Mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais
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Item Trade marketing e lançamento de novos produtos : Bridgestone NV/SA com sucursal em Portugal(2024) Lupi, Maria de Sousa Freitas; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; LOPES, MARTA MARIA CORDEIROO relatório de estágio foi realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais, da Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa.Realizei o estágio na empresa Bridgestone Europe NV/SA com Sucursal em Portugal. Teve uma duração de quatro meses, de 2 de agosto de 2023 a 1 de dezembro de 2023. Ao longo do estágio desempenhei várias atividades em diversas áreas no departamento de marketing da empresa, tais como: trade marketing; marketing de produto, serviço e soluções; ativação de marca; relações-públicas, comunicação e marketing digital; e controlo e planeamento de budget.O presente relatório demonstra as atividades que desempenhei ao longo do período em questão, com maior foco nas áreas de trade marketing e lançamento de novos produtos. Com a competitividade dos mercados, surgiu a necessidade das empresas criarem uma área de trade marketing dentro do departamento de marketing, com foco nas relações com os canais de distribuição e, consequentemente, com os consumidores finais. Também surgiu a necessidade de apostarem em inovação para se diferenciarem dos seus concorrentes e acrescentarem valor.Item A diferença entre o Instagram e o TikTok na promoção de produtos de beleza e cosmética : um estudo comparativo entre micro e macro influencers(2024) Lemos, Ana Luísa Oliveira Costa; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Figueiras, Ana Raquel de Ponte; SANDES, FÁBIO SHIMABUKUROOs influencers exercem um poder transformador no mercado de beleza e cosmética, ao moldar tendências, estabelecer padrões estéticos e ampliar a influência da indústria. Estes conectam-se diretamente com um público ávido por descobrir novos produtos e recomendações, inspirando e influenciando, assim, as escolhas e preferências dos consumidores. O foco desta dissertação incide na comparação das estratégias de marketing entre micro e macro influencers nas plataformas TikTok e Instagram, com uma atenção específica ao setor de beleza e cosmética. O objetivo principal é extrair conclusões pertinentes acerca das campanhas publicitárias promovidas por estes influencers e o seu impacto nas interações dos utilizadores. A metodologia adotada baseou-se numa análise detalhada de todos os elementos presentes nas publicações, englobando o conteúdo visual e textual. Este método permitiu uma compreensão das estratégias de conteúdo. Adicionalmente, a investigação abordou as interações dos seguidores, analisando as diferentes formas de envolvimento, com o intuito de compreender de que modo o conteúdo influencia as ações e reações dos seguidores, revelando padrões de comportamento e preferências. As conclusões obtidas oferecem insights valiosos sobre a eficácia das campanhas publicitárias conduzidas por micro e macro influencers, contribuindo para uma melhor compreensão das dinâmicas do marketing de influência, permitindo a melhoria das estratégias tanto das marcas como dos influencers no mercado de beleza e cosmética, especialmente nas plataformas TikTok e Instagram. Palavras-Chave: influenciadores; marca; redes sociais; publicidade; belezaItem Relatório de estágio em agência de marketing digital : Labelium Portugal(2024) Alverca, Andreia Alexandra Barreirinhas; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Figueiras, Ana Raquel de PonteÀ medida que os consumidores são impulsionados pelos avanços tecnológicos a migrarem para os canais digitais, as empresas, por consequência, são obrigadas a adaptar as suas estratégias para se manterem competitivas e irem de encontro com os novos comportamentos e formas de consumir. Por essa razão optei pela participação neste estágio curricular. Por ser o mercado tão incerto e cíclico, moldado por tendências, a expansão do conhecimento de marketing digital e domínio nesta área é fundamental. Isso reflete-se nas organizações que negligenciam o investimento nos canais digitais e, consequentemente, enfrentam desafios e dificuldades para prosperar. Em cumprimento com o