Enfermagem, valores e aprendizagem

Miniatura indisponível

Data

2011

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Edições Universitárias Lusófonas

Resumo

21 ENFERMAGEM, VALORES E APRENDIZAGEM ISILDA MARIA OLIVEIRA CARVALHO RIBEIRO Centro de Estudos em Educação e Formação (CEEF), Universidade Lusófona do Porto/ Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF), ULHT Resumo Este trabalho enquadra-se na área da Aprendizagem dos Valores no Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE). Através desta reflexão, e em consonância com os objetivos traçados, privilegiamos o paradigma misto, ou seja, na investigação que pretendemos realizar, utilizaremos uma abordagem multimétodo, para que o estudo possa sair enriquecido. O estudo decorrerá numa Escola Superior de Enfermagem da Região Este trabalho enquadra-se na área da Aprendizagem dos Valores no Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE). A pertinência em estudar esta temática encontra-se na constatação da nossa prática profissional e na atividade como docente em ensino teórico-prático, espaço em que os valores e o sentido humano, no cuidar da pessoa como ser traduzem, muitas vezes, um certo esquecimento da sua dignidade. É aqui que o nosso interesse e motivação encontram a razão da preocupação e da responsabilidade pela formação do profissional competente, como autêntico cidadão de valores. A educação em enfermagem deverá ter uma conduta moral onde se pretende refletir, à luz dos princípios éticos e morais, o fundamento dos valores das nossas ações, de forma a tornarmos a prática mais consciente e refletida. Além de incidir necessariamente nos conhecimentos científicos e instrumentais, a formação deve privilegiar o desenvolvimento de capacidades como: capacidade de negociação, espírito crítico e equipa, criatividade, pensamento ético consolidado numa conduta de valores. Pretende-se, com esta comunicação, reproduzir o percurso realizado e refletir sobre a importância da aprendizagem dos valores no Curso de Norte e nas respetivas instituições hospitalares onde decorre o estágio de integração à vida profissional (IVP). Os participantes do estudo são os estudantes inscritos no 1º e 4º ano (sendo estes os que frequentam estágio IVP) e por docentes da referida escola que orientam ou tenham orientado estágios de IVP e responsáveis por órgãos como: o Conselho Técnico-Científico, o Conselho Pedagógico e Associação de Estudantes. Desenvolveremos o trabalho de campo recorrendo às seguintes fontes de colheita de dados: análise documental, observação participante, entrevistas, questionário e utilização da escala de valores: Rokeach Value Survy – RVS (Rokeach, 1973); Focus Group, constituído por peritos na área, cuja finalidade consiste numa discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um assunto a um grupo de peritos e direciona a discussão sobre o tema, de uma maneira não estruturada e natural. Uma das vertentes fundamentais do estudo consistirá na concretização de triangulações múltiplas. Pretendemos que este projeto na sua concretização permita identificar novos valores a incluir ou excluir do Código Deontológico que orienta o exercício da profissão. Deseja-se enviar os resultados como proposta para o Conselho Jurisdicional, que apreciará e decidirá sobre a proposta de alteração.
This essay fits the area of Nursing Learning Values. The importance of this theme comes from the finding of our professional practice and of the theoretical and practical teaching; where values and human sense in taking care of someone as a human being show that, so many times, their dignity can be forgotten. This is where our interest and motivation find the reason of preoccupation and responsibility in forming a competent Professional and an authentic citizen with values. The nursing teaching should have a moral conduct that would reflect, having in mind ethic and moral principles, our actions values in order to practice in a much conscientious and reflected way. Apart from necessarily focus on scientifically and instrumental knowledge, the teaching must privileged the development of capabilities such as: negotiation, critical sense and teamwork, creativity and ethical thinking consolidated in a values conduct. With this communication it is intended to reproduce the route taken and reflect about the importance of the Nursing Learning Values. Through this reflection and in line with the objetives we mixed the paradigm, in research we do, we will use a multimétodo approach to the study will leave enriched. The study will occur in the Escola Superior de Enfermagem da Região Norte and in the hospital institutions where the internship takes place. The participants of the study are students from 1sr, and 4th years (and these are the interns), the teachers responsible for the internship and the teacher’s presidents of the technical and scientifically counsel organs, pedagogical counsel and the president of the student association. We will develop the fieldwork using the following data collection: documents analysis, participant observation, interviews, questionnaire and the use of the scale of values Rokeach Value Survy – RVS (Rokeach, 1973); Focus Group formed by area experts, which goal is an objetive debate, conducted or moderated, that introduces a theme to a group of experts that sets the theme discussion in a non-structural and natural matter. One of the study fundamental parts will consist in the implementation of multiple triangulations. With this Project we intend to identify new values to be included or excluded in the Code of Ethics that guides the profession. It is our desire to send the results as a proposition to the Judicial Council that will appreciate it and decide the changing proposal

Descrição

EDUScience : Revista do Centro de Estudos em Educação e Formação

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, ENFERMAGEM, APRENDIZAGEM, VALORES MORAIS, EDUCATION, NURSING, LEARNING, MORAL VALUES

Citação