Reflexões sobre culturas indígenas e seus encontros com as crianças na educação museal

Miniatura indisponível

Data

2021

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O presente trabalho trata de questões em torno da educação museal, partindo do debate: Como tratar das histórias e culturas indígenas tendo como foco a criança pequena no museu? Como essa temática vem sendo tratada? As lacunas expográficas nos servem como mote para refletirmos sobre metodologias que nos auxiliam a dialogar sobre essas questões. Buscaremos compreender como as culturas indígenas vem sendo representadas e quais perspectivas podem nos auxiliar a ampliar as mediações direcionadas ao público infantil. Nesse sentido, amparadas por autores que refletem sobre as infâncias, educação e educação museal, refletimos sobre as imbricações possíveis e necessárias entre mediação, crianças e culturas e histórias indígenas.

Descrição

Cadernos de Sociomuseologia

Palavras-chave

MUSEOLOGIA, SOCIOMUSEOLOGIA, CRIANÇAS, CULTURA INDÍGENA, EDUCAÇÃO MUSEOLÓGICA, BRASIL, MUSEOLOGY, SOCIOMUSEOLOGY, CHILDREN, INDIGENOUS CULTURE, BRAZIL

Citação