Reflexões sobre culturas indígenas e seus encontros com as crianças na educação museal
Miniatura indisponível
Data
2021
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Resumo
O presente trabalho trata de questões em torno da educação museal, partindo do debate: Como tratar das histórias e culturas indígenas tendo como foco a criança pequena no museu? Como essa temática vem sendo tratada? As lacunas expográficas nos servem como mote para refletirmos sobre metodologias que nos auxiliam a dialogar sobre essas questões. Buscaremos compreender como as culturas indígenas vem sendo representadas e quais perspectivas podem nos auxiliar a ampliar as mediações direcionadas ao público infantil. Nesse sentido, amparadas por autores que refletem sobre as infâncias, educação e educação museal, refletimos sobre as imbricações possíveis e necessárias entre mediação, crianças e culturas e histórias indígenas.
Descrição
Cadernos de Sociomuseologia
Palavras-chave
MUSEOLOGIA, SOCIOMUSEOLOGIA, CRIANÇAS, CULTURA INDÍGENA, EDUCAÇÃO MUSEOLÓGICA, BRASIL, MUSEOLOGY, SOCIOMUSEOLOGY, CHILDREN, INDIGENOUS CULTURE, BRAZIL