Mestrado Em Psicologia Clínica e da Saúde

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    Maus-tratos na infância e bem-estar sexual na idade adulta: revisão sistemática
    (2023) Quintas, Francisco Diogo Pinheiro; Lamela, Diogo, orient.
    O conceito de bem-estar sexual tem recebido especial atenção na investigação e nas políticas públicas na última década. Tem sido sugerido que as experiências adversas ao longo do desenvolvimento podem influenciar o bem-estar sexual na idade adulta, mas pouco se sabe como os diferentes tipos de maus-tratos na infância estão associados com as diferentes dimensões do bem-estar sexual. Com efeito, o objetivo deste estudo foi realizar o levantamento da literatura que examinou o impacto dos maus-tratos na infância no bem-estar sexual na vida adulta. Para isso, foram selecionados artigos empíricos publicados em revistas científicas indexadas nas seguintes bases de dados eletrónicas: Academic Search Complet, Eric, Pubmed, Scopus, Web Of Science. A pesquisa encontrou um total de 2950 artigos, sendo que foram incluídos 21 na revisão sistemática. A seleção dos estudos foi realizada por dois investigadores, tendo em conta cinco critérios de exclusão previamente definidos. Os resultados demonstraram associações negativas entre maus-tratos na infância e o bem-estar sexual na vida adulta, com especial foco na compulsão/ evitação sexual e intimidade no relacionamento. O abuso sexual foi tipo de maltrato que tem maior impacto no bem-estar sexual na idade adulta. No entanto, poucos estudos empíricos testaram as associações entre outros tipos de maus-tratos (abuso físico, abuso psicológico e negligência) e o bem-estar sexual. Com base nos resultados, este trabalho discute áreas de investigação futura e implicações clínicas. Palavras-chave: Maus-tratos; Bem-estar sexual; Abuso; Revisão sistemática
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    A prática da Psicologia Clínica na ótica dos/as profissionais: dificuldades, impactos e necessidades
    (2023) Canuto, Jéssica Pimentel; Pinto, Dulce Patrícia Vale de Vasconcelos, orient.
    Tem-se verificado um crescente interesse na investigação em psicologia, sobre o desenvolvimento profissional dos/as psicólogos/as clínicos, e sobre as condições em que exercem a profissão. Sendo a psicologia uma profissão exigente, a literatura aponta para a necessidade de atender ao impacto que esta provoca nos profissionais, quer a nível pessoal como profissional. Objetivo: O presente estudo procura compreender como os/as psicólogos/as percecionam e experienciam a sua prática profissional, no contexto da psicologia clínica em Portugal. Paralelamente, procura compreender o impacto da profissão na vida pessoal e profissional, bem como as estratégias de coping a que recorrem. Método: O estudo integra 15 psicólogas clínicas, incluindo membros juniores e membros efetivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Para a recolha de dados foi administrada individualmente uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se a análise temática para a análise dos dados, com recurso ao software Nvivo 10. Resultados: Os resultados demonstram as múltiplas dificuldades com que os psicólogos se deparam, destacando-se a falta de reconhecimento e valorização. Por encadeamento, apesar das participantes reconhecerem repercussões positivas da profissão, salientam em maior número os impactos negativos, fruto das respetivas dificuldades, que afetam a sua vida pessoal e profissional. De forma a contrariar as repercussões negativas, os resultados destacam as necessidades profissionais, associadas ao ato educativo da população (Instagram) e a luta por maior atenção/reconhecimento das instituições/estado. Por outro prisma, sublinham as necessidades ao nível do cuidado do/a psicólogo/a, articuladas com estratégias de coping e autocuidado essenciais para o bom funcionamento “mental/profissional” dos/as psicólogos/as. Conclusão: Conclui-se, que apesar de ter existido um aumento no reconhecimento da psicologia, decorrente da pandemia, esta ainda continua a ser uma profissão com grande caminho a percorrer, ao nível da valorização, posição no mercado de trabalho e na vida da população em geral. Palavras-chave: Psicologia clínica, dificuldades, impacto, necessidades, coping
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    Ansiedade de realização em estudantes do ensino superior : efeitos da ansiedade-traço e do tipo de estratégias de estudo
    (2023) Coelho, Rafaela Alexandra Santos; Oliveira, Célia Regina Gomes, orient.
