A concepção e implementação da prova de aptidão profissional nos cursos Profissionais do Ensino Secundário Público

Miniatura indisponível

Data

2012

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

No âmbito do recente alargamento da oferta educativa de Cursos Profissionais às Escolas Secundárias, este estudo debruça-se sobre a concepção e implementação da Prova de Aptidão Profissional (PAP), as semelhanças e diferenças que esta prova assume nos diferentes Cursos Profissionais. A selecção do objecto de estudo recaiu nas sete turmas do décimo segundo ano dos Cursos Profissionais da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, visto encontrarem-se nessas turmas os Alunos que irão realizar a PAP no ano lectivo 2010/2011, com o apoio dos Professores Acompanhantes e com a coordenação dos Directores de Curso. Os meios utilizados nesta investigação dividiram-se em: (i) Inquéritos por questionários, a serem aplicados a Alunos e Professores Acompanhantes; (ii) Entrevistas, a serem realizadas aos Directores de Curso. A PAP, nos Cursos Profissionais do Ensino Secundário público, constitui uma mudança significativa nas dinâmicas inerentes ao espaço educativo. O seu papel, neste contexto, poderá representar uma evolução na relação entre os conhecimentos e as competências adquiridas nos cursos e o empreendedorismo e a criatividade do Aluno. Este será mais evidente se os actores educativos apostarem numa formação vocacionada para a inovação e para o risco, apoiados num currículo adaptado às condições do mercado de trabalho local e motivador para os jovens Alunos, e isso marcará, certamente, a diferença rumo ao sucesso.
This study focuses on the design and implementation of Professional Aptitude Test (PAT), the similarities and differences that this test assumes in the different Professional Courses recently implemented at Secondary Schools. The selection of the subject of study were the seven classes of the twelfth year of the Professional Courses at Escola Secundária Padre Benjamin Salgado, since these groups had students who will perform PAT in the academic year of 2010/2011. The students had the support of teachers accompanying the process and the supervision of Course Directors. The methods used in this study can be divided into: (i) surveys using questionnaires, to be applied to students and Accompanying teachers (ii) Interviews to be held to the course Directors. In public school Professional Courses, PAT constitutes a significant change in the dynamics inherent to the educational area. In this context, its role may represent an evolution in the relationship between knowledge and the skills acquired during courses and entrepreneurship and creativity of the student. This can be more evident if the educational subjects give preference to methods which train students not to try innovation and risk. This has to be supported by a curriculum which is adapted to the conditions of local labor market and at the same time motivating for young students. This will certainly make a difference in the path to success.

Descrição

Orientação: Paulo Delgado

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ESTUDOS DE CASO, EDUCATION, PROFESSIONAL EDUCATION, CASE STUDIES, MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, ENSINO SECUNDÁRIO, SECONDARY EDUCATION, ENSINO PROFISSIONAL, PROFESSIONAL EDUCATION

Citação