regulamento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o presente relatório tem como finalidade sintetizar todas as atividades cumpridas em contexto de estágio curricular na agência de marketing digital Labelium Portugal que se deu entre os meses de setembro de 2022 a fevereiro de 2023. É dividido em quatro grandes blocos, sendo o primeiro um enquadramento teórico baseado na revisão de literatura que aborda várias épocas e fases do marketing até à era digital, o segundo a caracterização da entidade acolhedora, o terceiro um enquadramento mais técnico que reflete os trabalhos realizados na agência e o quarto retrata todas as considerações retiradas no desenvolvimento deste projeto. Palavras-Chave: Marketing, Marketing Digital, Redes SociaisItem O tipo de conteúdo que motiva mais interatividade no TikTok para os clubes de futebol, em Portugal(2024) Teixeira, Gonçalo Tito Teles; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; SANDES, FÁBIO SHIMABUKUROA dissertação aborda o impacto do crescimento das redes sociais na sociedade e no marketing empresarial, com um foco especial no TikTok como uma plataforma emergente. Explora-se a importância do "engagement" (envolvimento) gerado pelas publicações para as marcas, especialmente no contexto de clubes de futebol, e como esse envolvimento influencia positivamente a relação com os fãs. O conteúdo postado nas redes sociais é destacado como uma ferramenta poderosa de influência, desempenhando um papel crucial na construção de uma presença de marca sólida e na promoção de uma conexão mais profunda entre os clubes e seus adeptos. Este trabalho tem como objetivo principal perceber e analisar os conteúdos publicados pelos clubes de futebol, em Portugal, com o intuito final de descobrir qual a categoria de vídeos os utilizadores da plataforma TikTok têm maior facilidade em interagir. Para isso, realizei uma revisão de literatura sobre o tema, e ainda uma metodologia qualitativa sobre o levantamento de informação das redes sociais dos clubes. Os resultados principais mostram que os conteúdos sobre os jogadores e os melhores momentos de um jogo são os com maior envolvimento. Palavras-chave: Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Marketing Desportivo Digital, TikTok, FutebolItem O papel do Marketing Digital no crescimento do partido Iniciativa Liberal(2024) Fernandes, João Alexandre Cabaço; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; VENTURA, JORGE BRUNO DA COSTAA dissertação "O Impacto do Marketing Digital na Evolução do Partido Iniciativa Liberal" analisa como a utilização estratégica das ferramentas de marketing digital desempenharam um papel fundamental na evolução e crescimento do partido político Iniciativa Liberal (IL). Ao longo das últimas décadas, o marketing digital tornou-se uma ferramenta poderosa em todas as áreas da economia e também na comunicação política, permitindo às organizações e intervenientes políticos alcançarem públicos mais amplos, mobilizar apoiantes e moldar suas mensagens de maneira eficaz. O "potencial de atingir novos mercados, particularmente os jovens, que muitas vezes são alienados pelas formas tradicionais de comportamento poli?tico e de comunicac?ão, mas são os primeiros usua?rios da Internet e das ferramentas digitais" (Marshment, 2009: p.170) Este estudo começa por apresentar uma visão geral do surgimento da comunicação, as suas barreiras e enquadramento do marketing político e eleitoral. Em seguida, explora a evolução da internet e pelo contexto político em Portugal. Por fim, e antes de entrar no estudo empírico, aborda-se o Liberalismo Político e a sua evolução histórica. A dissertação que aqui se resume também destaca alguns casos específicos de aplicação do marketing digital à promoção de candidatos e articulação de estratégias de comunicação política. Além disso, são abordadas questões éticas e desafios associados ao uso do marketing digital na política, como a disseminação de informações falsas e a privacidade dos eleitores. Por fim, conclui-se que o marketing digital desempenhou (e desempenha) um papel significativo na evolução do partido Iniciativa Liberal, permitindo-lhe competir de maneira mais eficaz num ambiente político cada vez mais digitalizado. No entanto, também se destaca a importância de manter a integridade e a