    Com a presente investigação pretende-se explorar as estratégias de estudo utilizadas por estudantes do ensino superior, em Portugal, e a respetiva influência na interação entre a ansiedade-traço e a ansiedade de realização nos testes. Mais especificamente, procurou-se: perceber quais as estratégias de estudo mais frequentemente utilizadas pelos estudantes; quais os motivos que determinam o uso dessas estratégias; qual a validade científica das estratégias mais utilizadas, por referência à investigação disponível sobre estratégias de memória baseadas na evidência; qual o respetivo poder preditor da ansiedade de realização; e quais os efeitos, da estratégia mais frequentemente utilizada e de uma das estratégias com maior evidência de eficácia, na moderação da relação entre a ansiedade-traço e a ansiedade de realização. Participaram 276 estudantes do ensino superior, com idades compreendidas entre os 18 e 61 anos (M=24.51; DP= 7.828), que frequentam os níveis de licenciatura, mestrado ou curso técnico superior, em instituições de ensino portuguesas do continente e ilhas. Adotou-se uma metodologia de investigação quantitativa, transversal, com recurso aos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico, um questionário sobre conhecimento e uso de estratégias de estudo (desenvolvido para o efeito), o questionário de Reações aos Testes (Sarason, 1984 adaptado por Baptista et al. 1988) e o Inventário de Estado-Traço de Ansiedade (Spielberger et al., 1970 adaptado por Spielberger & Silva 2007). Os resultados permitiram concluir que as estratégias de estudo que os/as estudantes mais utilizam são: fazer resumos, anotações durante o estudo e sublinhar ou realçar ao ler – estratégias que, apesar de populares, apresentam baixa eficácia à luz da evidência científica disponível (e.g. Hattie & Donoghue, 2016; Miyatsu et al., 2018). As razões apontadas para a utilização destas estratégias foram a falta de tempo para abordar outras formas de estudo e/ou terem aprendido essa forma de estudo com pais, professores ou explicadores, o que conduz à perseveração em estratégias de aprendizagem com eficácia limitada comparativamente a estratégias com eficácia robusta (como, por exemplo, o autoteste aqui analisado). Além disso, as estratégias de estudo “alternar entre diversos tópicos da mesma disciplina na mesma sessão de estudo” e “ler diversas vezes os materiais de estudo” surgem como preditores da ansiedade de realização. Por fim, verificou-se que o efeito da ansiedade-traço sobre a ansiedade de realização é significativamente superior nos/as estudantes que não se autotestam do que nos/nas estudantes que se autotestam, revelando esta estratégia um importante efeito moderador da ansiedade de realização. Sendo este o primeiro estudo do género realizado com estudantes universitários em Portugal, a par da novidade empírica da exploração do efeito moderador das estratégias de estudo na interação entre a ansiedade-traço e a ansiedade de realização, os resultados obtidos apresentam implicações para a compreensão e investigação do impacto do recurso a estratégias de estudo cientificamente validadas na diminuição dos níveis de ansiedade de realização e, consequentemente, implicações práticas para a intervenção clínica neste âmbito. Palavras-chave: Ansiedade aos testes, Ansiedade-traço, Estratégias de estudo baseadas na evidência; Estudantes universitários
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    Avaliação das funções executivas em crianças através de questionários/inventários: uma revisão sistemática
    (2023) Oliveira, Ana Catarina da Silva; Richter-Trummer, Marisa Filipe, orient.
    A avaliação das funções executivas é essencial devido à sua importância para uma vida bem sucedida e adaptada, principalmente para a primeira infância, fase em que estas começam a desenvolver-se (Anderson et al., 2001). Assim, a presente revisão pretende sistematizar os questionários e inventários existentes para a avaliação das funções executivas em crianças até aos doze anos de idade, com o intuito de contribuir para a aplicabilidade dos mesmos. Consequentemente, o estudo debruça-se sobre a análise das características psicométricas dos instrumentos e na qualidade dos seus estudos, através de uma análise de risco de viés. De forma a garantir o rigor metodológico, esta revisão sistemática segue as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and Meta-Analyses; Page et al., 2021). A pesquisa de artigos foi conduzida através do motor de busca EBSCO, tendo como referência os últimos dez anos e recorrendo às seguintes bases de dados: Psychology and Behavioral Sciences, Academic Search Complete, APA PsycInfo e Eric. Após a fase de elegibilidade, seguiram para inclusão no estudo 83 artigos, por respeitarem os critérios definidos. Os resultados sugerem uma grande diversidade de questionários/inventários (cerca de 18) que avaliam as FE para diversas faixas etárias (dos 2-21 anos), sendo o Behaviour Rating Inventory of Executive Function (BRIEF) o mais frequentemente usado, seguido do Behavior Assessment System for Children, Second Edition (BASC-2) e do Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI). Além disso, os resultados revelam boas características psicométricas dos instrumentos, mas revelam pontuações desfavoráveis no que toca à qualidade dos seus estudos. Em conclusão, o estudo sobre este tema permite notabilizar a necessidade de maior atenção no que diz respeito à investigação nesta área. Palavras-Chave: Avaliação; Funções Executivas; Questionários; Inventários; Crianças
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    Os benefícios da atividade física nas funções executivas em crianças e adolescentes com autismo: uma revisão sistemática
    (2023) Vieira, Helena Sofia Monteiro Fernandes; Richter-Trummer, Marisa Filipe, orient.
