Os efeitos da prática de mindfulness na regulação emocional e na psicopatologia em adultos com autismo : uma revisão sistemática

Miniatura indisponível

Data

2022

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação complexa do neurodesenvolvimento que afeta várias áreas do funcionamento. É caracterizada por défices na comunicação e interação social, assim como por comportamentos repetitivos e interesses restritos (American Psychiatric Association, 2013). Frequentemente, indivíduos com autismo manifestam alterações significativas ao nível da regulação emocional e sintomatologia psicopatológica (Campbell, 1986 cit. por Dalgalarrondo, 2018; Samson et al., 2012), tornando-se assim importante compreender quais as possíveis intervenções que minimizam estas dificuldades. Uma vez que, diversos estudos têm evidenciado benefícios da prática de mindfulness no bem-estar psicológico, o presente trabalho teve como principal objetivo realizar uma revisão sistemática para compreender os benefícios da prática de mindfulness ao nível da regulação emocional e da psicopatologia em adultos com PEA. A presente revisão recorreu às diretrizes impostas pelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses; Moher et al., 2009), de forma a garantir o rigor metodológico. Tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão previamente definidos, foram incluídos oito estudos nesta revisão. Os resultados sugerem melhorias significativas após a prática de mindfulness em relação à regulação emocional e à psicopatologia. No entanto, são evidentes limitações a ter em conta em estudos futuros e que limitam a interpretação dos resultados, sendo crucial a utilização de amostras maiores, a randomização dos participantes e a inclusão de grupos de controlo. Em jeito de conclusão, este estudo permitiu enfatizar a importância da prática de mindfulness na regulação emocional e na psicopatologia de indivíduos com PEA. Contudo, apesar das limitações, acredita-se que os resultados positivos encontrados são suficientes para justificar o aumento de estudos nesta área.
Autism Spectrum Disorder (ASD) is a complex neurodevelopmental disorder that affects several functioning areas. It is characterized by communication and social interaction deficits as well as by repetitive behaviours and restricted interests (American Psychiatric Association, 2013). Individuals with autism often show significant alterations regarding emotional regulation and psychopathological symptomatology (Campbell, 1986 cit. por Dalgalarrondo, 2018; Samson et al., 2012), thus making it important to understand which possible interventions can minimize these challenges. Since several studies have linked the practice of mindfulness to mental well being benefits, the aim of the present work was to perform a systematic review in order to understand the benefits of mindfulness practice regarding emotional regulation and psychopathology in adults with ASD. The present review was conducted according to the guidelines imposed by PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses; Moher et al., 2009), so as to guarantee the methodological rigor. Considering the predefined criteria of inclusion and exclusion, eight studies were included in this review. The results suggest significant improvements after the practice of mindfulness as far as emotional regulation and psychopathology are concerned. However, there are obvious limitations to be taken into account in future studies and that narrow the interpretation of the results, being of crucial importance the use of larger samples, the randomization of participants and the inclusion of control groups. In conclusion, this study made it possible to understand the importance of mindfulness practice in the emotional regulation and psychopathology of individuals with ASD. Despite the limitations, it is believed that the positive results found are enough to justify an increase in studies in this field.

Descrição

Orientação: Marisa Filipe Richter-Trummer

Palavras-chave

MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE, PSICOLOGIA, AUTISMO, EMOÇÕES, PSICOPATOLOGIA, MINDFULNESS, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, PSYCHOLOGY, AUTISM, EMOTIONS, PSYCHOPATHOLOGY, MINDFULNESS, BIBLIOGRAPHIC REVIEW

Citação