transparência nas campanhas políticas online. Esta dissertação oferece insights valiosos sobre como os partidos políticos podem aproveitar o marketing digital para crescer e influenciar o cenário político contemporâneo, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de responsabilidade e ética na utilização dessas ferramentas poderosas. Palavras - Chave: Marketing Digital, Iniciativa Liberal, Marketing Político, Liberalismo Político, Comunicação.Item Marketing no setor hoteleiro : estudo de caso - Vila Galé(2024) Caldeira, Madalena Gonçalves; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Lopes, Paula Bela Rosa LuísO presente Relatório de Estágio procura relatar o percurso realizado durante quatro meses de estágio, no Grupo Vila Galé. O marketing tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como uma área indispensável no setor hoteleiro, pois contribui para que as empresas consigam atrair, conquistar e fidelizar clientes num mercado altamente competitivo. No setor hoteleiro, o marketing assume um papel fundamental no que toca à promoção dos serviços e comodidades oferecidas pelas unidades hoteleiras, na criação de uma imagem de marca positiva e diferenciada, e, consequentemente, no auxílio do crescimento da ocupação e satisfação dos consumidores. Neste setor, existem diversas ferramentas de marketing que poderão ser utilizadas de forma a promover os hotéis, alcançar o público-alvo e impulsionar o crescimento da empresa, fazem parte dessas estratégias a criação de um plano de marketing digital completo (website e redes sociais, newsletters, publicidade online e estratégias de SEO), a implementação de programas de fidelização e realização de parcerias estratégicas com entidades que, partilhando o mesmo público-alvo, possam contribuir para o aumento de visibilidade da marca. Este trabalho de investigação tem como objetivo analisar algumas dessas estratégias no departamento de Marketing do Grupo Vila Galé, no âmbito de um estágio curricular de mestrado. Para isso, será utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, que incluirá observação participante e entrevistas semi-estruturadas com profissionais especializados nas áreas em questão. Os resultados desta pesquisa levam a sugerir que este grupo hoteleiro optou por utilizar diferentes técnicas de marketing direcionadas para públicos diferentes de acordo com os objetivos e resultados alcançados. Palavras-chave: Marketing; Redes Sociais; Setor Hoteleiro; Fidelização; Merchandising; Grupo Vila Galé.Item A importância da comunicação estratégica integrada para a sustentabilidade das microempresas : o caso Napural(2024) Alfaiate, Susana Isabel Fialho; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Lopes, Paula Bela Rosa LuísEsta dissertação de mestrado investiga o papel crucial da comunicação estratégica integrada (CEI) na sustentabilidade económica das microempresas. Com o cenário empresarial cada vez mais complexo e a crescente consciencialização ambiental e social, as microempresas enfrentam desafios significativos para manter operações sustentáveis. Numa primeira parte, o estudo apresenta uma revisão de literatura relevante sobre comunicação estratégica para a generalidade das organizações. A segunda parte da revisão de literatura procura caracterizar o ambiente específico das microempresas e as características que requerem métodos e processos comunicativos próprios e diferenciados, abordando conceitos de liderança, poder, inovação e comunicação integrada de marketing. A terceira parte da dissertação ilustra a teoria investigada, através da apresentação do Plano Estratégico de Comunicação (PEC) da marca Napural, uma microempresa nacional dedicada ao fabrico e comercialização de produtos de saboaria, cosmética e aromaterapia natural, que iniciou o seu caminho pela definição clara do conceito e posicionamento que pretendia adotar e só depois passou à operação. No PEC é possível reconhecer o papel crucial de uma liderança empenhada em manter a autenticidade do conceito e dos objetivos, a aposta no caminho do relacionamento com stakeholders e clientes e ainda a aposta em canais tecnológicos acessíveis para o trilho de um caminho que se deseja longo e forte. Palavras-chave: Comunicação Estratégica, Microempresas, Poder Relacional, Liderança Autêntica