O processo de inclusão digital para jovens de 14 a 17 anos no projeto estação digital barra de Jangada – Jaboatão dos Guararapes/PE

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2014

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Resumo

Este estudo tem como finalidade analisar o processo de inclusão digital e social proposto pelo Projeto Programa Estação Digital, para os beneficiários do programa Jovens de Comunidades Carentes das Metrópoles Brasileiras. Este Programa tem em vista possibilitar o acesso às TIC’s a jovens de escolas públicas, de meios econômicos desfavorecidos, que correm o risco de serem digitalmente excluídos. Esta problemática tem vindo a ser valorizada social e politicamente, implicando mais pesquisa, para melhor compreender problemas de inclusão e exclusão educacional e social. A abordagem metodológica utilizada neste estudo é predominantemente qualitativa, incluindo diferentes vertentes de análise, que englobam questionários a alunos, entrevista à coordenadora do Projeto Programa Estação Digital, análise do Projeto e do Diário de Bordo. Os resultados permitiram identificar a concepção de inclusão digital presente nos dados coletados, trazendo a realidade que o programa não proporciona a inclusão cidadã proposta por Warschauer. Concluímos que é preciso atribuir às Tic’s a devida importância na sociedade da informação reforçando a idéia que elas não promovem apenas mudanças sociais, mas sim a constante formação intelectual dos indivíduos, através de processos cognitivos, de acesso e utilização de conhecimento. Concluímos que necessário repensar políticas públicas no Brasil, na área de Tecnologias na Educação para possibilitar aos jovens uma inclusão efetiva, enquanto cidadãos de uma sociedade global.
This study aims to analyze the process of social and digital inclusion proposed by Project Digital Station Program for program beneficiaries Young Brazilian Poor Communities of the Metropolis. This program aims to provide access to ICTs for young public school, means economic backgrounds, who are at risk of being digitally excluded. This issue has to be valued socially and politically, implying more research to better understand issues of inclusion and social and educational exclusion. The methodological approach used in this study is predominantly qualitative, including different forms of analysis, which include questionnaires to students, an interview with the coordinator of the Digital Station Program, Analysis and Project Diary. The results showed the design of digital inclusion in this data collected, bringing the reality that the program does not provide citizen proposed by the inclusion Warschauer. We conclude that it is necessary to assign to ICTs due importance in the information society by reinforcing the idea that they do not only promote social change, but the constant intellectual development of individuals through cognitive processes, access and use of knowledge. We conclude that public policies need rethinking in Brazil , in the area of technology in enabling young people a Educação para effective inclusion as citizens of a global society.

Descrição

Orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, EDUCATION, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSIVE EDUCATION, POLÍTICA PÚBLICA, PUBLIC POLICY, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, EDUCATIONAL TECHNOLOGIES, MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

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