A influência da vinculação na conciliação de papéis/apoio social e na perceção de stress/satisfação profissional e familiar

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2013

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Resumo

O presente estudo tem como principal objetivo, investigar a relação entre a vinculação, a conciliação entre a vida familiar e profissional e a perceção de stress/satisfação nestes domínios. Recorrendo a uma amostra de 90 mães com filhos a frequentar o ensino pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico, foi analisada a relação entre a organização da vinculação e a conciliação de papéis/apoio social, assim como uma análise da relação entre a conciliação/apoio social e o stress/satisfação profissional e familiar. Investigou-se ainda a relação entre a vinculação e o stress/satisfação profissional e familiar. Os resultados revelaram uma correlação positiva entre o conflito e o stress parental e uma correlação positiva entre o enriquecimento na direção família-trabalho e a satisfação conjugal. O conflito na direção trabalho-família correlaciona-se positivamente com o stress profissional. O enriquecimento, em ambas as direções, correlaciona-se positivamente com a satisfação profissional. No que se refere ao apoio social, este correlacionou-se positivamente com o enriquecimento e negativamente com o conflito. Quanto à vinculação, verificou-se que as participantes com um estilo de vinculação inseguro percecionaram níveis mais altos de conflito do que as participantes com um estilo seguro. Igualmente, também as participantes com um estilo Inseguro percecionaram menos apoio social. Estes resultados chamam sobretudo a atenção para a influência que as variáveis em estudo têm entre si, sendo possível verificar que a conciliação de papéis e o apoio social se relacionam com a perceção de stress/satisfação nos domínios profissional e familiar. Embora os resultados da análise da relação entre a vinculação e as variáveis em estudo não tenham revelado muitas diferenças entre os grupos de vinculação, pode-se perceber que esta variável também influencia a forma como o indivíduo perceciona o apoio social e o desempenho dos múltiplos papéis da vida adulta como negativa ou positiva, em função da organização da vinculação.
The present study has as main objetive to investigate the relation between attachment and the balance between family and work and the perception of stress/satisfaction in these domains. Using a sample of 90 mothers with children in preschool and 1st cycle of elementary school, in private educational establishments, it was analyzed the relation between attachment and work-family interface/social support, as well as an analysis of the relation between role conciliation/ social support and stress/satisfaction in family and work domains. It was also analyzed the relationship between attachment and stress/satisfaction in family and work domains. It was observed a positive relationship between conflict and parenting stress and marital satisfaction. The conflict from work to family correlates positively with job stress. There is also a positive correlation between enrichment, in both directions, and job satisfaction. With respect to social support, this is positively correlated with enrichment and negatively correlated with conflict. Relatively to attachment, it was observed that insecure participants perceived greater conflict than secure participants. Also insecure participants perceived less social support. These results confirm the influence between the variables on study. It is possible to confirm that role conciliation and social support are related to stress/satisfaction in professional and family domains. Even though the analysis of the relationship between attachment and the variables on study showed few differences between attachment groups, it is possible to realize the influence of attachment in how adult people perceive social support and the performance of multiple roles as negative or positive, depending on the attachment style.

Descrição

Orientação: Inês Jongenelen ; co-orientação: Jorge Gato

Palavras-chave

PSICOLOGIA, PSYCHOLOGY, PSICOLOGIA CLÍNICA, CLINICAL PSYCHOLOGY, VINCULAÇÃO, ATTACHMENT, SATISFAÇÃO PROFISSIONAL, PROFESSIONAL SATISFACTION, STRESS, STRESS, FAMÍLIA, FAMILY, MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE, APOIO SOCIAL, SOCIAL SUPPORT

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