    A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades ao nível da interação e comunicação social, a par de interesses restritos e comportamentos repetitivos. A PEA é também caracterizada por inúmeros problemas nas Funções Executivas (FE), nomeadamente ao nível da flexibilidade cognitiva, da memória de trabalho, do controlo inibitório, do planeamento e da regulação emocional, tornando-se essencial compreender que respostas existem em termos de intervenção para colmatar estas dificuldades. Neste âmbito, diversos estudos sugerem que a implementação de programas de Atividade Física (AF) tem um impacto positivo nas FE. Todavia, os benefícios desta prática em indivíduos com PEA não são ainda claros. Portanto, o presente estudo pretende compreender os efeitos da AF nas FE em crianças e adolescentes com PEA, através de uma revisão sistemática da literatura. De forma a garantir o rigor metodológico, esta revisão seguiu os critérios PICO e as diretrizes PRISMA. Para a pesquisa foram selecionadas as bases de dados ERIC, APA PsycInfo e Academic Search Complete e as seguintes palavras-chave: Autism Spectrum Disorders OR ASD OR Autism OR Aspergers OR Asperger Syndrome AND Executive Function OR Executive Functioning AND Physical Activity OR Exercise OR Fitness OR Physical Exercise OR Sport AND Children OR Adolescent. Nesta revisão, foram incluídos um total de 9 estudos por respeitarem os critérios de inclusão/exclusão estabelecidos. Os resultados sugerem que após a implementação de programas de AF, tais como basquetebol, equitação, ciclismo, entre outros, a maioria dos estudos revelou benefícios para a globalidade das FE analisadas (e.g., controlo inibitório, flexibilidade cognitiva e planeamento). Contudo, dois estudos não revelaram efeitos significativos na memória de trabalho e na regulação emocional. Concluindo, esta revisão salienta os benefícios da AF nas FE em crianças e adolescentes com PEA, o que representa uma mais-valia para esta população clínica. Porém, esta temática carece de maior atenção e investigação dado o número reduzido de estudos analisados. Palavras-chave: Perturbação do Espetro do Autismo; Funções Executivas; Atividade Física; Crianças e Adolescentes
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    Quero ser psicólogo/a clínico/a : motivações e expetativas de estudantes universitários/as de Psicologia
    (2023) Joaquim, Luciana Anjos; Pinto, Dulce Patrícia Vale de Vasconcelos, orient.
    Enquadramento: A literatura tem indicado que as motivações e as expetativas de os/as futuros/as profissionais de psicologia e dos próprios/as psicólogos/as podem influenciar a sua prática profissional. Ao nível internacional, verifica-se um foco crescente da investigação nas motivações e expetativas subjacentes à escolha da psicologia clínica e, especificamente, da prática psicoterapêutica/clínica. Objetivo: O presente estudo visa compreender as motivações e expetativas de estudantes universitários/as portugueses, subjacentes à escolha da psicologia clínica. Método: Administrou-se uma entrevista semiestruturada a 12 estudantes da Licenciatura de psicologia, desenvolvida especificamente para o presente estudo. As entrevistas foram transcritas na íntegra. Os dados foram analisados utilizando a análise temática e com recurso ao Nvivo 10. Resultados: Os resultados indicam que as expetativas são o tema mais predominante no relato de estudantes, onde referem as expetativas de como serão enquanto psicólogos/as clínicos/as, como o facto de terem o propósito de quererem ajudar as pessoas e idealizarem darem o mais possível de si, como futuros/as profissionais. Relativamente aos contextos profissionais em que pretendem trabalhar (segundo subtema mais referenciado), referiram o contexto hospitalar e as clínicas. No que concerne às motivações que mais influenciaram os/as estudantes a seguirem a psicologia clínica, destacam-se as suas experiências prévias, principalmente as relacionadas com algum processo terapêutico prévio, bem como a perceção de que têm características pessoais adequadas (competências relacionais- empatia e força de vontade) para o exercício da psicologia clínica. Discussão: As motivações e expetativas de estudantes universitários/as dependem muito das suas vivências, tanto pessoais, como familiares e escolares. Concluímos que a maioria das expetativas de os/as estudantes que queiram seguir a clínica, são realistas e informadas, quando analisados os estudos. Nomeadamente, procuraram informação junto dos/as seus/suas professores/as ou psicólogos/as (e.g., práticas terapêuticas que podem adotar). Para além disso, as experiências prévias, as características pessoais adequadas para a prática clínica e o círculo social, são fatores de motivação para os/as estudantes escolherem a psicologia clínica. Palavras-chave: motivações, expetativas, estudantes de psicologia, psicologia clínica, análise temática
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    Fatores de risco para infeção por Covid-19, paradigma realidade virtual
    (2023) Guerra, Pedro António Da Cruz; Pinto, Ricardo José Martins, orient.
    Em dezembro de 2019 foi descoberto uma nova estirpe do coronavírus, em Wuhan, na China, o COVID-19. As medidas de distanciamento e confinamento social trouxeram consequências enormes na sociedade, fazendo com que governos ao redor do mundo tomassem medidas para que as populações não incorressem em comportamentos de risco de forma a travar a propagação da doença. No entanto, e apesar de todas as consequências derivadas da pandemia, muitos indivíduos continuaram a incorrer em comportamentos de risco, fazendo com que a doença se disseminasse muito facilmente, sendo, deste modo relevante, compreender o porquê desta tendência comportamental. Um dos fatores que influenciam o modo como os indivíduos se comportam é a regulação emocional, tendo como base experiências anteriores e a situação vivida atualmente. Deste modo traçou-se a seguinte pergunta de investigação: De que modo a regulação emocional influência os fatores de risco associados à Covid-19? Para dar resposta a esta questão desenvolveu-se um estudo baseado no paradigma quantitativo da investigação, aplicando-se um questionário a uma amostra de 118 indivíduos com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos. Os resultados mostraram que, níveis mais elevados de medo parecem interferir com algumas subescalas da regulação emocional de forma negativa; ou pelo sentido inverso, indivíduos com menos competências de regulação emocional poderão ter mais medo ao Covid-19. A idade e o género são dois fatores sociodemográficos que influenciam amplamente o modo como os indivíduos regulam as suas emoções e, consequentemente, a tendência para a adoção de comportamentos de risco relativamente Covid-19. Quanto mais novos os indivíduos são, menos clareza têm acerca dos riscos associados à disseminação da doença assim como apresentam dificuldades em definir objetivos e agir segundo estes. O sexo feminino foi associado com a dificuldade de agir por objetivos, com a falta de clareza assim como, com o medo do covid-19. Palavras-chave: Covid-19; Comportamentos de Risco; Regulação Emocional; Realidade Virtual
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    Estudo de adaptação e validação da Sexual Self-Efficacy Scale for Female Functioning (SSES-F) numa amostra da população portuguesa
    (2023) Oliveira, Telma Filipa Lopes; Oliveira, Cátia Margarida dos Santos Pereira de, orient.
