Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/2868
Título: A concepção e implementação da prova de aptidão profissional nos cursos Profissionais do Ensino Secundário Público
Autores: Pereira, Eduardo Manuel Serrão
Orientadores: Delgado, João Paulo Ferreira, orient.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ESTUDOS DE CASO
EDUCATION
PROFESSIONAL EDUCATION
CASE STUDIES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ENSINO SECUNDÁRIO
SECONDARY EDUCATION
ENSINO PROFISSIONAL
PROFESSIONAL EDUCATION
Resumo: No âmbito do recente alargamento da oferta educativa de Cursos Profissionais às Escolas Secundárias, este estudo debruça-se sobre a concepção e implementação da Prova de Aptidão Profissional (PAP), as semelhanças e diferenças que esta prova assume nos diferentes Cursos Profissionais. A selecção do objecto de estudo recaiu nas sete turmas do décimo segundo ano dos Cursos Profissionais da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, visto encontrarem-se nessas turmas os Alunos que irão realizar a PAP no ano lectivo 2010/2011, com o apoio dos Professores Acompanhantes e com a coordenação dos Directores de Curso. Os meios utilizados nesta investigação dividiram-se em: (i) Inquéritos por questionários, a serem aplicados a Alunos e Professores Acompanhantes; (ii) Entrevistas, a serem realizadas aos Directores de Curso. A PAP, nos Cursos Profissionais do Ensino Secundário público, constitui uma mudança significativa nas dinâmicas inerentes ao espaço educativo. O seu papel, neste contexto, poderá representar uma evolução na relação entre os conhecimentos e as competências adquiridas nos cursos e o empreendedorismo e a criatividade do Aluno. Este será mais evidente se os actores educativos apostarem numa formação vocacionada para a inovação e para o risco, apoiados num currículo adaptado às condições do mercado de trabalho local e motivador para os jovens Alunos, e isso marcará, certamente, a diferença rumo ao sucesso.
This study focuses on the design and implementation of Professional Aptitude Test (PAT), the similarities and differences that this test assumes in the different Professional Courses recently implemented at Secondary Schools. The selection of the subject of study were the seven classes of the twelfth year of the Professional Courses at Escola Secundária Padre Benjamin Salgado, since these groups had students who will perform PAT in the academic year of 2010/2011. The students had the support of teachers accompanying the process and the supervision of Course Directors. The methods used in this study can be divided into: (i) surveys using questionnaires, to be applied to students and Accompanying teachers (ii) Interviews to be held to the course Directors. In public school Professional Courses, PAT constitutes a significant change in the dynamics inherent to the educational area. In this context, its role may represent an evolution in the relationship between knowledge and the skills acquired during courses and entrepreneurship and creativity of the student. This can be more evident if the educational subjects give preference to methods which train students not to try innovation and risk. This has to be supported by a curriculum which is adapted to the conditions of local labor market and at the same time motivating for young students. This will certainly make a difference in the path to success.
Descrição: Orientação: Paulo Delgado
URI: http://hdl.handle.net/10437/2868
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_FINAL.pdf3.07 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.pdf252.41 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.