Literacia para os riscos como instrumento de resiliência da sociedade

Miniatura indisponível

Data

2019

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A dissertação de Mestrado em Proteção Civil, realizada e apresentada na Universidade Lusófona do Porto (ULP), assenta no domínio da implementação de uma estratégia e metodologias de modo a potenciar a literacia, como instrumento de resiliência da sociedade, para a tornar mais segura e sensibilizada para a autoproteção face aos riscos. Esta estratégia procura responder ao desafio da comunidade internacional de construção de cidades resilientes, uma vez que ainda existe uma total ausência de implementação de uma estratégia nacional e regional de educação para os riscos. A mesma deverá ser direcionada para a população adulta no sentido de a dotar de conhecimento e sensibilização suficientes, quer na avaliação do risco, quer na forma de mitigar as consequências do mesmo. A metodologia para o desenvolvimento do trabalho é apoiada em um inquérito aos elementos da Fraternidade de Nuno Álvares – Associação de Escuteiros Adultos (FNA) e, na Rede Nacional de Universidades Seniores (RUTIS), Pólo do Porto, na turma de alunos da disciplina de Ambiente, Proteção de Pessoas e bens – vertente proteção civil, do quais resultaram propostas de criação de instrumentos didáticos e pedagógicos de sensibilização e informação a implementar, com a colaboração de instituições junto da população. Resulta também do trabalho desenvolvido, um conjunto de propostas de implementação de ações para a formação de adultos e outras, para a sensibilização dos mesmos, com vista à sua capacitação e aumento da sua literacia para os riscos.
The Master's thesis in Civil Protection, conducted and presented at the Lusófona University of Porto (ULP), is based on the implementation of a strategy and methodologies in order to enhance literacy, as an instrument of society's resilience, to make it safer and better. self-protection against risks. This strategy seeks to respond to the challenge of the international community of building resilient cities, as there is still a complete lack of implementation of a national and regional risk education strategy. It should be directed to the adult population in order to provide them with sufficient knowledge and awareness, both in risk assessment and in mitigating its consequences. The methodology for the development of the work is supported by a survey of the members of the Fraternidade de Nuno Álvares - Association of Adult Scouts (FNA) and, in the National Network of Senior Universities (RUTIS), Porto Pole, in the class of students of the Environment discipline, Protection of People and Goods - civil protection, resulting in proposals for the creation of didactic and pedagogical awareness and information tools to be implemented with the collaboration of institutions with the population. It also results from the work developed, a set of proposals for implementation of actions for the training of adults and others, for their awareness, with a view to their training and increase their risk literacy.

Descrição

Orientação: Monica Sofia Moreira dos Santos

Palavras-chave

MESTRADO EM PROTEÇÃO CIVIL, GESTÃO, PROTEÇÃO CIVIL, RESILIÊNCIA, CULTURA DE SEGURANÇA, RESPONSABILIDADE SOCIAL, RISCO, PERCEÇÃO DE RISCO, MANAGEMENT, CIVIL PROTECTION, RESILIENCE, SAFETY CULTURE, SOCIAL RESPONSIBILITY, RISK, RISK PERCEPTION

Citação