    A autoeficácia sexual associa-se ao nível de confiança que os indivíduos apresentam durante as situações sexuais, contribuindo para o aumento da satisfação sexual e para o desenvolvimento de disfunções/dificuldades sexuais. O presente estudo teve como objetivo adaptar e validar uma versão da Sexual Self-Efficacy Scale for Female Functioning numa amostra de mulheres portuguesas. Método: A amostra incluiu 555 mulheres portuguesas com idades entre os 18 e os 57 anos (M = 29.43). As participantes responderam a um conjunto de questionários online, nomeadamente: Questionário Introdutório Geral; Sexual Self-Efficacy Scale for Female Functioning; Inventário de Satisfação Sexual de Golombok Rust e Attitudes Related to Sexual Concerns Scale. Resultados: Os resultados revelaram que a SSES-F é capaz de avaliar níveis de autoeficácia sexual feminina, sustentando-se a validade fatorial da escala. A SSES-F demonstrou bons níveis de consistência interna e uma confiabilidade teste-reteste moderada. Níveis elevados de autoeficácia sexual foram associados a maior satisfação sexual (p <.001). Em contrapartida, níveis baixos de autoeficácia sexual associaram-se a níveis mais elevados de disfunções/dificuldades sexuais (p <.001). Não foi encontrada uma associação com a idade (p <.595). No entanto, a autoeficácia sexual mostrou-se associada ao desenvolvimento de problemas/dificuldades sexuais (p <.001). Conclusões: Os resultados indicaram que a SSES-F apresenta boas propriedades psicométricas para a população feminina portuguesa, assemelhando-se ao estudo de validação original. Revelou assim ser capaz de discriminar os níveis de autoeficácia sexual presente em mulheres com e sem dificuldades sexuais. O presente estudo vem contribuir para o avanço da investigação científica, comprovando a importância da autoeficácia sexual na sexualidade feminina. Palavras-chave: Autoeficácia sexual; Adaptação; Validação; Sexual Self-Efficacy Scale for Female Functioning
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    Coping e sobrecarga em cuidadores informais
    (2023) Loureiro, Inês da Silva; Souto, Maria Teresa Soares, orient.
    Os cuidadores informais (CI) adotam um papel bastante significativo na nossa comunidade. O cuidar acarreta consequências quer físicas como psicológicas. Neste sentido, a presente investigação pretende contribuir para a identificação da relação entre a sobrecarga e a perceção das estratégias de coping do CI, a sua eficácia e avaliação da influência do tipo de cuidados na sobrecarga. Participaram nesta investigação 168 CI, com idades compreendidas entre os 19 e os 87 anos. Ao nível da sobrecarga 73.1% apresentaram um nível sem sobrecarga. As estratégias de coping que os CI mais fazem uso prende-se à aceitação (M= 6.78). Os resultados demonstraram correlações estatisticamente significativas na perceção das estratégias de coping utilizadas pelo CI a uma diminuição da sobrecarga. Apresentaram diferenças ao nível da sobrecarga em função do tempo despendido na tarefa de cuidar (tempo inteiro ou a tempo parcial). Não existiram diferenças na sobrecarga do CI, em função de receber apoio para a realização das tarefas de cuidado. Espera-se que com este estudo exista um aumento do conhecimento sobre o CI e que com os resultados obtidos os CI sejam ajudados no reconhecimento das causas de sobrecarga e desenvolvimento de estratégias de coping eficazes. Palavras-chave: Estratégias de coping, Sobrecarga, Cuidadores Informais
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    Atração e autoeficácia sexual em mulheres com dor sexual
    (2023) Portela, Joana da Silva; Oliveira, Cátia Margarida dos Santos Pereira de, orient.
