apontam ser preditores úteis de comportamento futuro do mercado laboral. O presente estudo tem como principal objetivo perceber a relação entre a cultura organizacional e satisfação no trabalho de funcionários públicos do distrito de Santarém. Esta investigação incorpora um estudo quantitativo, sendo que os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, onde se obteve uma amostra de 30 indivíduos. O instrumento utilizado é composto por duas escalas, a escala de cultura organizacional e a de satisfação no trabalho e por variáveis que caraterizam o perfil sociodemográfico e profissional dos colaboradores. Os resultados mostram que existe uma relação positiva e significativa entre a cultura organizacional e a satisfação no trabalho, o que demonstra que a cultura organizacional influencia positivamente os fatores estratégicos organizacionais, podendo resultar a favor da organização, dependendo do tipo de cultura que esta tiver.
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    Good practices in ERASMUS + vet mobility projects
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Santos, Miguel Baião dos; Saarinen, Mika
    Annually over 120 000 vocational education and training (VET) learners have the chance to go abroad through Erasmus+ programme. This study covers the Erasmus+ financed mobility VET projects from 2014-2017 and further emphases on isolating the “good practices projects” and assessing to what extent this label is related with the number of projects presented by a given country. A first major conclusion is that only a small portion of the projects were labelled “good practice”. Moderately, this label is reliant on the number of projects financed within a given country. Clearly, other variables such as the intentionality in the design, planning and format of a project, the experience in applying to Erasmus+ calls, the management costs per project or the amount of financing asked for each project seems to play a role in turning them into good practice examples or not. Key-words: mobility, good practices, vocational education and training, projects, Erasmus+
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    A inteligência emocional como factor determinante da liderança
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Reis, Filipa Lopes dos; Lopes, Carla
    A Inteligência Emocional tem-se revelado essencial para a liderança, uma vez que as empresas estão cada vez mais competitivas. O presente trabalho pretendeu analisar a por base um estudo de caso (Junta de Freguesia dos Olivais), via questionário, obteve-se uma amostra de 52 respondentes (numa população de 95) e abordam-se os seguintes tópicos: Inteligência Emocional, estilo de liderança, desempenho e motivação. Tendo em conta o conhecimento que adveio do preenchimento do questionário por parte dos colaboradores da Junta de Freguesia, foi-nos possível responder aos objetivos propostos: qual a relação da Inteligência Emocional com a liderança e como é que esta está relacionada com as tomadas de decisões, sendo as mesmas repercutidas na liderança exercida e por conseguinte na satisfação dos colaboradores, havendo uma relação direta no desempenho dos mesmos.