Doutoramento em Sociomuseologia

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    Equidade nos museus para pessoas cegas e normovisuais : novas etapas infoinclusivas ao nível tiflocientífico /1.º Museu Tiflológico em Portugal – Castelo de Vide
    (2023) Novo, João Soares Palmeiro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A equidade nos museus para as pessoas cegas e normovisuais é a expressão sociomuseológica equitativa, ou questão de partida em pesquisa, investigação e desenvolvimento, que sustenta a conceitualidade e a metodologia organizacional e científica desta Tese de Doutoramento, sendo, nesta dimensão e perspetiva, que nos decidimos realizá-la. Esta trajetória dimensional e de incidência, de acordo com a saturabilidade de pesquisa que conseguimos efetuar, não nos parece ter precedentes análogos, essencialmente ao nível da experiência viva e confirmada, validada e aplicada à Sociomuseologia, pensada para todos e com especial enfoque na acessibilidade e usabilidade cognitivas nos museus, cujas políticas funcionais e operacionais assentam nos princípios básicos e dinamizadores da equidade alargada ao público-alvo em referência, pessoas cegas e pessoas sem essas limitações sensoriais, permitindo-lhes usufruírem, nas visitas aos museus, de um plano de igualdade em direitos e oportunidades, qualidade no prazer observacional e de intelecção. Os passos formais, no plano prático, e de conteúdo intelectual, em termos sistemático normativos e cognitivos, os seis Capítulos, que fundamentam e estruturam esta Tese, são, em nossa opinião, fundamentos estruturantes bem elucidativos e demonstrativos da nossa constatação e convicção da realidade anómala e excludente que tem vindo a ser oferecida pela generalidade dos museus aos cidadãos que, sob o ponto de vista anatómico, não veem e os que veem, nesta aceção procurando espelhar o nosso propósito metodológico e científico no encaminhamento e afunilamento do nosso alicerçado e comprovado pensamento para uma síntese integradora em reflexões e considerações finais, salientando e justificando a inequívoca importância, a nosso ver, desta investigação, que profundamente nos atraiu e envolveu, a qual muito desejamos que venha a ser profícua em posteriores etapas equitativas a prosseguir. Palavras-Chave: Sociomuseologia equitativa, Equidade, Inclusão, Tifloinclusão, Tiflologia/Tiflociência
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    Preservação audiovisual : um estudo sociomuseológico sobre aspectos institucionais e políticas públicas
    (2024) Ferreira, Fabiana Maria de Oliveira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Esta tese tem o objetivo de analisar a trajetória de instituições e políticas públicas de preservação audiovisual sob as lentes da sociomuseologia. Entende-se que a preservação audiovisual no Brasil não é tema de políticas públicas, e o estudo do cinema como memória coletiva pode ser um possível primeiro passo. Justifica-se pela necessidade de se investigar o surgimento das instituições de preservação audiovisual e seus aspectos colonial e europeizado, que demandam um olhar crítico, sociomuseal. Em termos metodológicos, usei a revisão bibliográfica e a análise de conteúdos de eventos de que participei, partindo de Tânia Mendonça (2012), Britto (2019), na sociomuseologia; de Mingolo (2013) e Pernezczky (2022), nos estudos decoloniais; de Correa (2007) e Souza (2009), no cinema; e, em política cultural, Bezerra (2013) e Calabre (2009). Como resultado, observei que instituições de preservação audiovisual ainda estão na lógica colonial, mas que começam a discutir esse posicionamento, enquanto a Cinemateca Brasileira surge de um grande hiato após os anos Bolsonaro. Por fim, trago as produções do campo museal e da sociomuseologia para um diálogo com a preservação audiovisual e para uma possível criação de política pública. Palavras-chave: Cinemateca; Decolonialidade; Política pública; Preservação audiovisual; Sociomuseologia
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    El olvido está lleno de memoria : fragmentos, soterramentos e ausências da mítica mesa-redonda de Santiago do Chile, 1972
    (2024) Chaves, Julio Cézar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Esta tese, intitulada “El olvido está lleno de memoria”: fragmentos, soterramentos e ausências da mítica Mesa-Redonda de Santiago do Chile, 1972, tem como objetivo principal entender alguns processos de invisibilização da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, 1972. A investigação se desdobrou a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foram realizadas ainda em 2022 e 2023 três viagens de campo, duas para o Chile e a outra para a Argentina, a fim de coletar fontes documentais in loco, tanto quanto operar experimentações dialógicas com pessoas e instituições que mantém relações diretas ou indiretas com o tema da pesquisa. Desde uma abordagem qualitativa, nós recorremos a diversos percursos metodológicos, entre eles, a etnografia e a cartografia com o intuito de esboçar configurações sociais das experiências vividas que biografam o acontecimento de maio de 1972. Como opção teórica e metodológica os documentos arquivísticos acessados ao longo da investigação, as/os autoras/es das mais diversas áreas, das Museologias, mais especificamente da Escola de Pensamento da Sociomuseologia, o romance, a poesia, o cinema e a música foram tratados sem hierarquias. O texto elege o tratamento interdisciplinar e pluriepistêmico na construção das suas análises. Nesta tese que pesquisa o acontecimento mais emblemático de museus da América Latina, foi possível responder a algumas questões iniciais, a exemplo da produção de invisibilidades de importantes presenças com grande atuação no acontecimento de maio de 1972. Por outro lado, a pesquisa revela, também, que a produção do conhecimento resultante da Declaração de Santiago permanece atual e desafia o campo da Sociomuseologia no presente. Talvez o maior legado da investigação sejam os caminhos apontados para futuras/os investigadoras/es. Palavras-chave: Mesa-Redonda de Santiago do Chile, Sociomuseologia, Memórias, Fragmentos Biográficos, Grete Mostny