    A Perturbação de Dor Génito-Pélvica/Penetração ou dor sexual feminina afeta cerca de 45,4% das mulheres e a sua origem pode estar associada a múltiplos fatores biopsicossociais. No entanto, ainda não é compreendido como a atração pelo/a parceiro/a pode influenciar a intensidade da dor sexual na mulher, como potencializa o evitamento de relações sexuais com penetração e mantém as dificuldades relacionais e individuais. Nesse âmbito, o presente estudo teve como objetivo explorar e compreender a relação entre atração e autoeficácia sexual na dor sexual feminina, e o seu impacto no funcionamento, satisfação sexual e intensidade da dor, analisando-se as diferenças entre mulheres com dor sexual e mulheres da população geral. O estudo realizou-se em formato online. Participaram no estudo um total de 300 mulheres portuguesas, maiores de 18 anos: 222 mulheres da população geral e 78 mulheres com dor sexual. Os resultados do presente estudo demonstram diferenças significativas entre os dois grupos. Mulheres da população geral revelaram níveis superiores de autoeficácia e atração, comparativamente com as mulheres que apresentam dor sexual. Não se verificaram diferenças entre os grupos ao nível do funcionamento sexual geral e na dimensão orgasmo, contudo mulheres com dor sexual apresentaram níveis elevados nas dimensões lubrificação, dor e vaginismo, e níveis inferiores nas dimensões desejo, excitação e satisfação sexual, comparativamente com as mulheres da população geral. Paralelamente, os resultados do presente estudo indicaram que a atração e autoeficácia sexual não predizem a intensidade da dor. Já no que diz respeito ao funcionamento e satisfação sexual das mulheres que apresentaram dor sexual, surgiram como preditores significativos a autoeficácia, especialmente interesse-desejo e orgasmo interpessoal. Também a frequência de atração influenciou um melhor funcionamento e satisfação sexual, o mesmo não acontecendo com a sua intensidade, uma vez que a mesma não se mostrou associada a maior ou menor funcionamento e satisfação sexual. Espera-se, com estes resultados, contribuir para a desmitificação do tabu em torno da sexualidade, contribuir para uma maior literacia sobre as disfunções sexuais e sensibilizar para a procura de apoio face ao problema. Também se espera que os resultados contribuam para futuras investigações, favorecendo o desenvolvimento de modelos de avaliação e intervenção mais individualizados e especializados para a dor sexual.
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    A experiência do divórcio e o bem-estar psicológico : um estudo qualitativo
    (2023) Gouveia, Helena Maria Machado Cardoso; Lamela, Diogo, orient.
    O divórcio é um grande acontecimento de vida, que pode resultar em problemas de adaptação ou ser uma oportunidade de crescimento psicológico. O presente estudo qualitativo procurou compreender através da história relacional de sujeitos divorciados e com filhos/as menores, as trajetórias de desenvolvimento e seu funcionamento psicológico ao longo do tempo e se há diferenças de género. Mais concretamente, o estudo analisou as trajetórias de bem-estar psicológico, utilizando as dimensões do modelo de Ryff (1989). O estudo inclui 10 participantes, cinco homens e cinco mulheres, divorciados no período de dois a treze anos, com filhos menores. Para a recolha de dados, administrou-se individualmente a entrevista semiestruturada “História de relação, divórcio e coparentalidade”, construída para o presente estudo e adaptada do guião da Entrevista da História de Vida de McAdams (2008). Realizou-se uma análise temática dos dados, recorrendo ao software Nvivo10. Verificamos que globalmente após dissolução conjugal, numa visão de médio longo prazo, há satisfação, desenvolvimento e crescimento pessoal e que existem diferenças entre homens e mulheres nas dimensões do bem-estar psicológico. As mulheres têm níveis mais elevados de autoaceitação, enquanto que os homens têm mais mestria ambiental, aprofundaram mais as relações pessoais, e tiveram maior crescimento pessoal. Não há diferenças de relevo no propósito de vida e autonomia. Palavras-chave: relação conjugal, divórcio, trajetórias, bem-estar psicológico
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    Avaliação da eficácia de estratégias distrativas com recurso a tecnologia : estudo experimental na dor crónica
    (2023) Ferreira, Jéssica Sofia Lucas; Souto, Maria Teresa Soares, orient.
    A dor crónica é um problema de saúde que afeta gravemente o funcionamento emocional, físico e social dos indivíduos (Veehof et al., 2016), sendo uma das causas de incapacidade vivida pelos pacientes à escala mundial (Kohrt et al., 2018). Nos últimos anos, o uso da tecnologia móvel tem vindo a crescer cada vez mais, nomeadamente no que diz respeito à autogestão da dor (Sundararaman et al., 2017). Objetivos: O objetivo geral do presente estudo é avaliar a eficácia da aplicação Chronic Pain Relief (CPR); procurou-se, pois, verificar se: existe alteração na perceção de dor com a utilização da aplicação; os níveis de ansiedade interferem na perceção da dor; existem diferenças significativas entre os grupos experimental e de controlo relativamente aos níveis de ansiedade experimentados e à perceção da dor. Método: Participaram no presente estudo experimental 14 participantes, com idades entre os 25 e 61 anos, com diagnóstico formal de dor crónica e com acesso a smartphone adaptado à aplicação. Os participantes utilizaram a aplicação Chronic Pain Relief durante o período de 10 semanas. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente com recurso a medidas estatísticas descritivas e inferenciais. A análise qualitativa foi realizada através da análise de conteúdo. Resultados: Após concluírem a utilização da CPR, a maioria dos participantes do grupo experimental referiram não ter sentido diminuição na perceção de dor, não sendo também encontradas diferenças estatisticamente significativas. No que diz respeito à influência da ansiedade na perceção de dor ao utilizar a aplicação, os resultados apontam para uma não influência. Em relação à diferença entre o grupo experimental e de controlo, nos níveis de ansiedade e na perceção de dor, não se verificou existência de diferenças estatisticamente significativas. Conclusão: Embora a maior parte dos participantes tenham relatado não sentirem diferenças na perceção da dor, através do feedback solicitado aos participantes, verificou se que 2 de 7 participantes sentiram a sua perceção de dor diminuída. No que diz respeito à ansiedade, os participantes relataram que não sentiram diferenças significativas ao utilizarem a aplicação e apenas referiram que, por vezes, se sentiam mais ansiosos quando não conseguiam pontuar no jogo. No que concerne às limitações do presente estudo, este apresenta um número reduzido de participantes do grupo experimental que cumpriram o plano proposto para a utilização da CPR; um número reduzido da amostra; e a aplicação só está disponível para o sistema Android. Assim sendo, em estudos futuros, será importante trabalhar com uma amostra alargada, promover o efetivo cumprimento do plano de utilização da aplicação que poderá ser facilitado pela disponibilização de um lembrete na aplicação. Será, ainda relevante rever a tarefa proposta para aumentar o grau de envolvimento do participante e, por sua vez, a sua motivação. Palavras-chave: dor crónica, tratamento, autogestão, estratégias distrativas, smartphone
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    Determinantes cognitivos e comportamentais da mediação parental na utilização das tecnologias digitais por adolescentes
    (2023) Teixeira, Adriana Rui Rodrigues; Lamela, Diogo, orient.
