Mestrado em Jornalismo, Política e História Contemporânea

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 4 de 4
  • Item
    A campanha do General Humberto Delgado para as Eleições Presidenciais de 1958 na Vila de Gouveia
    (2017) Freitas, Carolina Carvalho de; Ferreira, Nuno Estêvão, orient.
    A presente dissertação pretende analisar o impacto da passagem de Humberto Delgado pela cidade de Gouveia durante a campanha presidencial de 1958 e como o mesmo foi tratado na imprensa escrita. Foram analisados artigos de quatro jornais nacionais, dois regionais e um local, de modo a compreender qual a influência sobre o tratamento noticioso da Censura, filiação política e condicionamentos sociais, demográficos, económicos e políticos da vila de Gouveia. O objetivo da presente dissertação é compreender a importância da campanha presidencial e da figura de Humberto Delgado em Portugal e em Gouveia, pois apesar da extensa obra publicada no âmbito da temática da campanha de 1958 e da figura do General Humberto Delgado a nível nacional, existe ainda hoje pouca informação acerca do impacto dos mesmos a nível regional e local, à semelhança de tantos outros capítulos da história contemporânea. Conhecer a história contemporânea local é fundamental para a preservação de memórias e identidades socioculturais. É ainda objetivo da presente dissertação analisar a campanha do General Humberto Delgado em Gouveia, que, consideramos, espelha o que foi vivido por todo o país.
  • Item
    A rádio como instrumento pedagógico de difusão dos direitos humanos: a mobilização política da mulher guineense
    (2014) Almeida, Ana Sofia Carvalho de ; Álvares, Cláudia, orient.
    A hipótese de investigação para o desenvolvimento da tese cruza a igualdade do género no âmbito da participação política da mulher e a disseminação dos direitos humanos com o meio de comunicação mais abrangente e consequentemente influente, nos países subdesenvolvidos, tendo como país de estudo, a Guiné-Bissau, um dos 10 países mais pobres do mundo, segundo dados das Nações Unidas. De que modo é que a rádio é um instrumento pedagógico no que concerne ao entendimento dos direitos humanos sob o ponto de vista do género, contribuindo para a participação política da mulher? É esta a questão à qual se pretende responder através do aprofundamento da análise quantitativa e qualitativa dos conteúdos radiofónicos que difundem temas ligados à igualdade de género, participação política da mulher e direitos humanos produzidos pela rádio de maior audiência na Guiné-Bissau, por forma a cobrir justamente todo o território continental e ilhas. A captação destes conteúdos foi realizada em períodos distintos, incidindo sobre as celebrações do dia da mulher no mês de Março, o período de campanha eleitoral e as comemorações do dia dos direitos humanos em Dezembro. Para uma melhor comparação e aferição do material recolhido, faz-se uma análise comparativa dos períodos homólogos em 2009 e 2012. Por forma a alcançar os objectivos do estudo, foi utilizada uma tipologia de categorias que define conceptualmente o objecto de análise num sistema que pretende operacionalizar as variáveis inerentes à questão da investigação. A metodologia da análise de conteúdo respondeu às necessidades das prerrogativas quantitativas do estudo, não limitando a investigação a valores estatísticos, explorando ainda o valor conotativo através da análise comparativa. Numa segunda fase, a investigação focou-se na realização de entrevistas a mulheres e homens representantes de grupos específicos, nomeadamente de organismos internacionais, instituições nacionais e da produção de programas, a fim de se explorar a forma como as mensagens são recepcionadas e assimiladas (ou não) quer por mulheres comuns como por mulheres politicamente activas. Estes conteúdos foram alvo de análise, considerando sempre os programas enquanto amostra que espelha a participação da mulher na vida política e económica, promovendo o desenvolvimento do país, através do meio de comunicação social que continua a ser em nosso entender, o mais significativo no contexto da Guiné-Bissau, a rádio.
  • Item
    A biopolítica e o paradoxo da objectividade jornalística : um estudo de caso sobre os conflitos Israel-Palestina
    (2012) Cardoso, Kelly Matosinhos; Cascais, António Fernando, orient.
    O propósito desta investigação é identificar e analisar, a partir de um estudo de caso, o paradoxo com que se confrontam os media de referência ocidentais na cobertura dos conflitos Israel-Palestina: um trabalho jornalístico dividido entre a retórica da objectividade e a necessidade de conviver, de se apoiar e, via de regra, reproduzir o paradigma da biopolítica - à luz do qual se justifica a necessidade de controlo e subjugação dos corpos, por questões de segurança e de prevenção do terrorismo. A partir do entendimento clássico de que a objectividade - mesmo sendo uma utopia - é factor desejável e figura como componente basilar no ritual estratégico da produção jornalística, busca-se aqui remontar as origens dessa conceituação, mostrando que ela emerge numa altura da história imediatamente posterior àquela em que Michel Foucault localiza o nascimento do sistema biopolítico. Uma análise foucaultiana de discurso permitiu identificar pontos de cristalização desse paradigma em um grupo de notícias extraídas de dois jornais de referência portugueses. As teorias de Hannah Arendt e de Giogio Agamben sobre a condição humana na Modernidade surgem, então, como chaves alinhadas ao pensamento de Foucault e subsidiam as reflexões conclusivas acerca dos quadros discursivos identificados neste trabalho.
  • Item
    A morte do General Sanjurjo : análise do tratamento da Imprensa Escrita Portuguesa da época relativo ao acontecimento público
    (2012) Pondé, Gabriel de Senna; Batista, Carla, orient.
    Esta Dissertação tem por objetivo investigar o tratamento que a imprensa escrita portuguesa deu à morte do general Sanjurjo, à época do acontecimento, com vista a saber se deixou ela de noticiá-la, tendo em conta que operava então, sob censura prévia. Ou melhor: se esteve preocupada em omitir e, inclusive, deturpar informações que estivessem em desalinho com o regime português. Com isso pretende-se traçar uma radiografia da linha editorial dos jornais daquele período em relação ao salazarismo. Este trabalho também tem por escopo lançar luz sobre o oficial espanhol, trazendo-o novamente para o centro das atenções, conquanto, desta vez, acadêmicas na sua maioria, já que ele permanece, contraditoriamente, uma figura histórica desconhecida, até mesmo em Portugal. Perifericamente, analisa-se, igualmente, a configuração mediática do «corpus» em questão à luz da teoria dos «Media events», visto que as dissertações de mestrado devem não só trazer informações científicas originais como também constituir um exercício acadêmico. Para ambas as análises, a abordagem adotada é a que trata das modalidades da construção jornalística, ou seja, que estuda as condições de produção do discurso, ao passo que a metodologia, a da Análise Crítica do Discurso.