    Hoje, numa era digital, a perpetração do ciberbullying e vitimação nos adolescentes é um fenómeno crescente que preocupa investigadores e clínicos na área da saúde, e representa um desafio na parentalidade. O presente estudo teve como objetivo examinar determinantes sociodemográficos, cognitivos e comportamentais associados à mediação parental ativa e restritiva na utilização das tecnologias digitais dos/as adolescentes. Participaram neste estudo 194 pais e mães com filhos/as adolescentes entre 12 e 18 anos, a residir em Portugal. A amostra foi constituída por 72.3% dos participantes do género feminino (n = 142) com uma média de idades de 46.72 anos (SD = 4.13, variação entre 35-61 anos). Os resultados demonstraram que na mediação restritiva os determinantes significativos foram o género e escolaridade dos/as pais/mães, a idade dos/as filhos/as, as atitudes face ao ciberbullying dos/as pais/mães e a autoeficácia na influência parental na utilização da internet. Os determinantes que predisseram as técnicas ativas de mediação parental foram, o género e a escolaridade dos/as pais/mães, a idade dos/as filhos/as, as competências digitais parentais, a autoeficácia parental na influência na utilização da internet e a solicitação de informação pelos/as pais/mães na dimensão da monitorização parental. Assim, o presente estudo pode contribuir para o avanço de estudos científicos anteriores, bem como para um maior conhecimento e compreensão das práticas de mediação parental na utilização da internet, abrindo caminho a um maior investimento na prevenção e promoção da saúde mental dos/as adolescentes portugueses. Palavras-chave: Mediação Restritiva, Mediação Ativa, Adolescentes, Parentalidade, Tecnologias Digitais
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    Os efeitos do treino de memória de trabalho em crianças com perturbação da aprendizagem específica na leitura : uma revisão sistemática
    (2023) Salaberth, Ana Isabel Mota; Richter-Trummer, Marisa Filipe, orient.
    A perturbação da aprendizagem específica (PAE) é uma perturbação neurodesenvolvimen tal, que influencia diretamente a capacidade para aprender ou utilizar determinadas compe tências, tais como, a leitura, a escrita e/ou a aritmética. No processo de ensino aprendizagem, estas competências são basilares, por isso é essencial investir no desenvol vimento de intervenções específicas para estas dificuldades. Neste âmbito, existe evidência científica sobre o impacto positivo do treino de memória de trabalho na minimização das dificuldades de leitura, contudo os resultados não são ainda claros. Desta forma, a presente revisão sistemática teve como principal objetivo compreender e sistematizar quais as evi dências científicas mais atuais, sobre o impacto do treino de memória de trabalho em cri anças com diagnóstico de PAE da leitura (dislexia). A fim de cumprir os objetivos propos tos, recorreu-se a uma revisão sistemática da literatura, que resultou, após a aplicação dos critérios pré-estabelecidos, na inclusão de 5 artigos. De forma a garantir o rigor metodoló gico, o planeamento desta revisão segue os critérios PICO e as diretrizes Preferred Repor ting for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA). Os principais resultados desta revisão sugerem, que o treino de memória de trabalho pode ser uma intervenção comple mentar eficaz, na medida em que se verificou melhorias significativas no desempenho das crianças com dislexia. No entanto, salientam-se algumas limitações metodológicas dos artigos incluídos na revisão, que impossibilitam a generalização dos resultados. Palavras-chave: Memória de Trabalho, treino, intervenção, dificuldades de aprendizagem e dislexia
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    Intervisão, supervisão e prática deliberada em psicoterapia : revisão sistemática
    (2023) Faria, Liliana Filipa Fernandes; Pinto, Dulce Patrícia Vale de Vasconcelos, orient.
    A intervenção do/a psicólogo/a é fundamental na promoção de saúde mental e na prevenção do desenvolvimento de perturbações. Contudo, o papel destes profissionais nem sempre é reconhecido. Esta investigação concerne a uma investigação sistemática e surge face à necessidade de explorar a literatura referente à intervisão, supervisão e prática deliberada, como práticas essenciais ao desenvolvimento do/a psicólogo/a e intervenções mais precisas e eficazes. Desta forma, esta revisão sistemática pretende: a) explorar o conceito destas atividades, quais os fundamentos, semelhanças e diferenças; b) analisar a existência de correlação entre estas dimensões e, o desenvolvimento pessoal e profissional do/a psicólogo/a e a qualidade da psicoterapia. Para a concretização desta investigação recorreu-se às seguintes bases de dados: Academic Search Complete, PsycINFO, PubMed e Web of Science. A recolha da literatura incluiu artigos publicados entre os meses de janeiro de 2012 e abril de 2022. Atendendo aos critérios de elegibilidade, foram incluídos seis artigos. Os resultados deste trabalho apenas abordam a prática deliberada, uma vez que os artigos selecionados apensas exploram esta atividade. Estes resultados demonstram que a literatura sobre esta temática é escassa, salientando assim a necessidade de mais investigação. Palavras-chave: Intervisão, supervisão, prática deliberada, terapeuta.
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    Preditores de saúde mental em cuidadores informais portugueses : o papel das estratégias de coping e da orientação positiva para a vida
    (2023) Simões, Leonardo Teixeira Pereira; Souto, Maria Teresa Soares, orient.
    O papel do cuidador informal tem-se demonstrado cada vez mais relevante no presente contexto sociodemográfico, tendo o seu número aumentado nas últimas décadas, estando estimado que existam cerca de um milhão e trezentos mil cuidadores informais em Portugal. As estratégias de coping mais utilizadas para lidar com as situações de stress, assim como variáveis mais disposicionais como a orientação positiva para a vida, têm-se evidenciado de enorme pertinência para a compreensão da saúde mental dos indivíduos em diferentes contextos. Objetivo: Analisar a relação entre as estratégias de coping, a orientação positiva para a vida e a saúde mental de um grupo de cuidadores informais portugueses. Método: Este estudo apresenta uma metodologia quantitativa e transversal. Participaram neste estudo 133 CI`s residentes em Portugal com uma média de idades de aproximadamente 52 anos (DP = 16.60), 76.7% dos quais identificam-se como sendo do género feminino. Estes cuidadores prestam, em média, cuidados informais há 6 anos e meio. Resultados: Podemos observar uma associação significativa entre a utilização de determinadas estratégias de coping, a orientação positiva para a vida e as variáveis de distress e bem-estar. Paralelamente verificamos que a positividade e o apoio instrumental revelaram-se preditores significativos do bem-estar; o tempo de cuidado, a positividade, a autoculpabilização e a reavaliação positiva revelaram-se preditores significativos da depressão; a religião, a autoculpabilização e a procura de apoio emocional, revelaram-se preditores significativos de ansiedade; e, por fim, a positividade, a autoculpabilização e a procura de apoio emocional revelaram-se preditores significativos do stress. Podemos observar que a orientação positiva para a vida apresenta ser o preditor que melhor explica os níveis de bem-estar, enquanto as utilizações de determinadas estratégias de coping parecem melhor predizer as variáveis de distress. Conclusão: As estratégias de coping utilizadas e os níveis de positividade demonstram ser essenciais para a compreensão da saúde mental neste grupo de cuidadores informais. Este conhecimento específico contribuirá para o planeamento de intervenções mais informadas e adaptadas às necessidades únicas desta população. Palavras-Chave: Cuidadores Informais, Estratégias de Coping, Orientação Positiva para a Vida e Saúde mental
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    Relação entre mindfulness e a atenção em crianças e adolescentes com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção : uma revisão sistemática
    (2023) Carvalho, Cláudia Patricia Barbosa; Richter-Trummer, Marisa Filipe, orient.
    A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento complexa e heterogénea, caraterizada por três sintomas principais, nomeadamente a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, sintomas que afetam de forma significativa o desenvolvimento e o funcionamento diário do indivíduo (American Psychiatric Association, 2013). Torna-se, assim, essencial estudar intervenções que minimizem estas dificuldades. Neste âmbito, vários estudos sugerem que a prática de Mindfulness minimiza as dificuldades de problemas de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. No entanto, os benefícios da prática de Mindfulness em indivíduos com PHDA não são ainda claros. Desta forma, o presente trabalho teve como principal objetivo rever de forma sistemática as evidências científicas atuais sobre o impacto da prática de Mindfulness na atenção de indivíduos com PHDA. De forma a garantir o rigor metodológico, a presente revisão sistemática segue as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). Após a fase de elegibilidade, foram incluídos dez estudos por respeitarem os critérios de inclusão/exclusão estabelecidos. Os resultados sugerem um impacto positivo após a prática de Mindfulness, ao nível da atenção. Porém, na interpretação dos resultados será necessário ter em consideração as limitações presentes nos estudos incluídos. Em conclusão, a presente revisão sistemática reforça a importância de um crescimento e investimento nesta área, uma vez os resultados potencialmente positivos podem ter um grande impacto para prática clínica. Palavras-chave: Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Atenção, Mindfulness, Revisão Sistemática
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    A perspetiva dos/as terapeutas acerca da desistência em psicoterapia : um estudo qualitativo
    (2023) Almeida, Maria Inês Cardoso; Pinto, Dulce Patrícia Vale de Vasconcelos, orient.
    A investigação sobre a desistência em psicoterapia tem indicado que se trata de uma problemática comum na prática profissional dos/as terapeutas, tendo um impacto negativ a nível pessoal e profissional para os/as mesmos/as. Objetivos: Pretende-se compreender e analisar o fenómeno da desistência em psicoterapia, na perspetiva dos/as próprios/as terapeutas, no contexto português. Método: Participaram no presente estudo 12 psicoterapeutas, aos quais se administrou individualmente um questionário sociodemográfico para obter dados sociodemográficos/profissionais e uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, recorrendo-se à análise temática dos dados, com recurso ao software NVivo 10. Resultados: Com os resultados foi possível perceber a perspetiva pessoal de cada terapeuta sobre a desistência dos/as clientes, os principais fatores de risco da mesma, bem como o impacto que este fenómeno acarreta. Conclusão: As consequências provenientes do fenómeno da desistência da terapia devem ser consideradas de forma a diminuir o impacto negativo a nível pessoal, emocional e profissional. Com o presente estudo foi possível compreender que os fatores de risco associados aos/às clientes são os mais associados à desistência, segundo os/as participantes, seguindo-se os dos/as terapeutas e da própria relação terapêutica. Segundo os/as terapeutas, a desistência da terapia é um fenómeno que deve ser normalizado e que promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos/as mesmos, contudo promove sentimentos negativos, como a frustração, tristeza e o questionamento. Deste modo a formação, supervisão e terapia individual revelam-se como essenciais para que os/as terapeutas adquiram estratégias para lidar com este fenómeno, de forma a preservar o seu bem estar e saúde psicológica e emocional. Palavras-chave: Desistência da psicoterapia, terapeutas, impacto, estudo qualitativo, análise temática
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    Uma revisão sistemática de avaliação das propriedades psicométricas da ISPCAN Child Abuse Screening Tools (ICAST)
    (2023) Gomes, Rita Borges; Lamela, Diogo, orient.
    Os maus-tratos a crianças apresentam uma elevada prevalência a nível mundial, em que na maioria dos casos é perpetrada por pais ou cuidadores primários. Os investigadores começaram a estudar os maus-tratos com o intuito de os avaliar, medir e intervir. Na presente revisão sistemática foram identificadas sistematicamente versões traduzidas e adaptadas da ISPCAN Chil Abuse Secreening Tools, nomeadamente a ICAST-P, ICAST C, ICAST-CH, ICAST-R, tendo como objetivos descrever as metodologias e procedimentos éticos na recolha de dados e avaliar as propriedades psicométricas das versões de acordo com seis critérios do sistema COSMIN. Foram incluídos na revisão sistemática nove estudos empíricos de validação das escalas da ICAST, ao nível das propriedades psicométricas e dos procedimentos éticos e metodológicos. Os resultados obtidos das versões da ICAST analisadas demonstraram disparidades no que diz respeito às propriedades psicométricas avaliadas, apresentando valores contraditórios entre si. No entanto, foi possível identificar a implementação de procedimentos éticos similares entre os diferentes estudos de validação. Os resultados desta revisão podem contribuir para a adaptação e validação das escalas da ICAST para a população portuguesa. Palavras-chave: Maus-tratos a crianças, ICAST, Propriedades psicométricas, Procedimentos éticos
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    Consciência crítica, competência multicultural e deteção de microagressões
    (2023) Ribeiro, Maria Bastos; Cabral, Joana, orient.
    O presente estudo tem como objetivo explorar a associação entre a consciência crítica e a competência multicultural, explorando ainda o seu contributo para a capacidade de deteção de microagresssões classistas ou étnico-raciais em contexto de psicoterapia. Método: A amostra inclui 64 participantes, com idades entre os 19 e os 56 anos (M = 29.5, DP = 10.8), 49 (76.6%) identificadas com o género feminino, 10 (15.6%) com o masculino e 2 (3.1%) com um género não binário. O protocolo de medidas inclui: seguintes instrumentos: Comtemporary Critical Consciousness Measure (CCCM; Diemer et. al, 2014); o Short Critical Consciousness (SHoCC Diemer et al., 2020); o Inventário de Desigualdade Percebida (IDP-R Cabral et al. 2018); Cultural Competence Self-Assessment Checklist (CCSAC Greater Vancouver Island Multicultural Society, 2012); Cenários para Deteção de Microagressões e Avaliação da Sensibilidade Multicultural; Resultados: Foram observados valores de significância na associação entre a consciência crítica, competência multicultural, capacidade de detetar microagressões e sensibilidade multicultural. Conclusões: Os resultados confirmam a importância da consciência crítica para a deteção de microagressões e sensibilidade multicultural. São discutidos os efeitos da desejabilidade social, das atitudes de daltónicas e das crenças meritocráticas. Releva-se o desenvolvimento de estratégias promotoras de competências multiculturais. Palavras-chave: Consciência Crítica; Competência Multicultural; Humildade cultural; Microagresssões